Diferenças – Motor CHT, OHV, OHC E DOHC

Última atualização em 16 de janeiro de 2015 às 4:28 pm.

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CRF 250L MOTOR
CRF 250L MOTOR

Os motores e seus princípios de funcionamento

Os motores 4 tempos (2 voltas por ciclo), podem ser classificados por CHT, OHV, OHC ou DOHC. A diferença entre eles, basicamente, é o sistema de abertura e fechamento de válvulas empregado em cada modelo. Nas motocicletas, os mais conhecidos variam de 50 a 1300 cm³, de 1 a 6 cilindros. Cada sistema entrega um propósito diferente: economia ou torque e desempenho.

Motores com comando CHT

Nos motores CHT – High Turbulance Chamber (câmara de alta turbulência) e OHV – Overhead Valve (válvulas no cabeçote), as válvulas são acionadas por balancins através de Varetas de Comando. São os modelos mais antigos.

Motores com comando OHC e DOHC

Nos motores OHC ou SOHC – Single Overhead Camshaft (árvore de comando única sobre o cabeçote), como o próprio nome diz, são dotados de árvore de comando no cabeçote, acionada por corrente de comando.

Já os motores DOHC – Double Overhead Camshaft (dupla árvore de comando sobre o cabeçote), possuem uma árvore de comando para admissão e outra para exaustão. Geralmente, este tipo de motor possui 4 válvulas por cilindro: duas de admissão e duas para exaustão.

Vantagem CHT

Nos motores CHT/OHV, o nível de ruído e vibração é menor, são mais econômicos e de fácil manutenção, além de possuírem vida útil superior a dos novos modelos. Um exemplo de motocicleta mais conhecida que é dotada deste tipo de motor é a Honda CG Titan 125 fabricada entre os anos anteriores à 2003, já que posteriormente foi substituída pelo modelo com motor de 150 cm³, com o sistema SOHC/OHC.

Como funciona um motor CHT/OHV:

Motor OHV cg 125 cm³

Vantagem SOHC/OHC

Por serem mais modernos, os motores SOHC/OHC entregam mais desempenho devido a variação do ângulo de abertura e fechamento de válvulas não serem limitadas como no caso dos motores dotados de varetas de comando. Atualmente, a economia de combustível é recompensada pelo sistema de injeção eletrônica.

Já os motores quatro tempos com mais de 4 válvulas por cilindro, normalmente, são dotados do sistema DOHC que trabalha com duas árvores de comando sobre o cabeçote, duas para admissão e duas para exaustão. Este tipo de motor entrega potência superior aos motores SOHC/OHC por possibilitar maior rpm (rotação por minuto) e também devido ao melhor fluxo de gases. Porém, além do custo de manutenção ser mais elevado, o consumo de combustível e a vibração é maior, sendo que há melhor rendimento em altas rotações. Como exemplo de motocicleta com este tipo de sistema, pode-se citar a Honda CB 300R. No entanto, existem modelos de motor com 4 válvulas por cilindro e apenas uma árvore de comando sobre o cabeçote – SOHC/OHC. O motor empregado na Dafra Next 250 é um deles.

Funcionamento do motor DOHC de 4 cilindros e 16 válvulas – 4 válvulas por cilindro

Motores a diesel

Funcionam praticamente do mesmo modo que os motores a gasolina. No entanto, com taxa de compressão mais elevada, dispensando deste modo, a vela de ignição que é um dispositivo que nos motores a gasolina tem a função de provocar a explosão pela faísca que expele dentro do cilindro contendo o ar/combustível comprimido.

Enquanto um motor a gasolina, no início do funcionamento, primeiro aspira a mistura de ar/combustível, o motor a diesel aspira apenas ar e o combustível é injetado somente quando o ar já se encontra em alta temperatura causada pela compressão do pistão (cerca de 700ºC contra uma média de 450ºC nos motores a gasolina), provocando então a combustão por compressão.

Este tipo de motor é mais usado em veículos de médio e grande porte devido ao peso e tamanho necessário para suportar a alta compressão. Tem rendimento superior aos motores a gasolina devido ao pistão aproveitar o máximo de espaço dentro do cilindro por cada rotação, entretanto, além de provocar maior poluição do ar, o diesel possui menor nível de combustão.

Animação técnica – funcionamento do motor a diesel

Abaixo, um vídeo explicativo sobre a diferença entre um motor a gasolina e diesel

Motores 2 tempos

Certamente, muitos ainda perguntam qual a diferença entre um motor quatro tempos e um motor dois tempos ou vice versa.
Enquanto nos motores quatro tempos um ciclo se completa a cada duas voltas do pistão dentro do cilindro (aspiração, compressão, explosão e exaustão), nos motores dois tempos, um ciclo se completa a cada uma volta do pistão (aspiração, explosão e exaustão). Deste modo:
Motor quatro tempos:
1 – o pistão desce aspirando o ar/combustível através da válvula de admissão;
2 – o pistão sobe comprimindo o ar/combustível;
3 – ocorre a combustão/explosão, então o pistão desce novamente;
4 – ocorre a exaustão com a abertura da válvula de escape.
Motor dois tempos:
1 – o pistão desce aspirando ar/combustível;
2 – o pistão sobe comprimindo o ar/combustível, ocorre a combustão/explosão no final da compressão seguida da exaustão e  aspiração ar/combustível novamente.

Os motores dois tempos não possuem válvulas e funcionam com óleo diesel misturado a gasolina, tornando-se um combustível lubrificante para o interior do mesmo. São mais potentes que os motores quatro tempos, entretanto, muito mais poluidores.

Mobilete motor 2 tempos – princípios de funcionamento

Animação técnica – funcionamento de um motor 2 tempos

Outros vídeos sugeridos:

Estrutura de um motor movido à combustão e funcionamento.
Sistema de lubrificação e resfriamento.
Carburador e funcionamento.
Injeção eletrônica e funcionamento, sistema de ignição, montagem do motor.
Montagem do motor parte 2, kit para manutenção básica, troca de filtro e bomba de combustível, filtro de ar, distribuidor, platinado, velas, bateria.
Solucionando problemas básicos e regulagem do carburador.

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8 comentários em “Diferenças – Motor CHT, OHV, OHC E DOHC”

  1. Excelente site vocês estão de parabéns, continuem com este trabalho, muitos precisam dele, assim como eu que estou fazendo curso de moto.

    abraços.

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  2. Aprendi muito neste poste.

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  3. parabéns pela competência explicativa. simples e eficiente, inclusive para leigos neste tema.

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  4. videos excelente gostei muito.

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  5. com tanto tipo de motores de motocicletas, nao s corre o risco de haver falta de peças pra um ou outro tipo de motor, por exemplos a de motos mais antigas?

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    1. Não porque existem muitas motos que usam motores do tipo cht e isso é um ótimo nicho para o comércio que quer ganhar dinheiro.

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  6. Tenho uma comet 650cc injetada ano 2012, deu pau no sensor de combustivel e meu mecanico depois de varios teste descobriu que o sensor da 650cc comet é omesmo do CITROEM c3 ou c4, pois os cod. do sensor é o mesmo , colocamos a moto ficou muito boa a luz do F1 sumiu, parece que a moto anda até mais. consulte sempre um mecanico de confiança pois na concessionária custava o sensor de combustivel do bico injetor 450,00 e do citroen apenas 110,00 reais. as peças são as mesmas damarca DELF. tem muitas peças ~eletronica nessas motos que são de carro. abraços se acontecer com voce com sua moto comet 650cc verifique os senssores , ok. fica embaicho do tamque de combustivel.

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    1. Obrigado pela dica sobre o sensor de combustível da comet 650.

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