Carregar bateria moto com fonte notebook


@motosmotor

Como carregar a bateria da moto usando uma fonte de notebook

Veja como é fácil usar uma fonte de notebook para carregar a bateria da moto ou carro. Segue os detalhes de como fazer um adaptador simples e fácil para usar no carregador de notebook, afim de conectá-lo com maior facilidade na bateria da moto. 

Adaptador necessário para o carregador de notebookConector jack - adaptar carregador

Nos testes, foi necessário apenas de um conector Jack fêmea compatível com o plugue da fonte do notebook e dois pedaços de fios para efetuar as conexões necessárias para convertê-lo em um carregador de bateria para moto ou carro.

Sem este conector, podes inserir a ponta de um fio na parte central do pino do carregador que é a fase positiva (+) e deverá ser conectado no polo positivo da bateria (vermelho) e outro fio conectar na parte externa do pino do carregador que é o terra (-) que deverá ser conectado no polo negativo da bateria.

Não deixe de ler também sobre como fazer um carregador caseiro usando uma lâmpada incandescente e diodos retificadores.

Sensor bateria painel
Imagem: Sensor bateria painel (Web)
Carregador com fonte de notebook
Normalmente, o pino central do conector corresponde ao polo positivo (+), o qual deve ser conectador ao pólo positivo (+) da bateria.
Adaptador fonte notebook carregador
Detalhe de conexão: centro corresponde ao polo positivo (+) e a parte externa ao polo negativo (-).

Atenção:

Estes tipos de carregadores, geralmente, fornecem tensão de 19 V e corrente máxima de 3.5 A. Conforme já mencionado no artigo de como fazer um carregador usando diodos retificadores e uma lâmpada incandescente, as baterias automotivas são dadas por descarregadas se a tensão entre os polos estiverem abaixo de 12.5 V e carregadas quando a tensão está acima de 12.65 V;


A tensão máxima padrão de carga é de 14.5 V, portanto, após submetida a carga neste carregador, deve-se monitorar a tensão entre os polos da mesma para que não ultrapasse a tensão padrão de 14.5 V. O procedimento deve ser feito com o carregador conectado e a bateria desconectada da moto.

Ao verificar os preços no site oficial antes de comprar ou vender sua moto, o valor pode referir ao preços público sugerido, em Manaus, para pagamento à vista, sem incluir despesas com frete e seguro, o que difere das concessionárias.

8 comentarios em “Carregar bateria moto com fonte notebook

  1. a bateria da minha moto descarrega a toa. eu carrego e em uma semana depois quando vou dar partida ela não pega. eu fiz um carregador com a lâmpada mas de nada adiantou. o que será que pode estar acontecendo? a bateria é nova.

    1. uma vez a bateria da minha moto também estava com um problema desse. erra um chicote embaixo do banco que ficava esfregando no chassi e se gastou, o chicote ficava esfregando no chassi e o curto descarregava a bateria..

  2. fiz o esquema acima com um carregador de notebook com saída de 18,5v 3,5a.
    já tem 5hrs e a bateria não alterou nada, continua com 11,9v.
    bateria é 12v 6a.
    é realmente demorado assim?

    1. desculpe, alguns carregadores que não têm controle na corrente de saída entram em proteção e a bateria realmente não carrega. para resolver o problema você pode colocar uma lâmpada de 12 volts de 20 a 40 watts em série com um dos pólos da bateria… a lâmpada vai reduzir a corrente de saída do carregador e evitar que ele entre em proteção.

  3. bom dia! fiz o carregador e funcionou perfeitamente. o importante é saber que a lâmpada consome por volta de 6v e isso deve ser subtraído da voltagem de saída do carregador. portanto seu carregador tem que ser no mínimo 20v ou usar uma lâmpada com consumo menor. e usar um multímetro é imprescindível também para monitorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *