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Honda FAN 125i 2016
Imagem: Honda CG Fan 125i 2016 (Divulgação)

CG 125 e 150 Fan no topo da lista das mais vendidas no Brasil

A CG 125 Fan foi lançada pela Honda em 2005 no Brasil devido ao sucesso de vendas da antiga 125 Titan, não mais fabricada após a versão 2004 passar para 150 cilindradas. A Fan manteve a mesma carenagem, farol e painel da 125 Titan até o ano de 2013, a versão 2014 foi redesenhada.

Algumas características da CG Fan

A partir de 2009,  foi lançada em duas versões: de 125 (antiga) e 150 cilindradas (nova). A primeira citada, manteve o sistema de alimentação por carburador, porém com um novo catalisador para atender as novas normas do Promot  – mesmo sistema empregado na Consorcio – modelo adaptado para acomodar bagagem ou baú. O novo catalisador visou na diminuição da emissão de poluentes por ciclomotores e similares, uma exigência do Promot.  Após a nova motorização (segunda citada), a  CG 150 Fan passou a contar com um novo sistema de alimentação controlado por diferenças – carburador e injeção.

O suporte das pedaleiras traseira foi fixado no chassi diminuindo o nível de vibração que era transferido para o passageiro (somente na versão de 150 cc). O tanque de combustível passou a ter capacidade para 16,1 litros (2013 – 15,1 litros na versão 125) e suspensões com mais curso de deslocamento.

Comércio e tecnologia

De acordo com dados da Abraciclo, ocupam as primeiras posições no ranking de vendas no Brasil. São de fácil condução e econômicas, chegando a uma autonomia aproximada de 40 km/litro, do mesmo modo que a 150 Titan por possuir o mesmo propulsor.

O modelo reúne o sistema Flex (com a tecnologia Mix Fuel Injection), sistema de injeção eletrônica de combustível e partida elétrica. Foi comercializado em duas versões: ESi, com partida elétrica e injeção eletrônica, e ESDi, com o diferencial do freio dianteiro que é a disco (não disponível na versão de 125 cc).

Modelo foi premiado em 2013

Foram eleitas ao “Melhor negócio 2013”, prêmio promovido pela revista Motociclismo.

Com exceção do novo modelo, de cor preta, com adesivos diferenciados na lateral (novo visual), a motocicleta também eleita “moto do ano 2013” na categoria Street de até 150 cc, foi lançada praticamente com as mesmas características da versão anterior, continuando com o mesmo tipos de motores

Versões 2014 redesenhadas

A marca apresentou a nova versão da linha 2014 no final do mês de julho de 2013. Entre algumas novidades, além de novo chassi que ficou cerca de 4 kg mais leve em relação ao modelo anterior, os modelos contaram com novas carenagens, retrovisores, pneus, novo painel digital, farol, assento, rabeta, e é claro: uma nova versão com freio a disco e com sistema antitravamento na roda dianteira (CBS), o que diminui o risco de acidentes e melhora a eficiência nas frenagens.

Disponíveis nas cores preta, vermelha e amarela, a versão de 125 cc teve o preço de lançamento mencionado em R$ 5.490,00 para a versão KS, R$ 6.100,00 (ES) e R$ 6.250,00 para a ESD. Nas cores preta, vermelha e azul, a versão de 150 cc, disponível apenas na versão ESDi (partida elétrica, freio a disco na roda dianteira e injeção eletrônica PGM-FI), teve preço mencionado em R$ 6.750,00.

Garantia prolongada para 3 anos

Os modelos fabricadas a partir de 1º de dezembro de 2014, tiveram a garantia de fábrica prolongada para 3 anos. Segundo a marca, a ação reforça o compromisso da empresa com a qualidade dos produtos, além também de atrair maior confiança dos clientes. Anteriormente, a garantia de fábrica destes modelos era de 3 meses em respeito ao código de defesa do consumidor e prolongado para até 12 meses (1 ano no total).

A troca de óleo que era gratuita nas 2 primeiras revisões, passa a ser gratuita até a 9ª revisão sendo que peças adicionais como o filtro de óleo, juntas e guarnições serão de responsabilidade do proprietário. Porém, para ter a garantia estendida por 3 anos, o cliente deverá cumprir os períodos ou datas das revisões estabelecidas no manual da motocicleta que deverão ser realizados somente em concessionárias autorizadas Honda. No entanto, se neste período a motocicleta for revendida ou o proprietário descumprir algum período de revisão por exemplo, perde-se a garantia.

Modelos que sofrem maior desgastes como a 150 Cargo, não foram contempladas pelo plano. Maiores informações são fornecidas no próprio site oficial da marca.

Versões 2015 com novas cores

Além das cores preta e vermelha das versões anteriores, o modelo que é líder de vendas da marca, também foi disponibilizado na cor cinza. O preço mencionado foi de R$ 5.750,00 para a versão KS, R$6.350,00 (ES) e R$6.550,00 para a versão ESD. A 125 Fan 2015 não contou com alterações técnicas.

Em janeiro de 2015, a versão 150 Fan 2015 foi divulgada nas cores vermelha, preta, cinza bicolor e vermelha bicolor. Não foi mencionado alterações técnicas no modelo.

Substituições em 2016

No ano de 2016, permaneceu no mercado, apenas a 125i Fan, com sistema de alimentação eletrônica. O modelo 150 Fan passou para a versão de 160 cc, conforme motorização da 160 Titan.

Ficha técnica especificações/características 2012/2015

Motor OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada 125 > 124,7 cm³
150 > 149,2 cm³
Diâmetro x Curso 52,4 x 57,84 mm
57,3 X 57,84 mm
Compressão 9,2:1
9,5:1
Sistema de alimentação Carburador
Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível Gasolina
Gasolina/Etanol (Álcool)
Potência máxima 11,6 cv a 8.250 rpm
Gasolina:14,2 cv a 8.500 rpm / Etanol (álcool):14,3 cv a 8.500 rpm
Torque máximo 1,06 kgf.m a 6.000 rpm
Gasolina: 1,32 kgf.m a 6.500 rpm / Etanol (álcool): 1,45 kgm.f a 6.500 rpm
Velocidade máxima 125 Km/h* (youtube)
135 Km/h* (youtube)
Transmissão 5 velocidades
Sistema de partida Pedal (KS) / Elétrica (ES)
Elétrica
Capacidade do tanque 14,6 litros
16,1 litros
Consumo médio 35/40 km/l*
Óleo de motor 1.2 litros (1 para troca)
Tipo do chassi Dimond Frame
Suspensão dianteira Garfo Telescópico / 82 mm
Garfo Telescópico / 135 mm
Suspensão traseira  Braço oscilante / 101 mm
Braço oscilante / 106 mm
Freio dianteiro  A tambor / 130 mm
A tambor / 130 mm – ESDi A disco 240 mm
Freio traseiro A tambor / 130 mm
Pneu dianteiro 80/100 – 18M/C 47P
Pneu traseiro 90/90 – 18M/C 57P
Comprimento x largura x altura 1.978 x 731 x 1053 mm
1.996 x 739 x 1.086 mm
Distância entre eixos 1307 mm
1315 mm
Distância mínima do solo 170 mm
185 mm
Altura do assento 780 mm
792 mm
Bateria 12V – 5 Ah – KS: 4 Ah
12V – 5 Ah
Farol РL̢mpadas 35/35 W
Peso seco 108,9kg (KS) / 110kg (ES)
116 kg (ESi) / 117 kg (ESDi)
Cores 150 2012: Preta, vermelha metálico e cinza metálico.
125 2013: Vermelha, preta e azul.
150 2013: Amarela, preta, preta (novo visual), vermelha e Vermelha (novo visual).
150 2014 > Azul, vermelha e preta.
150 2015 > Prata-bicolor, vermelha-bicolor, preto e vermelho
125 2014 > Vermelha, amarela e preta.
125 2015 > Vermelha preta e prata
125i 2016 > Vermelha e preta
Preços de lançamento 150 2012 > R$ 6.380 (versão ESi) e R$ 6.680 (versão ESDi).
150 2013 > R$ 6.510 (versão ESi), R$ 6.820 (versão ESDi), R$ 6.610 (versão ESI novo visual) e R$ 6.920 (versão ESDI novo visual).
150 2015 > R$ 7.357
125 2013 > R$ 5.390 (KS) e  R$ 5.890 (ES).
125 2014 > R$ 5.750 (KS) / R$ 6.350 (ES) / e R$ 6.550 (ESD)
125 2015 > R$ 6.088 (KS)
125i 2016 > R$ 6.790 (KS)

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* As informações contidas aqui podem não coincidir com atualizações da fabricante e podem ser modificadas a qualquer momento sem aviso. Para melhores informações é sugerido que visite o site oficial da Honda Motos.

Hobbista

Editor de Motos Motor.

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