Yamaha Crosser 150 2015/2016

@motosmotor

Yamaha Crosser 150 2016
Imagem: XTZ 150 Crosser ED 2016 (Divulgação)

A XTZ 150 Crosser da Yamaha foi desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro

A Crosser 150 foi fruto entre a parceria da criatividade de engenheiros brasileiros e japoneses da Companhia, segundo a marca. O novo modelo de uso misto (On/Off-Road) foi desenvolvido com base nas necessidades para uso diário e para locomoção mais confortável nas estradas do Brasil.

O motor da Crosser 150

O motor SOHC de 149.3 cm³ que funciona em baixa vibração mesmo em altas rotações, conta com sistema de alimentação Yamaha “Blue Flex” e é derivado da YS 150 Fazer lançada em outubro de 2013.

Desenvolve potência máxima de 12.2 cv alimentado com gasolina e 12.4 cv com etanol. Já o torque máximo é de, respectivamente,  1.28 kgf.m a 6000 rpm e 1.29 kgf.m com etanol.

Concorrência com a NXR 150 Bros

Relacionando a XTZ 150 Crosser com a principal motocicleta semelhante no mercado que é a NXR 150 Bros que conta com motor SOHC de 149.2 cm³, produzida e comercializada pela Honda Motor do Brasil por preço sugerido de R$ 9.300,00 na versão ESD, possui menos potência (1.6 cv) e torque (0.11 Kgm.m), mas de acordo com testes realizados por revista especializada, a velocidade final foi favorável à Crosser em aproximadamente 2 km/h*.

O consumo médio é 31,9 km/l*, e foram produzidas nas versões “E” que conta com com partida elétrica e freio a tambor e “ED” com partida elétrica, freio a disco na roda dianteira e guidão ajustável em duas posições.

Algumas características da Crosser 150

Pessoas de estatura acima de 1.70 m têm mais conforto na motocicleta que conta também com ajuste de distância do guidão (versão ED) e assento em dois níveis para possibilitar melhor posição ao garupa mantendo a visão acima do capacete do piloto, evitando também o contato entre os dois capacetes em casos de frenagens bruscas.

O sistema de amortecimento traseiro é monoshock com link, proporcionando melhor conforto em terrenos não pavimentados ou de difícil acesso.

Informou a marca que o para-lama dianteiro foi posicionado próximo a roda para proporcionar melhor dirigibilidade e proteger a área de deslizamento do garfo de amortecimento contra estilhaços lançados pelo pneu.

As alças de apoio em alumínio, são integradas ao bagageiro que tem capacidade de carga para até 7 Kg. No painel digital com conta giros analógico, é possível ter leitura da velocidade, hodômetro parcial e total, marcador de combustível e indicar de marcha.

Comercialização Cores e preços

Disponível nas cores branca, laranja e cinza grafite, a XTZ 150 Crosser foi disponibilizada para comercialização a partir do mês de abril de 2014 sob preço sugerido de R$ 9.050,00 para a versão E e R$ 9.350,00 para a versão ED. A empresa estimou a comercialização de aproximadamente 3 mil unidades mensais.

XTZ 150 CROSSER 2015 e 2016

A versão 2015 seguiu no mercado sem alterações técnicas, entretanto os modelos “ED” referentes aos chassis 9C6DG2510F0000101 a 9C6DG2510F0026300 e “E” dos chassis 9C6DG2520F0000101 9C6DG2520F0005600 foram submetidos a um recall para substituição do cubo da roda traseira devido a um erro na montagem do conjunto que poderia ocasionar a ruptura dos raios. As mesmas características permaneceram para as versões 2016.

Recall 2016
Modelos E e ED, ano 2015, foram submetidos a recall para substituição do chassi. Segundo a marca, possíveis trincas podem ocorrer devido a falha de fabricação.

Prêmios:
Vencedora do “Melhor Compra 2015” na categoria on/off road de até 150 cc pela revista Duas Rodas.

Artigo relacionado: conheça algumas das modalidades de Consorcio.

Motor Monociclíndrico 4 tempos SOHC refrigerado a ar
Cilindrada 149.3 cm³
Diâmetro x Curso 57.3 X 57.9mm
Compressão 9.56:1
Sistema de alimentação Injeção eletrônica
Combustível Gasolina / Etanol
Potência máxima 12.2cv (7500rpm) a gasolina e 12.4cv (7500rpm) a etanol
Torque máximo 1.28 kgf.m/6000 rpm a gasolina e 1.29 kgf.m/6000 rpm a etanol
Velocidade máxima 132 / 140 km/h* (youtube)
Transmissão 5 velocidades
Sistema de partida Elétrica
Capacidade do tanque 12 litros
Consumo médio 31,9 km/l
Óleo de motor 1.25L
Tipo do chassi Berço semi duplo
Suspensão dianteira Garfo telescópico
Suspensão traseira Balança oscilante
Monoshock com link
Freio dianteiro Tambor (E) Disco (ED)
Freio traseiro Tambor
Pneu dianteiro 90/90-19 M/C (52P)
Pneu traseiro 110/90-17 M/C (60P)
Comprimento x largura x altura 2050 x 830 x 1140mm
Distância entre eixos 1350 mm
Distância mínima do solo 235mm
Altura do assento 836mm
Bateria 12V 5Ah
Farol РL̢mpadas 30/35W*
Peso seco 120 Kg
Cores 2015 > Branca, laranja e cinza grafite
2016 > Branca, laranja e cinza grafite
Preço (lançamento)* 2014 > R$ 9.050,00 para a versão E e R$ 9.350,00 para a versão ED
2015 > R$ 9.350,00 para a versão E e R$ 9.800,00 para a versão ED
2016 > R$ 9.350,00 para a versão E e R$ 10.515,00 para a versão ED

Fotos/imagens de divulgação XTZ 150 Crosser

Vídeo selecionado a XTZ 150 Crosser

Qual a cor mais atraente da XTZ 150 Crosser?

 


Qual sua opinião sobre a XTZ 150 Crosser 2014?

 


Yamaha XTZ 150 Crosser ou Honda NXR 150 Bros?

 


* As informações contidas aqui podem não coincidir com atualizações da fabricante e podem ser modificadas a qualquer momento sem aviso. Para melhores informações, é sugerido que visite o site oficial da Yamaha Motos.

Hobbista

Editor de Motos Motor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *