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Street Factor 125i da Yamaha motos

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A Factor 125 teve produção iniciada em 2008

A Factor 125 é uma motocicleta fabricada e comercializada pela Yamaha desde o final de 2008 no Brasil sendo substituta da YBR 125 produzida entre os anos de 2000 a 2008 – em substituição a antecessora RD 135 (1982 – 1999).

Motorização econômica

Possui motor monocilíndrico SOHC de 123,7 cc refrigerado a ar. Proporciona potência máxima de 10,2 cv a 7800 rpm e torque de 1.0 kgf.m a 6.000 rpm. Por ser de fácil condução e econômica, é um modelo bem aceito no mercado.

Yamaha Factor 125i 2017
Imagem: Yamaha Factor 125i 2017 (Divulgação)

Modificações na Factor 125

Apesar de poucas mudanças, a Yamaha classificou a versão 2013 como segunda geração do modelo que foi lançado no Brasil em setembro de 2008. A nova versão ainda mantém o mesmo motor e sistema de alimentação por carburador, fator que contribuiu também para a redução dos preços em relação aos modelos de 2012/2013.

Entre algumas modificações visuais na Street de baixa cilindrada, além de não carregar mais o logo “YBR” desde 2009, conta com novo tanque de combustível que ainda mantém a mesma capacidade cúbica que é de 13 litros, mas  segundo a marca, melhorou o encaixe para as pernas do piloto proporcionando melhor ergonomia. Também conta com nova carenagem lateral, proteção de escape, suporte para pedaleira traseira, novo para-lama dianteiro e novo sistema de freio a disco incluso na versão ED.

Uma versão mais básica foi disponibilizada em 2014: a “K1” que não conta com marcador de combustível, porém custando cerca de R$ 300,00 a menos em relação a versão “K” ausente em 2015.

Divulgada em 14 de março de 2013, contou com a participação do piloto de moto velocidade Valentino Rossi, no dia 15 de março em São Paulo, no lançamento oficial do modelo da segunda geração.

Salão Duas Rodas 2013

A Yamaha apresentou uma versão limitada chamada de “Black Edition” da Factor YBR 125 2014. Além do novo visual, conta com modificações no tanque e combustível e carenagem lateral. Características que passaram para a versão 2015.

Impressões Factor 125

Apesar de ser de apenas 125 cc, alguns consideram que a Factor 125 é uma motocicleta confortável e macia para pilotar, silenciosa, não apresenta vazamento de óleo, possui bom acabamento e as peças são de boa qualidade (YOUTUBE, 2014).

Factor 125 2016 sem modificações técnicas

A versão 2016 do modelo, permaneceu no mercado sem modificações técnicas, conforme o modelo 2013. Entretanto, teve aumento de preços durante o período.

Versão 2017 recebe alimentação eletrônica e foi renomeada para Factor 125i

A Factor 125i 2017 foi lançada no mês de junho no Brasil e recebeu sistema de alimentação eletrônica. Capacidade cúbica do motor também aumentou, refletindo no desempenho mecânico e preço, conforme especificações técnicas. Esta motocicleta faz parte dos planos do Consorcio Yamaha.

Especificações/características técnicas Factor 125 2014/2017

Motor4 tempos, SOHC, refrigerado a ar com sistema antivibração
Cilindrada123,7 cm³ (2016)
124,9 cm³ (2017)
Sistema de alimentaçãoCarburador
Potência máxima10,2 cv a 7800 rpm (2016)
11 cv (gasolina) 11,1 (etanol) a 7500 rpm
Torque máximo1.0 kgf.m a 6000 rpm
1,153 (gasolina) 1,163 (etanol) a 6000 rpm
Velocidade máxima97,13 km/h* (Revista Duas Rodas)
125 / 130 km/h* (Youtube)
Transmissão5 velocidades
EmbreagemÚmida, Disco múltiplo
Sistema de partidaPedal (K1,K) – Elétrica (E, ED)
Capacidade do tanque13 litros (2,4 litros reserva)
CombustívelGasolina
Gasolina / Etanol
Consumo médio41,5 km/l* (gasolina)
Tipo do chassiDiamante
Comprimento x largura x altura (mm)1950 x 745 x 1060 (K1, K) 1950 x 745 x 1090 (E, ED)
Suspensão DianteiraGarfo telescópico / curso 120 mm
Suspensão TraseiraBalança traseira / curso 105
Pneu dianteiro2.75-18 42P – P ME
Pneu traseiro90/90-18 REINF 57P – P ME
Freio DianteiroTambor mecânico de 130mm de diâmetro interno (K1, K, E)
Disco Hidráulico de 245mm de (ED)
Freio TraseiroTambor mecânico de 130mm de diâmetro interno
Peso seco105 Kg (K,K1) – 107 Kg (E, ED)
Cores2013 / 2014 > preta / vermelha (K1);
preta / vermelha / azul (K, E);
Preta / vermelha / azul / branca (ED).
2015 > preta / vermelha / branca (K1);
preta / vermelha / branca (E);
preta / vermelha / branca / laranja (ED);
2016 > preta / vermelha (K1);
preta / vermelha / branca (E);
preta / vermelha / branca / laranja (ED);
2017 > vermelho metálico e preta (ED)
Preço Lançamento de lançamento*2014 > K1 – R$ 5.390 (básica);
K – R$ 5.690 (marcador de combustível);
E – R$ 6.120 (marcador de combustível e partida elétrica);
ED – R$ 6.490 (marcador de combustível, partida elétrica, rodas de liga-leve e freio dianteiro a disco).
2015 > K1 – R$ 5.580 (básica);
K – R$ 5.690 (marcador de combustível);
ED – R$ 6.610 (marcador de combustível, partida elétrica, rodas de liga-leve e freio dianteiro a disco).
2016 > K1 – R$ 5.580 (básica);
K – R$ 5.990 (marcador de combustível);
E – R$ 6.450 (partida a pedal)
ED – R$ 6.820 (marcador de combustível, partida elétrica, rodas de liga-leve e freio dianteiro a disco).
2017 > R$ 7.390 (ED)
Clique para Ver a tabela de preços atualizada

Fotos / imagens de divulgação

Vídeo selecionado Factor 2014 (promocional Yamaha)

https://youtube.com/watch?v=W1A4nCng99g%3Frel%3D0%26showinfo%3D0

Você esta sastisfeito(a) com a FACTOR 125 2014?

  • Sim. A motocicleta esta perfeita. (79%, 121 Votes)
  • Não. Recomendo outro modelo da mesma categoria. (21%, 33 Votes)

Total de Votos: 154


O que você acha sobre o preço da FACTOR 125 2014?

  • Caro. A motocicleta não vale este preço. (50%, 25 Votes)
  • Justo. Vale cada centavo. (50%, 25 Votes)

Total de Votos: 50


* As informações contidas aqui podem não coincidir com atualizações da fabricante e podem ser modificadas a qualquer momento sem aviso. Para melhores informações, é sugerido que visite o site oficial da Yamaha Motos.

44 Comentários em “Street Factor 125i da Yamaha motos

  1. boa moto para iniciantes, destacando este modelo de cor branca… lembrando que a yamaha também é uma excelente fabricante de motocicletas (r1) … porém estes preços cobrados no brasil não caem bem…

  2. nossa eu tenho uma iamarra lander e num vejo a hr dos caras da yamaha lançarem uma branca, pq essa factor branca e vermelha ficram muito show…

  3. gostaria muito de saber se a yamaha vai fazer parceria com o banco do povo, pois estou com um empréstimo pré aprovado e gostaria muito de comprar um factor. mas o banco só financia motos com empresas que tem parceria com eles. por fim, gostaria muito de ter um retorno de fonte segura. obrigado.
    att, marcilei josé de lima.

    1. é só você (registrado ou autônomo) ir direto no banco do povo e apresentar alem de você outra pessoa que trabalhe registrado ou autônomo (avalista) eles te liberam um crédito de 5.000,00 você compra o que quiser e paga 24 de 240,00 (se não me engano)

  4. estou me sentido lezado comprei uma factor ed por cosoncio e hoje ao chegar na loja da yamaha encontro uma factor 2014 sem cavalhete central, suporte do estribu trazeiro do modelo antigo portanto acredito que este modelo 2014 esta deixando muito a desejar;aconselho a quem for comprar a nova factor ed 2014. verivicar melhor antes de comprar

    1. passei por isso também, comprei a branca com roda de liga pensando que era completa, o vendedor disse que tiraram acessórios para diminuir o preço pois em outubro chegara a factor 150.

    2. cara não acredite em vendedor de concessionária yamaha, factor 150 é lenda…eu ja me contentei com isso e não tenho o que reclamar da minha factor ed 125, a minha da 120, 125 km/h a qualquer momento

  5. gostei de quase tudo da moto ,exceto o suporte do pedal trazeiro que ficou em um pedaço de ferro retorcido,como a moto 2011/2012 k da factor,realmente gostaria muito que fosse igual o da moto ed 2011/2012.e outra concordo plenamente com manoel guedes,o cavalete central que está faltando nas atuais motos factor,é importantissimo para limpeza dos pneus e terrenos com certa facilidade de a moto ir pro chão,como por exemplo asfalto mole ,principalmente aqui em belém que o sol é muito forte,e só o descanso lateral não dar jeito não.um grande abraço á todos, e boa noite.

  6. tenho uma factor 2010 com 38 mil rodados e não tenho dor de cabeça com ele mas falta motor na pista. quando a yamaha vai tomar vergonha e respeitar o brasileiros lançando uma 150 com injeção eletrônica??????????

  7. olá pessoal
    estou comprando uma moto e queria muito saber se a factor 2014 ed, seria aconselhável para uma moça de 1,65m, consideravelmente “forte” (só não sou fraquinha e fresca igual as meninas de hoje em dia).
    e queria dicas também.. sobre pilotagem para iniciantes!
    nunca andei mesmo de moto.. mas já estou apaixonada. só fiz as aulas de moto.. e elas não te ensinam nada.

    por favor me ajudem.

    1. a dica è nao ter medo e sim coraragem manter uma distancia segura q der pra parar tranquilo e ter muito cuidado nos outros e nas vias emburacadas afinal pagamos tanto impostos e que o gonverno nos oferece è buracos pra nos morrermos dentro è brasil dos que o merecem .ipocrita brasil vergonha

  8. bem.tava pensando em comprar uma factor mais depois que eu vi esses comentarios sobre essa moto fiquei na duvida.essa marca ja tem fama que não presta agora que eu vi todo mundo falando que falta muitos assessórios ja fiquei comedo..ei vc ai que fabrica essa moto ve se não tira as coisas da moto e não deixar os vendedores não fazer isso..obrigado tenha um bom dia a té mais

  9. comprei uma factor 2013 2014 zera novinha com apenas 150 km rodados ela apresentou defeito no carburador, na primeira marcha ela sai ratiando como que se não tivesse combustivel, passei por várias situações de risco de vida por causa deste problema, um mecanico super experiente também me disse que era carburação, levei-a na concessionária onde comprei e nem eles descobriram o que era, tá muito perigoso andar nela, quando vou entrar em qualquer rotatoria, cruzamento, semáfaro, ruas com enclinação ou até mesmo quando estou parado e sai em uma rua plana a moto sempre sai ratiando quase que querendo apagar ou para de funcionar, tá horrível!

  10. eu estava querendo comprar a factor 2014 mas com todos esses comentários eu já estou com pulga de trás da orelha ,me ajudem gente compro ou nao compro?

    1. olá rodrigo,
      comprei uma factor 2014 já rodei 1000km com ela. a moto é muito macia de rodar e uma ciclística muito boa. pode comprar sem medo, afinal qualquer produto pode apresentar algum defeito más garantia é pra isso. pena que a moto perdeu alguns itens que faz falta no dia a dia. agora caso vc possa comprar a 150 vale a diferença.

    2. moto excelente, muito macia tenho um ed 2008/2009 completa moto muito boa nada a reclamar a minha da 40km com 1 litro de gasolina, essa moto com motor amaciado ela faz 140, numa reta normal a minha faz uns 115km por hora. espero ter te ajudado

  11. não existe moto mais completa que a yes da suzuki,tanto a 125cc quanto a 150cc cabe o brasileiro deixa de ser ótario e saber o que é melhor.

  12. eu tenho uma factor modelo 2014 é muito boa de pilotar otima para o dia a dia trabalho de moto boy e percorri 26.000 km e unico problema foi a lampada do painel quando queimou coolquei paralelo e queimou de outra vez, então coloquei original problema resolvido de resto é manter sempre a manutenção, óleo, freio, relação, filtro de ar, manter sempre a manutenção em dia

    1. marcelo boa noite, comprei uma factor nao rem nem 2meses e ela ta me dando problema de derrapagem, ja cai com ela, e não to sentindo ela com aderência ao chão, sinto ela meio solta, to com medo de andar pois ja cai fazendo uma curva ela,simplesmente derrapou de lado e fui p o chão, a minha e a edição limitada preta com amarela, vc pode me ajudar?tem problema com a sua?

      1. patricia, eu tenho uma factor ed 2014 completa, não tive nenhum tipo de problema com ela a moto realmente é muito boa, porem o pneu traseiro eu troquei coloquei uma maior da pirelli a moto ficou perfeito com estabilidade nas curvas muito boa, esse pneu quem vem de fabrica é muito fino para essas rodas de liga leve, essa moto que vc teve apache 150 da dafra, se vc notar ela é mais pesada e os pneus são maior que as originais da factor.
        fica ai a dica troca o pneu, se não resolver manda fazer o alinhamento, se mesmo assim não adiantar, então corra pra yamaha e reclame do que esta acontecendo se tiver na garantia a moto melhor ainda. falow abs.

      2. oi patrícia, tudo bom?
        vc resolveu o problema de derrapagem?
        eu tenho uma 2014 edition preta com amarelo. nao tive esse problema. o pneu q vem nela é muito bom. marca metzler 90/90 atraz. tem uma coisa q possa ser. vc mesma lava a moto ou manda lavar?
        nao passe pretinho nos pneus, eles fazem a moto derrapar se escorrer na parte de baixo. possa ser isso!
        desalinhada com certeza nao é, só se um carro bateu na sua moto.
        caso contrario, nao esta desalinhada nao.
        espero q tenha ajudado!

  13. galera comprei a moto factor 2014 edição ilimitada, a preta fosca com amarela. achei ela linda mas ta deixando demais a desejar, nao tem nem 600km rodados e a moto ta derrapando demais. e ja cai com ela fazendo uma curva estava devagar. nao to entendendo o povo fala tão bem e to com medo de andar com dela não estou sentindo segurança nela, to sentindo ela muito solta sem aderencia ao chão, qualquer coisa ela derrapa
    ,alguem pode me ajudar?

    1. olá patrícia,
      vc já tinha experiência na condução de motocicletas ou é a primeira?
      olhei aqui, ela é praticamente do mesmo tamanho da titan 150.

      ou seja, diferentemente da titan/fan 125 a titan 150 também derrapa atoa.
      então leva um tempinho para se acostumar com o tamanho da moto.
      é o tamanho dela comprimento e altura que dá menos aderência na chuva/areia/areião.
      mas com o tempo você se acostuma. provavelmente daqui uns 3 meses de experiência
      se sentirá mais segura.

      1. olá paulo,

        já tenho carteira a 4 anos tinha a apache 150 da dafra nunca tive esse problema, tenho experiencia em motos, mas essa to com medo e receio, ela realmente ta derrapando demais e isso nao é normal, nunca tive esse tipo de problema com a dafra, sera que é o pneu? sera que é algum problema mecanico? sera que é da moto? estoui sem saber, ela esta derrapando a toa mesmo e nao quero cair de novo.

        1. patrícia, eu acho que você pode verificar se é problema de alinhamento da moto testando-a em linha reta no asfalto (sem buracos). verifique se ela está puxando a traseira para algum lado em linha reta andando a 70/80 km/h. também pode ser os pneus. mas não posso confirmar nada por nunca ter andado nesse modelo.

    2. olá patrícia tudo bem? é o seguinte, na minha opinião o problema está exatamente aí, nos 600 km rodados.todo pneu precisa rodar um bom pouco para pegar a aderência necessária. e para um pneu de moto acho que 600 kms é pouco.meu conselho é que você ande com a máxima cautela até o pneu estar pronto.

  14. galera tenho uma factor ed 2014 edicao limitada, a verdade é que comprei pela beleza da moto, uso somente de transporte para o trabalho e não tenho nenhuma dor de cabeça com ela! ao contrario dei mole e só fiz a primeira revisão com 2.200 km rodados (o correto era 1.000 km) e ela aguentou bem o tranco haha.. já tenho ela tem uns 6 meses e nunca deu problema algum, único chato é que de manhã quando está frio é uma merda porque tem q ficar esquentando o motor e reparo que quando eu entro em uma curva reduzo a marcha ela dá uma bambeada, acho que ela é mt leve então acontece isso mesmo. fora isso eu aconselho a comprar sim!

  15. tenho uma factor (ed) 2015
    e não tenho nenhum problema
    com a aerodinâmica do modelo.
    vai bem nas curvas uma boaestabilidade
    so não gosto do rendimento ela não faz
    mais q 110 km ph isso muito mê incomoda estico as marchas e mesmo assim não tenho o resultado final esperado de no mínimo 130 km ph
    bom pode ser o motor ainda preso pois ela tem apenas 3 semanas e ainda não atingi os 1000km para a primeira revisão
    eai sera q e isso?

  16. sempre possui motos da honda 30 anos de habilitação, recentemente comprei uma factor 2012 pois havia vendido a minha fan. não tenho o que reclamar da factor tirando um gotejamento de gasolina pelo suspiro do carburador, fui informado por vários mecânicos que é um problema crônico desta moto que já levei na autorizada e não foi resolvido, agora toda vez que eu paro é um abre e fecha torneirinha do tanque. a moto é muito econômica, não baixa óleo como as fan e também é bem menos visada por ladroes, pensarei duas vezes antes de comprar outra fan. logo estarei com uma fazer 150 com injeção.

  17. quem sabe infornar se as rodas da nova fazer 150 cabe na factor 2011. algum colega q trabalhe na área pode me informar

    1. cabe sim coloquei na minha 2015 e só você colocar o espelho e coroa da sua factor e espaçadores da sua a única coisa que você vai ter de colocar é o caracol na roda dianteira pois a fazer não usa cabo de velocímetro.

  18. eu tenho um factor 2014, eu acho ela uma moto muito boa, anda bem, a minha motoca chega a 120km/h mais forçando bem, super econônica e macia pra caramba, aconselho comprar uma factor, no trânsito ela responde bem entra em qualquer lugar, tem um guidon legal que facilita nas manobras…
    gostei muito dessa factor..

  19. moto muito boa, macia e econômica. a primeira vez que coloquei na pista me espantei com os incríveis 140km/hora que conseguir atingir numa descida e si não foi mais.

  20. alguém sabe me informar se existe outro número de identificação fora o do motor e chassi,algo bem escondido tipo uma etiqueta sei lá,pois roubaram a minha e eu desconfio que estou bem perto dela, se existir me ajudem ai ,agradecido

  21. em quantos km devo fazer a minha primeira revisão? ??? sendo que ja vou para 3km, so que não ando muito apenas pra trabalho

  22. galera comprei minha primeira moto e foi uma factor de segunda mão com 54 mil km rodados,mesmo sem muita prática a moto me ofereceu segurança nas curvas sinuosas e boa estabilidade e pouca trepidações. única reclamação é nas ultrapassagens, por q a moto não tem respostas imediatas não dispõe de boas arrancadas estou com quase 300 km rodados com ela e até agora não caí. por isso recomendo essa moto.

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