Yamaha XT 660R Cross Trail

@motosmotor

XT 660R 2015/2016
Imagem: XT 660R 2015/2016 (Divulgação)

A XT 660R teve fabricação iniciada em 2005 no Brasil

A XT 660R é uma motocicleta de categoria On/Off Road fabricada e comercializada pela Yamaha desde 2004 na Europa e 2005 no Brasil como sucessora da XT 600E (1993 Р2005) que era substituta da XT 600Z Ténéré (1988 -1993/2011). 

Motor e algumas características

As caracter√≠sticas da fam√≠lia “XT”, produzidas pela Yamaha, podem ser resumidas nas pr√≥prias letras que significa “Cross Trail”, modelos inspirados no Raly Paris Dakar e reconhecidas pela qualidade empregada na tecnologia de fabrica√ß√£o.

A XT 660R possui motor OHC monocil√≠ndrico de¬†659,7 cm¬≥, 4 v√°lvulas, refrigerado a l√≠quido e alimentado por inje√ß√£o eletr√īnica (primeiro modelo nacional da categoria a usar o sistema de inje√ß√£o eletr√īnica de combust√≠vel), que entrega pot√™ncia m√°xima de 48 cv a 6000 rpm e torque de¬†5,95 kgf.m a 5.250 rpm.

Conta com freio a disco nas duas rodas, suspens√£o traseira monocross ajust√°vel, farol com multi-refletores garantindo melhor visibilidade noturna e painel digital.

Divide espaço no mercado brasileiro com a BMW G 650 GS (OHC 1 Cilindro, 50 cv) e a Honda XL 700V Transalp (OHC V-2, 60 cv). O aumento na briga pela categoria, fez com que no final de 2011 a Yamaha baixasse o preço da motocicleta que era de R$ 29.000,00* para R$ 25.800,00* Рjá na linha 2012 -, entretanto, em 2015, teve preço restabelecido.

A XT 660R que √© uma das motocicletas mais desejadas da Yamaha, desde o lan√ßamento, n√£o contou com modifica√ß√Ķes relevantes. De 2005 at√© a linha 2014, praticamente n√£o houve modifica√ß√Ķes t√©cnicas importantes no modelo, com exce√ß√£o da adi√ß√£o da sonda lambda no sistema de inje√ß√£o em 2009 e de novas cores durante o per√≠odo, predominando o azul e preto.

Nos per√≠odos anteriores, a Yamaha disponibilizava apenas 2 cores diferentes do modelo a cada ano, j√° na linha 2014, contou com 3 op√ß√Ķes cores diferentes: Azul, vermelha e branca.

XT 660R 2015 / 2016

A vers√£o 2014 do modelo (2015 e 2016 no Brasil), foi divulgado na Europa disponibilizadas nas cores branca e preta. N√£o contou com modifica√ß√Ķes t√©cnicas al√©m do novo grafismo com extin√ß√£o do logo “enduro”, dispon√≠vel na vers√£o anterior.

Especifica√ß√Ķes t√©cnicas¬†da Yamaha XT 660R 2012 – 2014

Motor 4 tempos, monocilindro, 4 válvulas, OHC, refrigeração liquida, cárter seco.
Cilindrada 659,7 cm³
Di√Ęmetro x Curso 100,0 x 84,0mm
Taxa de compress√£o 10,0:1
Potência máxima 48 cv a 6.000 RPM
Torque m√°ximo 5,95 kgf.m a 5.250 RPM
Marcha Lenta 1.400 RPM +/- 100
Capacidade de óleo 2,9 litros
Alimenta√ß√£o Inje√ß√£o Eletr√īnica de combust√≠vel
Tanque de combustível 15 litros
Velocidade m√°xima 170 Km/h* (painel) – 192+ Km/h* (declive)
Consumo médio 15/16 Km/l(cidade) 20/21 km/l* (estrada)
Eletr√īnica
Ignição CDI/ECU
Partida Elétrica
Bateria 12V 8AH Selada
Farois 12 V 55/60W H4
Transmiss√£o
Embreagem Multidisco banhada a óleo
C√Ęmbio Manual sequencial de 5 velocidades
Transmiss√£o final Por corrente
Quadro
Tipo Diamond Tubular em aço
Dimens√Ķes
Comprimento 2.240 mm
Largura 845 mm
Altura 1.230 mm
Dist√Ęncia m√≠nima do solo 210 mm
Dist√Ęncia entre eixos 1.505 mm
Caster 27,25¬ļ
Raio de curva 2,4 m
Altura do assento 865 mm
Peso seco 165 kg
Suspens√£o
Dianteira Garfo telescópico hidráulico, sem ajuste, curso de 225mm.
Traseira Bra√ßo oscilante e amortecedor √ļnico, curso de 200mm.
Roda dianteira De alumínio, raiada, de 21 polegadas.
Roda traseira De alumínio, raiada, de 17 polegadas.
Pneu dianteiro 90/90-21 M/C 54 S com c√Ęmara
Pneu traseiro 130/80-17 M/C 65 S com c√Ęmara
Freio dianteiro Disco √ļnico flutuante e ventilado de 298mm mordido por pin√ßa de 2 pist√Ķes
Freio traseiro Disco simples ventilado de 245mm mordido por pinça de 1 pistão.
Cores 2012> Preta e Branca
2013/2014 > Azul, Vermelha e Branca
2015/2016 > Preta e Branca
Preços 2012 > R$ 26.880,00* РO preço inicial foi de R$ 26.300,00* em seguida teve aumento para R$ 26.880,00*.
2013/2014 > R$ 27.290,00*
2014 > R$ 27.700,00*
2016/2015 > R$ 28.870,00*

Fotos / imagens de divulgação

Vídeo selecionado Yamaha XT 660R

Você está satisfeito com a YAMAHA XT 660R 2013 2013?

  • Sim. A motocicleta esta perfeita. (82%, 242 Votes)
  • N√£o. Recomendo outra motocicleta da mesma categoria. (18%, 53 Votes)

Total de Votos: 295


O que você acha sobre o preço da YAMAHA XT 660R 2013?

  • Caro. A motocicleta n√£o vale este pre√ßo. (51%, 128 Votes)
  • Justo. Vale cada centavo. (49%, 124 Votes)

Total de Votos: 252


Você esta satisfeito com a XT 660R 2014?

  • Sim. A motocicleta esta perfeita. (89%, 39 Votes)
  • N√£o. Recomendo outro modelo de mesma categoria. (11%, 5 Votes)

Total de Votos: 44


* As informa√ß√Ķes contidas aqui podem n√£o coincidir com atualiza√ß√Ķes da fabricante e podem ser modificadas a qualquer momento sem aviso. Para melhores informa√ß√Ķes, √© sugerido que visite o site oficial da Yamaha Motos.

buscas recentes: primeira xt lançada, fotos moto xt 660 modificada, xt 660 r 2005 velocidade final, xt 660 vermelha 2005, xt 660 vermelha em bh

59 coment√°rios em “Yamaha XT 660R Cross Trail

    1. nem compare falcon com xt. irmãozinho. a falcon foi a pior moto que ja existiu. e eles ainda me relançam pior do que ja era. 28cv.i6okg. como assim? como isso é posivel.? xt é pesada tb. porem é simplesmente uma moto eternamente reverenciada no mundo. pela istoria. guerrera. quase 6K de torque.

      agora a falcon. quem é a falcon?

      .

      Gostei(0)Não Gostei(0)
  1. desde que foi lançada a xt 660 recebeu pelo menos uma modificação tecnica : uma sonda lambda no escape do lado es que , que as primeiras n

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  2. Rapaiz essa motoca e joia. Motorzao mesmo. Agora a moto ai nao tem nem que reclamar! File

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  3. Eu achei muito linda o modelo a cor de√° xt660 2013 anda bem eu meu sonho e ter uma pramim.

    Pramim e a moto que correspondem muitos gosto e meu gosto principalmente so faltou a minha.

    e motozao mesmo nao tem doque reclamar dela e jóia esta moto.

    Ainda conpro uma

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    1. nunca vi de perto uma xt 660 r de perto,mas é o meu sonho de consumo.é de minha propriedade uma lander e t

      Gostei(0)Não Gostei(0)
  4. Acho linda essa moto.ja andei numa do meu amigo e é um tratorzão.excelente.queria testar a bmw g6sogs.deve ser show tambem.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  5. senhores, essa moto falta abaixar o preço, discanso central, protetor de motor, protetor de punhos, um banco mais confortavel, variedades de cores, juros mais baixos, freios abs, dois discos na frente, e um pouco mais de respeito com os consumidores.

    muito obrigado

    Jose Cardoso

    Gostei(1)Não Gostei(0)
    1. Amigo, você tem perfil de quem é dono de CG. Descanso central pra uma moto dessa, quem já viu? Putz!!!

      Gostei(0)Não Gostei(1)
  6. a faltou o contagiros e marcador de conbustivel.

    meus respeitos aos que participa do forum.

    jose se

    Gostei(0)Não Gostei(1)
  7. á moto é ótima mais o preço é salgado falta algumas coisinhas como banco mais confortavel, tanque maior,e já vim com bagajeiro, mais é otima parabens para á yamaha

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  8. falar o que dessa maravilha e meu sonho espero um dia poder sair por ai desfilando com essa maravilhosa maquina um abraço de um apaixonado por yamaha xt 660R

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  9. a meu ver a Yamaha poderia ainda fazer alguns melhoramentos nesta m√°quina para torn√°-la ótima; eu sugiro um tanque de combustível com maior capacidade ( como acesório opcional para atender aqueles que gostam de viagens), algum dispositivo que permita abaixar a distância minima do solo( tipo o kit conforto existente para a Super tenere) e alguns ítens que posam reduzir o enível de vibrações em velocidades mais elevadas.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  10. cara queria comprar uma a um bom tempo mas esse ano comprei so estou esperando chegar da fabrica a 13/13 nao tem ainda esta chegando no inicio de fevereiro assim que eu pegar ela eu posto o que e a primeira vez andar em um xtrator zero vou percorrer 100 km com ela ja de cara vou buscar em outra cidade a minha cidade e muito caro me aguardem.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  11. minha xt660 completou 4.000km e ja estou começou a piar o freio de tras, alguem pode me falar se é isso mesmo , ja tenho que trocar.as pastilhas.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  12. √≠¬Ä¬į uma verdadeira ferramenta ! bela , forte , e boa ! sonho com esta maquina ! parabens Yamaha .

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  13. Daqui uns dias ja compro minha xt660r 2013 se se deus quiser logo logo.
    Tem um shark s900 flag novo so pra andar com ela muito top.
    Um sonho se realizado logo.
    Quem gosta de moto sabe a emoção que e.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    1. CARA PODE COMPRAR E MUITO TOP VC DEXA HORNET NA ARRANCADA RAPIDIM PARA TRAZ O QUE DEIXA OS DOSNOS DE HORNET LOCOS

      Gostei(0)Não Gostei(0)
  14. A XT660r √© sensacional….tenho uma 2012 que vai me fazer companhia pro resto da minha vida. j√° possui v√°rios tipos de motos, mas de 12 anos para c√° s√≥ entra xt na minha garagem.

    √© igual a um trator…n√£o quebra, e √© muito econ√īmica. √© show de bola!

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    1. LUIZ ELA NO INICIO FEZ 12KM/L AGORA ESTA COM QUASE 2.000KM ESTA FAZENDO 18 ASSIM QUE ELA ESTIVER MAIS USADA ELA DEVE CHEGAR ENTRE 18 A 20KM/L MAS EU ANDO CHUTADO NAO DO FOLGA NAO E MUITO BOA DEIXA HORNET NA ARRANCADA LONGE DEMAIS TOP PAGUEI 27.500,00 AV FIANCIADA ELA FOI PARA 35.000,00 SE VC GOSTA DE MOTO E DEMAIS.

      Gostei(0)Não Gostei(0)
  15. Amigos, sei que gosto eh gosto. Vou comprar uma essa semana e pode ser branca ou preta. A cor do momento eh a branca, mas tenho medo que possa amarelar ou encardir com o tempo ou algo assim. A preta por sua vez eh quase a mesma de 2005 pra cá. Na opinião de vocês, autoridades nessa moto, com qual cor ficariam? Muito obrigado.

    Gostei(1)Não Gostei(0)
    1. cara xt e preta e mais nada so porque na europa a moda e branca aqui e preta nao tem comparaçao xt e preta e e top demais tenho uma 2013/2013 preta com 2100 km e anda fi

      Gostei(0)Não Gostei(0)
    2. e a√≠ irm√£o motociclista, acabei de comprar uma xt 660 branca, sempre gostei de ve√≠culos desta cor mesmo antes de virar moda, o segredo no caso das motocicletas e de ve√≠culos na cor branco, √© n√£o deixar ter muito contato com chuva e deixar secar naturalmente, sempre que isso ocorrer use um pano macio j√° √ļmido pra secar a moto ou carro, a poeira penetra na pintura, por isso s√≥ lave com shampoo pra carros e molhe bem ela antes de come√ßar a lavar, se voc√™ puder sempre que lavar encerar o ve√≠culo tamb√©m √© uma boa pedida, de prefer√™ncia com carna√ļba, √© um pouco mais cara por√©m dura muito e evita com isso usar outros produtos, se n√£o estiver muito suja basta √°gua e pano, n√£o esquecendo que deve-se molhar bem a moto antes de come√ßar a passar o pano, espero ter ajudado abra√ßos.

      Gostei(0)Não Gostei(0)
      1. Se encerar a carenagem de plastico de balde (plastico injetado) da XT vai ficar tudo muito bem fosco! CUIDADO!

        Gostei(1)Não Gostei(0)
  16. Ae… moro na baixada e trabalho em SP, n√£o aguento mais pagar fretado e perder o dia inteiro. Decidi comprar uma moto e pegar estrada.
    Minha d√ļvida. .. Citycom 300i… Burgman 400… ou…. XT 660 R.
    vlw.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    1. João miguel, este foi o preço de lançamento com base no Estado de SP. Como agora o preço esta em quase 27 mil, pode haver concessionárias pedindo até 29 mil.

      Gostei(0)Não Gostei(0)
  17. boa tarde gostaria que mandaxe os modelos da xt okm 660 e da xj6f e da xj 6n bom enfim dos os modelos 0km quero compra mais tou em duvida se eu tivesse dinheiro compra todas sa√Ķ lindas kkk pode mandar pelo meu faceboock ronaldoaleao@yahoo.com.br blz

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  18. voces poderiam analisar essa moto com menos vibracao e com dois discos dianteiros e um cambio de 6 marchas como a nc700 da honda

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    1. Amigo, pelo formato das palavras nunca teve moto, a Xt tem 5 marcha porque tem motor e torque em baixa e da show em qualquer moto. Em relação a vibração não sinto de vido ao torque monstro quando preciso e sua Nc 700 não tem torque e quando coloca 6 marcha ao invés de a velocidade progredir a um declínio por falta de Torque mas se gosta de moto pelas marchas continue com sua Nc que eu fico com a Xt. Abracoooo

      Gostei(0)Não Gostei(0)
  19. cara comprei uma xt660r fas 15 dias estou maravilhado ela 2006 mas super nova vou por um banco sela eu a uso diaria mente vou para o trabalho tenho uma pergunta para voçes mas entendidos que eu eu nunca vi a ventuinha do radiador ligar quando ela deve ligar eu percorro 28 kilometros demanha eo mesmo atarde troquei todo liquido do radiador eo oleo um abraço e espero respostas meus irmaos da 660 pelotas rs .

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  20. Tenho uma XT 660 r , 2007, com 22000 km, comprada por mim zero Km , e , acho nela os seguintes defeitos: O Chassis, na parte final, rabeta, √© muito fr√°gil e quebra se houver peso de bagageiro , mais ba√ļ mesmo que pequeno, e mesmo que nele se coloque pouco peso, pois foi o que aconteceu com a minha moto e n√£o √© caso √ļnico, pois no f√≥rum de motos h√° id√™nticas reclama√ß√Ķes,e com rachaduras nos mesmos lugares onde aconteceu com a minha moto. Logo, esse chassi deveria ser refor√ßado pois n√£o justifica este acontecimento, para uma moto t√£o cara, o que n√£o se observa nas motos de baixa cilindrada que andam por a√≠, carregando ba√ļs imensos e lotados de cargas pesadas. Outro defeito √© notado com apag√£o do motor que acontece quando se tenta sair de um giro baixo repentinamente para um giro mais alto . Outro defeito √© encontrado na corrente de transmiss√£o que , n√£o √© dur√°vel apesar de ser lubrificada como exige o manual e h√° muitos casos de reclama√ß√Ķes a respeito, com a corrente se rompendo, danificando componentes car√≠ssimos e com perigo de acidentes graves. Esta corrente deveria ser de melhor qualidade poi h√° muitas cita√ß√Ķes com quebra na faixa de 10000 Km rodados . A corrente da minha moto, apesar de lubrifica-l√° , conforme especifica√ß√Ķes do manual, j√° n√£o tem mais o¬īrings, sendo necess√°rio trocar o Kit, que por sinal √© muito caro e, no aspecto geral, a minha moto est√° muito conservada pois n√£o ando com ela fora de estrada. Entre os melhoramentos sugiro que futuramente estas motos venham, tamb√©m , al√©m de corrigidos os defeitos citados, com ABS e controle de tra√ß√£o traseira Nota: No manual n√£o h√° cita√ß√£o sobre o uso de bagageiros, bauletos, e outros acess√≥rios, que vc , adquire, e coloca na pr√≥pria concession√°ria Yamaha. No demais, no geral,√© uma excelente moto em desempenho, versatilidade, uso urbano e em estradas mas,por√©m, pode ocorrer chimbre, com sensa√ß√£o de perda de dire√ß√£o, em velocidades altas, a partir de 130 Km ,isto, pode ser visto em opini√Ķes de v√°rios motociclistas possuidores dessa m√°quina..

    Gostei(1)Não Gostei(0)
  21. Sou f√£ dessa moto e pretendo comprar uma em breve. Tenho uma Super T√©n√©r√© 750, 1997. Outro dia engoli a XT660r arrancando em um sinal de tr√Ęnsito. O coitado bem que tentou, mas a Super, mesmo eu estando com garupa e ba√ļ e ele sem nada disso, n√£o deu nenhuma chance. Pena que minha Super t√° ficando velha, porque √© uma puta moto!

    Gostei(2)Não Gostei(0)
  22. Cara, eu sou do tempo da YAMAHA T√©n√©r√© 88, j√° tive uma. Essa linhagem de moto √© do tipo para voc√™ castigar. √Č mais f√°cil voc√™ morrer a essa moto parar de funcionar.

    Gostei(1)Não Gostei(1)
  23. A XT 660 R FOI UMA MOTO EVOLU√ćDA PARA O ANO DO SEU LAN√áAMENTO, PRINCIPALMENTE O SEU DESIGN, A MOTO √Č MUITO LINDA MUITO FORTE, QUE PENA QUE SEU PRE√áO √Č ABSURDO AQUI NO BRASIL , NA ESPANHA A XT 660 R CUSTA 6700 EURO EQUIVALENTE A 11 SAL√ĀRIOS M√ćNIMOS . AQUI NO BRASIL CUSTA 39 SAL√ĀRIOS M√ćNIMOS.

    Gostei(1)Não Gostei(0)
  24. Sou propriet√°rio dessa moto h√° mais ou menos 8 meses. J√° nadei 20.000 km nela com uma viagem de Brasilia para o Rio feita em Julho de 2014.

    Sobre a moto: √Č muito boa e facil de guiar. Tem torque e retomada muito bons. Acho o acabamento da XT muito pobre para a faixa de pre√ßo. Enfrentei problemas de desgaste e desbotamento precoce do banco e da pintura do tanque e soltura dos adesivos.

    A Yamaha é um caso à parte. Você abre uma queixa no SAC, informa todo ocorrido em uma moto de pouco uso, eles não avaliam absolutamente NADA e negam a garantia sem qualquer justificativa.

    Consegui o reparo da minha graças à concessionária que entendeu minha situação e aceitou reparar os problemas visto na moto.

    No mais √© uma √≥tima moto, contudo n√£o contem com a Yamaha para admitir defeitos em seu modelo. Se o quadro trincar falam de mau uso, se a pintura desbotar falam em mau uso… ou seja n√£o use a moto que ela n√£o estraga.

    Para conservar as carenagens (plastico injetado de terrível manutenção que arranham até por pensamento) recomendo repintura e envernização dos plasticos. O pintor que cuidou da minha envernizou sobre os adesivos e agora está perfeita, bem brilhante e nova.

    Contudo n√£o conte com a Yamaha e seu sac porque eles simplesmente n√£o prestam!

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  25. Bom dia concordo com quase tudo oque o pessoal ja descreveram aqui entre prós e contras. Vamos falar a verdade a xt nao é uma Tiger uma Gs Bmw uma Ducati ela é uma baita moto com custo alto mas prazerosa de andar. Apesar de tudo pessoaleu gosto da minha 660 tirei 0Km e vai me durar muito mais muito tempo. Abraco a todos

    Gostei(4)Não Gostei(0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favor: atualize esta pagina![ ? ]