Yamaha YZF R1 com controle de tração


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A Yamaha YZF R1 atrai desejos

Sucessora da Yamaha YZF 1000R Thunderace [DOHC Gênesis 145cv-1996/2003], a  YZF R1 teve fabricação iniciada em 1998 e, ao longos dos anos, passou por diversas modificações técnicas e visuais. 

Algumas modificações e características da R1

Mais conhecida por R1, foi vencedora de vários prêmios e é uma das motocicletas mais conceituadas no estilo superesportivo. A versão 2016 continua com o mesmo motor DOHC de 998 cm³, tetracilíndrico em linha, virabrequim do tipo crossplane, refrigerado a líquido e alimentado por injeção eletrônica, que gera potência máxima de 182 cv a 12.500 rpm e torque de 11.8 Kgf.m a 10.000 rpm.

Yamaha YZF R1 2016*
Imagem: Yamaha YZF R1 2015/2016 (Divulgação)

Entre algumas modificações na YZF R1, como a substituição do carburador pelo diferenças – carburador e injeção em 2002; RAM AIR em 2004; substituição do motor Gênesis Yamaha de 5 válvulas por cilindro, estreado em 1984 na FZ 750 e também utilizado na FZ R1000, por um DOHC convencional de 4 válvulas por cilindro e novo sistema de injeção de combustível com YCC-T e YCC-I em 2007; uso da tecnologia empregada no motor da YZR-M1 (modelo MotoGP da Yamaha – DOHC 1000 cc ≅ 236cv – 2002/Atual) em 2009, como a utilização do virabrequim crossplane crankshaft; resultou no aumento de 32 cv de potência ao longos dos anos. Entretanto, o torque máximo se manteve praticamente instável em comparação aos modelos anteriores.


Na versão 2013, a inédita inovação na YZF R1 foi a adoção do sistema de  controle de tração (TCS) que é ajustável em 6 níveis de acordo com a preferência do piloto, além da função “desligado”. Teve a carenagem frontal redesenhada, mas apesar dessas diversas modificações, o modelo ainda deve Freios (Anti-Lock Brake System) que já é utilizado na principal concorrente de mercado no Brasil: Honda CBR 1000RR Fireblade.

Visual mais atraente em 2014

No visual, além de cores inspiradas no mundial de Moto GP, teve a frente redesenhada, recebeu novas ponteiras, pedaleiras e nova mesa de direção superior que proporcionou melhor distribuição de peso da motocicleta.

Em 2013, o preço público sugerido do modelo que é importado do Japão, ficou em aproximadamente R$ 61.490,00* no Brasil. Já em 2014, a versão 2014/2013 teve redução para R$ 57.690,00*. A versão 2014, contou apenas com nova cor cinza fosco e novos grafismos.

Recall 2014

20/02/2014 – Os modelos da YZF R1 fabricados entre 2010 a 2014, referentes aos chassis JYARN26BOAA000301 a JYARN26BOAA001094 e de JYARN301XEA000003 a JYARN301XEA000550, foram submetidos a recall preventivo para substituição do subchicote do farol devido a uma resistência elétrica no material ter sido detectada, podendo superaquecer o conetor da lâmpada, danificando-o que pode resultar em acidentes.

Novas cores para a R1 2015 a 2016

Em Junho de 2014, a Yamaha começou a comercializar os modelos 2014 no Brasil. Disponíveis nas cores Azul, branca e vermelha tiveram preço sugerido em R$ 65.500,00*. Além de novos grafismos e nova cor branca, não houve alterações técnicas na R1 para o ano de 2015 e início de 2016.

Especificações técnicas Yamaha YZF R1 2013/2016

Comprimento x Largura x Altura 2.070 mm  x 715 mm x  1.130 mm
Altura do assento 835 mm
Distância entre eixos 1.415 mm
Altura mínima do solo 135 mm
Peso seco 166 Kg
Peso (ordem de macha) 206 Kg
Raio mínimo de giro
Motor 4 tempos, DOHC, refrigerado a água
Quantidade de cilindros 4 cilindro, 4 válvulas
Cilindrada real 998 cc
Cilindrada usual 1000 cc
Diâmetro x curso 78.0 x 52,2 mm
Taxa de compressão 12,7:1
Potência máxima 182 cv a 12.500 rpm
Torque máximo 11.8 Kgf.m a 10.000 rpm
Sistema de partida Elétrica
Sistema de lubrificação Cárter úmido
Capacidade do óleo do motor 3,73 litros
Capacidade do tanque de combustível 18 litros
Consumo médio 7/12 Km/l*
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica
Sistema de ignição TCI
Transmissão primária Engrenagens
Transmissão secundária Corrente
Relação de redução primária 1.512 (65/43)
Relação de redução secundária 2.765 (47/17)
Embreagem Úmida, disco múltiplo – mola helicoidal
Câmbio 6 velocidades, engrenamento constante
Velocidade máxima 300 km/h*+
Relação da marcha 1 2.533 (38/15)
Relação da marcha 2 2.063 (33/16)
Relação da marcha 3 1.762 (37/21)
Relação da marcha 4 1.522 (35/23)
Relação da marcha 5 1.364 (30/22)
Relação da marcha 6 1.269 (33/26)
Quadro Deltabox em aluminio
Ângulo de cáster 24° 00’
Trail 102 mm
Pneu dianteiro 120/70 – ZR17 M/C 58W
Pneu traseiro 190/55 – ZR17 M/C 75
Freio dianteiro Disco duplo hidráulico / 310 mm
Freio traseiro Disco hidráulico / 220 mm
Suspensão dianteira Garfo telescópico
Suspensão traseira Braço oscilante – monocross
Curso da suspensão dianteira 120 mm
Curso da suspensão traseira 120 mm
Painel de Instrumentos (LCD) Painel digital – velocímetro, hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip), marcador do nível de combustível e relógio digital. Luzes espias, lâmpada de aviso de rotação – contagiros analógico.
Preço Lançamento 2013 > R$ 61.490,00*
2014 > R$ 57.690,00*
2016/2015 > R$ 60.950,00*
Cor 2013 > Branca, preta e azul
2014 > Azul, branca, cinza fosco
2016/2015 > Azul, branca e cinza
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Fotos / imagens de divulgação

Video selecionado YZF R1 promocional

https://youtube.com/watch?v=PO_cfpUFUrg%3Frel%3D0%26showinfo%3D0

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* As informações contidas aqui podem não coincidir com atualizações da fabricante e podem ser modificadas a qualquer momento sem aviso. Para melhores informações, é sugerido que visite o site oficial da Yamaha Motos.

Ao verificar os preços no site oficial antes de comprar ou vender sua moto, o valor pode referir ao preços público sugerido, em Manaus, para pagamento à vista, sem incluir despesas com frete e seguro, o que difere das concessionárias.

6 comentarios em “Yamaha YZF R1 com controle de tração

  1. na opção de o que você acha sobre o preço da yamaha yzf-r1 2013 ?

    não tem como votar,e outra coisa que espero que o dono dese blog faça e voltar uma coisa que foi tirada é que quando chegava os comentários no email dava pra clicar na opção de ver o comentário e t

  2. top. ..de. …linha sem nenhuma dúvida .um sonho de qualquer piloto de motocicleta .um sonho de consumo que qualquer um quer ter. .inclusive eu, um dia irei pilotar . se deus quiser.

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