A Honda CB 300F Twister 2025, naked versátil, equilibra conforto e controle. Seu motor monocilíndrico 293,5cc entrega potência e torque adequados ao uso urbano e rodoviário. Com freios ABS ou CBS, suspensão balanceada e iluminação full LED, a moto oferece praticidade e tecnologia, sendo ideal para iniciantes e experientes.
Honda CB 300F Twister 2025: Detalhes Técnicos, Preços e Fotos
A Honda CB 300F Twister 2025 chega ao mercado com aprimoramentos em design e preços reajustados. Neste artigo, analisaremos suas especificações técnicas, preços sugeridos, e seu posicionamento competitivo no segmento de motocicletas naked de média cilindrada.
Início da publicidade:Fim da publicidade.
Categoria
A Honda CB 300F Twister 2025 se enquadra na categoria de motocicletas naked, oferecendo uma posição de pilotagem levemente inclinada para frente, com braços e pernas moderadamente flexionados. Essa ergonomia equilibra conforto e controle, tornando-a adequada tanto para uso urbano, com sua agilidade e manobrabilidade, quanto para viagens em estrada, graças à sua estabilidade e potência razoável. Seu motor de média cilindrada a torna acessível a diversos perfis de motociclistas, desde iniciantes até aqueles com mais experiência que buscam uma moto versátil e econômica para o dia a dia.
Lançada em fevereiro de 2023 como modelo 2024, a CB 300F Twister, sucessora da CB 250F Twister, recebeu, em outubro de 2024, para o modelo 2025, um reajuste de preços e uma atualização estética, com a substituição da cor amarela por azul metálica e um redesenho do adesivo lateral do tanque. Apesar de ser relativamente nova no mercado, a moto já se destaca no segmento por sua boa relação custo-benefício, combinando desempenho, tecnologia e estilo em um pacote atraente para o público brasileiro.
Especificações Técnicas
O motor da Honda CB 300F Twister 2025 é um monocilíndrico, OHC, de 4 tempos, arrefecido a ar, com 293,5 cc de cilindrada. Este propulsor flex, conhecido como FlexOne, entrega potência máxima de 24,5 cv com gasolina e 24,7 cv com etanol, ambos a 7.500 rpm. O torque máximo também varia de acordo com o combustível, alcançando 25,6 N.m com gasolina e 26,2 N.m com etanol, ambos a 5.500 rpm. A transmissão é de 6 velocidades, contando com embreagem deslizante para trocas de marchas mais suaves e precisas. O sistema de injeção eletrônica PGM-FI garante uma queima eficiente do combustível, contribuindo para o bom desempenho e economia de combustível, com médias de 39,75 km/l na gasolina e 25,58 km/l no etanol, segundo dados do Instituto Mauá de Tecnologia.
Em termos de ciclística, a CB 300F Twister 2025 apresenta um chassi do tipo Diamond Frame, que garante rigidez e estabilidade. A suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico, com 41 mm de diâmetro e curso de 130 mm, enquanto a suspensão traseira é monoamortecida, oferecendo 118 mm de curso. O sistema de freios conta com disco dianteiro de 276 mm e disco traseiro de 220 mm, disponíveis em duas versões: com sistema ABS (Anti-lock Braking System) para frenagens mais seguras e controladas, ou com sistema CBS (Combined Braking System), que distribui a frenagem entre as rodas. As rodas são de liga leve de 17 polegadas, calçando pneus radiais sem câmara, com medidas 110/70R-17 na dianteira e 150/60R-17 na traseira, proporcionando boa aderência ao asfalto. A iluminação é totalmente em LED, garantindo maior visibilidade e segurança.
Início da publicidade:Fim da publicidade.
As dimensões da moto são: comprimento de 2084 mm, largura de 755 mm e altura de 1075 mm. A altura do assento é de 789 mm, e a distância mínima do solo é de 177 mm. O peso seco da CB 300F Twister 2025 é de 140 kg, e a capacidade do tanque de combustível é de 14,1 litros. Com capacidade máxima de carga é de 179 kg, a velocidade máxima fica em torno de 139,5 km/h, de acordo com a média obtida em contextos mais comuns. Recursos tecnológicos como o painel totalmente digital com entrada USB-C completam o conjunto, oferecendo praticidade e informação ao piloto.
Especificação | Detalhe |
---|---|
Motor | OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar, 293,5 cc, potência máxima de 24,5 cv (gasolina) / 24,7 cv (etanol) a 7.500 rpm, torque máximo de 25,6 N.m (gasolina) / 26,2 N.m (etanol) a 5.500 rpm |
Transmissão | de 6 velocidades com embreagem deslizante. |
Freios | Duas versões: uma com sistema de freios ABS, com disco dianteiro de 276 mm e disco traseiro de 220 mm; e outra com sistema CBS, com disco dianteiro de 276 mm e disco traseiro de 220 mm |
Suspensões | Suspensão dianteira: garfo telescópico, 41 mm, 130 mm de curso; suspensão traseira: monoamortecida, 118 mm de curso |
Chassi | tipo Diamond Frame |
Pneus | Rodas de liga leve de 17 polegadas; pneus radiais sem câmara 110/70R-17 (dianteiro) e 150/60R-17 (traseiro) |
Iluminação | Full LED |
Comprimento x Largura x Altura | 2084 x 755 x 1075 mm |
Altura do assento | 789 mm |
Distância do solo | 177 mm |
Peso | 140 kg |
Capacidade do tanque | Total: 14,1 litros |
Cores, Versões e Preços
A Honda CB 300F Twister 2025 chega ao mercado brasileiro em um leque de cores atraentes, oferecendo opções para diferentes gostos. As cores disponíveis são Azul Metálico, Vermelho Metálico e Cinza Metálico. A gama de cores está distribuída entre as duas versões disponíveis: a CB 300F Twister ABS e a CB 300F Twister CBS. A principal diferença entre as versões reside no sistema de freios: a versão ABS oferece o sistema antitravamento de freios, proporcionando maior segurança em frenagens de emergência, enquanto a versão CBS utiliza um sistema combinado de freios, distribuindo a força de frenagem entre as rodas. Ambas as versões compartilham o mesmo design, motor e demais características, diferenciando-se apenas pelo sistema de freios.
Os preços sugeridos pela Honda para o lançamento da CB 300F Twister 2025 foram de R$ 24.580,00 para a versão ABS (Azul Metálico e Vermelho Metálico) e R$ 23.620,00 para a versão CBS (Vermelho Metálico e Cinza Metálico). Considerando a diferença de preço entre as versões, a versão ABS, apesar de mais cara, oferece um sistema de freios superior em termos de segurança, o que pode ser considerado um investimento valioso para muitos motociclistas. A versão CBS, por sua vez, apresenta um custo mais acessível, tornando-se uma opção interessante para quem busca uma moto com bom custo-benefício, sem abrir mão das características principais do modelo.
Concorrência
A Honda CB 300F Twister 2025 se posiciona em um mercado competitivo de motocicletas de baixa cilindrada. A Yamaha Fazer 250, por exemplo, representa uma forte concorrente com seu motor monocilíndrico OHC de 249cc, capaz de gerar 21,3 cv de potência a 8000 rpm e 21 kgf.m de torque a 6500 rpm. Seu preço, geralmente na faixa de R$ 23.590 (sem frete), a coloca em uma posição de preço similar à Twister, embora as especificações de potência e torque possam variar ligeiramente entre os modelos. Outro competidor relevante é a Bajaj Dominar 200, que, com seu motor monocilíndrico SOHC de 199,5cc, oferece 24 cv a 9750 rpm e 18,89 kgf.m de torque a 8000 rpm, por um preço geralmente mais acessível, na casa dos R$ 19.900. A diferença de cilindrada e potência entre esses modelos se reflete em suas características de desempenho e dirigibilidade, sendo importante para o consumidor avaliar suas necessidades e preferências antes da compra.
Início da publicidade:Fim da publicidade.
Em suma, a escolha entre a CB 300F Twister 2025 e seus concorrentes dependerá de uma análise mais aprofundada que considere não apenas as especificações técnicas e o preço, mas também fatores cruciais como a reputação da marca, a disponibilidade de peças e serviços de manutenção, a experiência de pilotagem oferecida por cada modelo e a rede de concessionárias. A percepção de valor para cada consumidor pode variar significativamente, influenciando a decisão final de compra.
Os 5 modelos Naked mais vendidos entre novembro de 2022 a outubro de 2024 | |
---|---|
Modelo | Total de Vendas |
Yamaha MT-03 | 18.230 |
Honda CB 500F | 7.051 |
Yamaha MT-07 | 4.635 |
Honda CB 650R | 4.248 |
Yamaha MT-09 | 3.697 |
Galeria











Fontes: Honda, Fenabrave