Yamaha Factor 150 2025: toda renovada

A Yamaha Factor 150 2025, com visual atualizado e melhorias técnicas, é ideal para uso urbano. Seu motor monocilíndrico 149cc Blueflex (gasolina/etanol) oferece boa economia e desempenho. Versões Standard e DX, com opções de cores e recursos como painel Blackout, farol de LED e sistema de freios UBS. Conforto e praticidade para o dia a dia, com baixo custo de manutenção.

Yamaha Factor 150 2025: Detalhes Técnicos, Preços e Fotos

A Yamaha Factor 150 2025 chega ao mercado com um visual renovado e algumas melhorias técnicas. Neste artigo, analisaremos suas especificações, preços, e seu posicionamento frente à concorrência no competitivo segmento de motocicletas urbanas de baixa cilindrada.

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Categoria

A Yamaha Factor 150 2025 se enquadra na categoria Street, também conhecida como City. Seu design prioriza uma posição de pilotagem ereta, com coluna vertebral reta e braços levemente flexionados, oferecendo um bom equilíbrio entre conforto e controle. Isso a torna ideal para o uso urbano, onde a agilidade em percursos curtos e a facilidade de manobra em trânsito são fundamentais. A moto é indicada principalmente para condutores que buscam praticidade e economia no dia a dia, sem abrir mão de um design moderno e recursos tecnológicos básicos.

Presente no mercado brasileiro desde 2013, a Factor 150 recebeu para sua versão 2025 significativas atualizações. As modificações incluem um novo painel Blackout com indicador de marchas e função ECO, farol de LED, novas carenagens, spoiler de motor redesenhado, tampa do tanque tipo aviador, pneu traseiro mais largo (100/80-18), e a versão DX com luzes de posição integradas, rodas coloridas, motor pintado de preto, alça do garupa em alumínio, e a opção de Pack Plus com tomada USB (tipo A e C) e cavalete central. Apesar da redução de potência em 0,4 cv para atender às novas regras de emissões e um aumento de peso para 133 kg, a Factor 150 continua sendo um modelo importante no segmento, devido à sua confiabilidade, baixo custo de manutenção e boa aceitação pelo público brasileiro.

Especificações Técnicas

A Yamaha Factor 150 2025 apresenta um motor monocilíndrico, SOHC, de 2 válvulas, 4 tempos e refrigeração a ar, com cilindrada de 149cc. Sua potência máxima chega a 12 cv a 7250 rpm utilizando etanol, e 11,8 cv a 7250 rpm com gasolina. O torque máximo, tanto com etanol quanto com gasolina, é de 1,3 kgf.m a 6000 rpm. A transmissão é sincronizada de 5 velocidades, garantindo boa performance e economia de combustível, com consumo médio de 45 km/l, com base em contextos mais comuns de uso, assim como a velocidade máxima de 120 km/h. O sistema de freios UBS (Unified Braking System) combina os freios dianteiro e traseiro, proporcionando maior segurança e controle durante a frenagem, um sistema semelhante ao CBS da Honda. O freio dianteiro é um disco hidráulico de 245 mm de diâmetro, enquanto o traseiro é um tambor mecânico de 130 mm.

Yamaha Factor 150 2025: street, moderna, rodas amarelas, painel Blackout, motor 150cc Blueflex

Em termos de suspensão, a Factor 150 utiliza um garfo telescópico na dianteira com curso de 120 mm, oferecendo um bom amortecimento em diferentes tipos de terreno. Na traseira, a suspensão é do tipo balança traseira, também com curso de 111 mm, contribuindo para o conforto do piloto e passageiro. O chassi é do tipo diamante, conhecido por sua robustez e estabilidade. As rodas são de liga leve de 18 polegadas, calçadas com pneus Michelin Pilot Street 2, sendo o pneu dianteiro 80/100-18M/C 47S TL e o traseiro 100/80-18 M/C 59S, este último com dimensões maiores que o modelo anterior, contribuindo para uma maior estabilidade e aderência.

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As dimensões da motocicleta são: 2015 mm de comprimento, 750 mm de largura e 1095 mm de altura. A altura do assento é de 785 mm e a distância mínima do solo é de 170 mm. O peso total da moto é de 133 kg, um aumento de 6 kg em comparação com o modelo anterior. A capacidade do tanque de combustível é de 15,4 litros, com uma reserva de 2,2 litros. A iluminação é toda em LED, garantindo maior visibilidade e segurança. Recursos tecnológicos como injeção eletrônica, motor Blueflex 150cc, painel LCD Blackout com indicador de marchas e função ECO completam as especificações, demonstrando a preocupação da Yamaha com a tecnologia e a eficiência.

EspecificaçãoDetalhe
MotorSOHC, 2 válvulas, 4 tempos, refrigeração a ar, 149cc, potência máxima de 12 cv a 7250 rpm (etanol) / 11,8 cv a 7250 rpm (gasolina), torque máximo de 1,3 kgf.m a 6000 rpm (etanol/gasolina).
TransmissãoSincronizada, 5 velocidades
FreiosFreio dianteiro: disco hidráulico de 245 mm; freio traseiro: tambor mecânico de 130 mm; sistema de freios: UBS (Unified Braking System).
SuspensõesSuspensão dianteira: garfo telescópico com 120 mm de curso; suspensão traseira: balança traseira com 111 mm de curso.
ChassiTipo diamante
PneusRodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus Michelin Pilot Street 2; pneu dianteiro 80/100-18M/C 47S TL; pneu traseiro 100/80-18 M/C 59S.
IluminaçãoFarol de LED.
Comprimento x Largura x Altura2015 mm x 750 mm x 1095 mm
Altura do assento785 mm
Distância do solo170 mm
Peso133 kg, aumento de 6 kg em relação ao modelo anterior.
Capacidade do tanqueTotal: 15,4 litros (2,2 reserva)

Cores, Versões e Preços

A Yamaha Factor 150 2025 chega ao mercado brasileiro em duas versões: a versão standard e a versão DX. A versão standard estará disponível em três cores vibrantes: Sports White (branco sólido), Red Hot (vermelho metálico) e Black Eclipse (preto sólido), oferecendo opções para diversos gostos. Já a versão DX, que se destaca por seus detalhes aprimorados, será oferecida em Matt Black (preto fosco) com rodas amarelas, Racing Blue (azul metálico) e Midnight Black (preto metálico) com rodas pretas, apesar de algumas fontes sugerirem opções com rodas douradas ou azuis, não foi encontrada nenhuma confirmação. A principal diferença entre as versões reside nos acabamentos: a DX apresenta rodas e alguns componentes pintados na cor da moto, além de contar com detalhes como o motor pintado de preto, alça do garupa em alumínio e a opção de adicionar tomada USB e cavalete central como opcionais, conferindo um visual mais sofisticado e alguns itens de conveniência extras.

Yamaha Factor 150 2025: street, cinza/amarelo, 12cv, 1,3kgf.m, painel blackout, LED, UBS

Os preços de lançamento da Yamaha Factor 150 2025 ainda não foram divulgados oficialmente pela Yamaha. Assim que essa informação estiver disponível, será possível realizar uma análise mais completa da relação custo-benefício entre as versões standard e DX, considerando os recursos adicionais oferecidos pela versão superior e a relação entre o modelo 2024 que é disponibilizado por R$ 16.590 mais frete de R$ 841,00.

Concorrência

No segmento de motocicletas de entrada, a Yamaha Factor 150 enfrenta forte concorrência, principalmente da Honda. A Honda CG 160 Titan, por exemplo, se apresenta como uma rival direta, oferecendo um motor monocilíndrico OHC de 162 cc Flex, que gera 14,4 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 1,41 kgf.m de torque a 6.750 rpm. Seu preço varia, começando em R$ 16.194 (versão Start) e chegando a R$ 19.230 na versão com ABS (sem frete). A Honda CG 160 Fan, outra forte concorrente, utiliza o mesmo motor da Titan, com potência e torque equivalentes, porém com preços ligeiramente mais acessíveis, a partir de R$ 17.723 (sem frete). Outras marcas, como Suzuki e Kasinski, também oferecem modelos na mesma faixa de cilindrada e preço, mas com especificações e características que podem variar, impactando diretamente no desempenho e na experiência do usuário. A comparação detalhada entre esses modelos exige uma análise mais aprofundada de cada aspecto, incluindo consumo de combustível, tecnologia embarcada e design.

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Em suma, a escolha entre a Yamaha Factor 150 2025 e seus concorrentes dependerá das necessidades e prioridades individuais de cada comprador. Destaca-se que características como durabilidade, custo de manutenção, seguro, qualidade do atendimento pós-venda e a abrangência da rede de concessionárias são frequentemente avaliadas pelos consumidores ao considerar a aquisição de um modelo de motocicleta. Tais fatores podem variar significativamente entre as marcas, influenciando a percepção e a decisão de compra dos clientes, dependendo de suas prioridades e experiências pessoais.

Os 5 modelos Street mais vendidos entre dezembro de 2022 a outubro de 2024
ModeloTotal de Vendas
Honda CG 160822.771
Honda CB 300F Twister99.542
Yamaha Factor 15090.570
Yamaha Fazer FZ2580.693
Mottu Sport 110i75.957

Galeria

Fontes: Yamaha, Fenabrave

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Max Brasil

Profissional em Tecnologia apaixonado por explorar inovações. Editor de artigos automotivos há mais de 10 anos; possui um interesse marcante por temas relacionados ao mundo tecnológico e automobilístico, que figuram entre seus hobbies favoritos.

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