Como baixar e imprimir o novo CRLV 2020 no Detran-ES

O CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – deixou de ser impresso em papel moeda e enviado pelos Correios desde o dia 1º de Agosto de 2020, exceto o CRV, conforme a Resolução Nº 788, de 18 de Junho de 2020, publicada no Diário Oficial da União.

A partir de então, proprietários de veículos automotores devem portar a versão eletrônica (CRLV-e), que é possível em um celular com funções inteligentes (smartphones e tablets) por meio de um aplicativo como o “Carteira Digital de Trânsito“, disponível desde o início de 2018 para a CNH Digital, ou então optar pela versão impressa em papel comum, formato A4, por meio do portal do Denatran ou site do Detran do Estado em que o veículo está registrado. A versão impressa é obrigatória para transitar em demais países, conforme Art. 8º da Resolução.

O novo CRLV-e possui um código de barras bidimensional denominado de QR Code que pode ser escaneado por outros aplicativos, como o “Vio“. Este código contêm os dados do veículo e é um sistema altamente seguro contra falsificação ou fraude, pois é gerado conforme dados do Renavam e utiliza sistemas de criptografia.

Como requisito, os Departamentos de Trânsito dos Estados (Detran), tiveram que se adequar para a adoção do CRLV-e. Apesar de ser um procedimento fácil e sem custos, é comum que algumas pessoas tenham dificuldades com a nova Resolução porque não têm acesso à internet tampouco dominam tecnologias de informática e celulares com funções avançadas.

Para obter o novo CRLV impresso no portal do Detran-ES, além da Placa e do Código Renavam é necessário saber o número e o código de segurança do CRV (antigo DUT)*, CPF do proprietário, ter um e-mail (correio eletrônico) e um cadastro no portal “Acesso Cidadão” com o CPF do proprietário. Para demais Estados, os requisitos são semelhantes.

Abaixo, as etapas para obter o novo CRLV-e

Este processo foi dividido em 4 etapas: criar uma conta de e-mail, criar um cadastro no Acesso Cidadão, acessar a página de serviços do Detran-ES e baixar o CRLV-e. Caso já possua um cadastro no Acesso Cidadão, avance para a etapa 3 para prosseguir com detalhes de como baixar o CRLV eletrônico.

ETAPA 1: criar um e-mail (correio eletrônico). Caso já possua uma conta de e-mail, avance para a etapa 2.

Escolheu-se os serviços gratuitos da Google para exemplificar como criar uma conta de e-mail, necessário para cadastro no Acesso Cidadão e aos serviços online do Detran-ES. Para isso, acesse o site gmail.com e prossiga com o cadastro do proprietário, conforme exemplo nas imagens abaixo: preencher o campo (1) com nome e sobrenome; o campo (2) com um nome para o e-mail particular (este nome deve ser único, repare que pode conter letras e números mas não pode conter espaços); preencher o campo 3 com uma senha – anote-a em um local seguro; clicar no botão (Próxima).
Como Criar uma Conta Gmail

Na aba seguinte é solicitado um número de telefone para o qual o serviço de e-mail, por meio de uma mensagem de texto, enviará um código de 6 dígitos para confirmação de cadastro. É sugerido que seja informado um número de telefone celular particular, pois esse telefone será usado para recuperar a senha de acesso ao e-mail, caso esquecê-la. Após preencher o campo telefone, antes de clicar no botão (Próxima) verifique se o mesmo possui sinal da rede de telefonia móvel para receber a mensagem de texto.
Telefone de cadastro e-mail

Na aba seguinte, conforme exemplo abaixo, informe o código de 6 dígitos que foi enviado para o telefone usado no cadastro, esta mensagem de texto contendo o código de verificação pode atrasar até 3 minutos para ser recebida. Após clicar no botão (Verificar), o processo será concluído. Anote o e-mail e a senha de acesso em local seguro, este e-mail poderá ser usado para outros fins, como se cadastrar em outros serviços sociais.
Código de Verificação do Gmail

ETAPA 2: criar um cadastro no portal Acesso Cidadão com o CPF do proprietário.

Caso já possua este cadastro, avance para a etapa 3 para prosseguir com detalhes de como baixar o CRLV eletrônico. O Acesso Cidadão é um portal para quem utiliza os serviços ou participa de programas sociais do estado do Espírito Santo. Para isso, acesse acessocidadao.es.gov.br e informe o CPF do proprietário do veículo para verificação e clique no botão (Próxima etapa), conforme exemplo abaixo:
Cadastro Portal Acesso Cidadão

Caso o proprietário do CPF informado ainda não possua cadastro no portal Acesso Cidadão, será exibido um formulário para preenchimento de novo usuário, conforme abaixo. No campo “E-mail”, preencha com o nome de e-mail criado na etapa 1. No campo senha (2 e 3), também poderá ser usada a mesma senha do e-mail, mas isso não é uma recomendação. Preencha corretamente todos os demais campos solicitados como nome completo do proprietário, data de nascimento, nome do pai e mãe e clique no botão (Próxima etapa).
Preencher Cadastro Acesso Cidadão

Feito isso, será solicitado que acesse o e-mail informado no cadastro e clique num link de confirmação de cadastro de novo usuário, conforme abaixo:
Confirmar e-mail cadastro Acesso Cidadão

Acesse o e-mail e clique no link de confirmação de cadastro, conforme exemplo abaixo. Ao clicar no link de confirmação (3), automaticamente, ocorre a confirmação de cadastro e redirecionamento para a página de serviços disponíveis no portal do Acesso Cidadão.
Confirmar cadastro e-mail Acesso Cidadão

Na página de serviços do portal Acesso Cidadão, clique na opção Detran-ES (2) para ser redirecionado para a página de serviços do portal do Detran-ES.
Portal Cidadão serviços disponíveis

ETAPA 3: acessar a página do portal Detran-ES.

Na página de serviços online do Detran-ES, clique na guia “Veículos” (1) e em seguida na opção “CRLV Eletrônico” (2). Caso esta opção não aparecer, como na imagem abaixo, basta clicar neste link que se refere ao formulário da etapa 4.
Portal Detran-ES imprimir CRLV

ETAPA 4: baixar o CRLV-e.

Na página de serviços do Detran-ES, basta preencher o formulário com os dados do veículo para gerar o CRLV eletrônico. Informe a placa, o Renavam, o CPF do proprietário, o número e o código de segurança do CRV (antigo DUT, documento obrigatório utilizado para transferência). Em seguida, clicar no botão (Consultar), não havendo pendências, será mostrado logo abaixo a opção “Clique aqui para baixar o Crlv-e” (7).
Preencher Formulário Para Baixar o CRLV eletrônico
Feito isso, escolha um local no computador pessoal para salvar o documento que posteriormente poderá ser impresso. É sugerido escolher o local “Área de trabalho” (1) para salvar (2).
Salvar o CRLV no computador

É necessário possuir um programa leitor de arquivos PDF instalado na máquina para possibilitar a leitura e impressão do documento salvo. Ao abrir o arquivo , basta clicar no ícone “impressora” que aparece na barra de ícones do leitor de arquivos PDF para prosseguir com a impressão.
Baixar e imprimir o CRLV eletrônico

Para quem não possui impressora, uma opção é enviar o arquivo baixado para um pendrive e solicitar a impressão em alguma papelaria, por exemplo. Também é possível enviar este arquivo para o smartphone pessoal via um cabo USB ou usar o próprio smartphone para baixar o arquivo na etapa 4, acima.

Por fim, é sugerido integrar o CRLV-e à Carteira Digital (CNH-e) por meio do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito“, desta forma, não há necessidade de impressão do documento, desde que o condutor tenha acesso ao smarphone com o aplicativo, caso contrário, poderá ser multado por não portar a documentação obrigatória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *