Carregar bateria moto com fonte notebook

@motosmotor

Como carregar a bateria da moto usando uma fonte de notebook

Veja como é fácil usar uma fonte de notebook para carregar a bateria da moto ou carro. Segue os detalhes de como fazer um adaptador simples e fácil para usar no carregador de notebook, afim de conectá-lo com maior facilidade na bateria da moto. 

Adaptador necessário para o carregador de notebookConector jack - adaptar carregador

Nos testes, foi necessário apenas de um conector Jack fêmea compatível com o plugue da fonte do notebook e dois pedaços de fios para efetuar as conexões necessárias para convertê-lo em um carregador de bateria para moto ou carro.

Sem este conector, podes inserir a ponta de um fio na parte central do pino do carregador que é a fase positiva (+) e deverá ser conectado no polo positivo da bateria (vermelho) e outro fio conectar na parte externa do pino do carregador que é o terra (-) que deverá ser conectado no polo negativo da bateria.

Não deixe de ler também sobre como fazer um carregador caseiro usando uma lâmpada incandescente e diodos retificadores.

Sensor bateria painel
Imagem: Sensor bateria painel (Web)
Carregador com fonte de notebook
Normalmente, o pino central do conector corresponde ao polo positivo (+), o qual deve ser conectador ao pólo positivo (+) da bateria.
Adaptador fonte notebook carregador
Detalhe de conexão: centro corresponde ao polo positivo (+) e a parte externa ao polo negativo (-).

Atenção:

Estes tipos de carregadores, geralmente, fornecem tensão de 19 V e corrente máxima de 3.5 A. Conforme já mencionado no artigo de como fazer um carregador usando diodos retificadores e uma lâmpada incandescente, as baterias automotivas são dadas por descarregadas se a tensão entre os polos estiverem abaixo de 12.5 V e carregadas quando a tensão está acima de 12.65 V;

A tensão máxima padrão de carga é de 14.5 V, portanto, após submetida a carga neste carregador, deve-se monitorar a tensão entre os polos da mesma para que não ultrapasse a tensão padrão de 14.5 V. O procedimento deve ser feito com o carregador conectado e a bateria desconectada da moto.

Veja também:

CBR 250R, Ninja 250R ou Comet GT 250R

Kit para aumentar a potência do motor teste

Capacetes pro tork reprovados pela Proteste

Trocar guidão ou retrovisor original da moto é proibido

Freios ABS ou CBS obrigatório desde 2016

Detalhes Tabela fipe preços dos automóveis

Tabela da fipe preços dos caminhöes

Ver valor dos preços no simulador de financiamento online

Comparar preços por cilindradas, ano, marca etc

11 comentarios em “Carregar bateria moto com fonte notebook

  1. a bateria da minha moto descarrega a toa. eu carrego e em uma semana depois quando vou dar partida ela não pega. eu fiz um carregador com a lâmpada mas de nada adiantou. o que será que pode estar acontecendo? a bateria é nova.

    1. uma vez a bateria da minha moto também estava com um problema desse. erra um chicote embaixo do banco que ficava esfregando no chassi e se gastou, o chicote ficava esfregando no chassi e o curto descarregava a bateria..

  2. fiz o esquema acima com um carregador de notebook com saída de 18,5v 3,5a.
    já tem 5hrs e a bateria não alterou nada, continua com 11,9v.
    bateria é 12v 6a.
    é realmente demorado assim?

    1. desculpe, alguns carregadores que não têm controle na corrente de saída entram em proteção e a bateria realmente não carrega. para resolver o problema você pode colocar uma lâmpada de 12 volts de 20 a 40 watts em série com um dos pólos da bateria… a lâmpada vai reduzir a corrente de saída do carregador e evitar que ele entre em proteção.

  3. bom dia! fiz o carregador e funcionou perfeitamente. o importante é saber que a lâmpada consome por volta de 6v e isso deve ser subtraído da voltagem de saída do carregador. portanto seu carregador tem que ser no mínimo 20v ou usar uma lâmpada com consumo menor. e usar um multímetro é imprescindível também para monitorar.

  4. Boa tarde .eu gostaria de fazer um carregador q ficasse ligado direto na moto sem ter q desligar a bateria da moto só
    para manter a carga .vc tem algum esquema como fazer? Obrigado

    1. Carrega a bateria sem desliga a mesma da Moto poderá prejudicar componetes da sua moto como sensores ou até mesmo queima a parti elétrica. o mais aconselhável é retirá a bateria e antes de colocar ela de volta espera um tempo após a retirada do carregador para que ela se estabilize para que não ocorram danos à sua moto e se a mesma volta a descarrega procure uma auto-elétrica pois ou sua bateria já passou do tempo de troca ou sua moto não tá mais gerado energia para a bateria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *