Conta-giros ou tacômetro com PIC e LEDs em motos

Conta-giros com microcontrolador PIC > @motosmotor

Teste: conta-giros por meio de sinal do estator

Motinhas peladas também podem ter um conta-giros ou tacômetro estético no painel. Uma das formas, baseia-se no sinal AC (tensão alternada) proveniente do estator, através disso, pode-se programar um microcontrolador para contar as rotações desse estator.

Conta-giros: funcionamento teórico

Após a medição desse sinal AC, efetua-se as conversões necessárias de modo a obter a relação de giros do motor. A partir disso, por meio de um software adequado, programa-se a sequência de operações de acordo com o resultado obtido pelo microcontrolador.

Conta-Giros Sinal Retificado
Imagem: Conta-Giros, Sinal Retificado (motos-motor)

O sinal de saída do microcontrolador pode ser obtido por LEDs, LCD, ou até remotamente por meio de interfaces sem fio.

Diagrama esquemático do hardware de teste

Esquema Conta-Giros Moto
Esquema Conta-Giros Moto

O programa de teste

O código foi feito para o microcontrolador PIC16F628A. Após a montagem do hardware, foi gravado no microcontrolador através do gravador K150. O qual foi necessário para conclusão do projeto. O programa foi feito em linguagem C.

Explicação resumida:

#INT_EXT
void EXT()
{
i++;
}
// A função acima incrementa pulsos na variável “i” a cada interrupção ou sinal de amplitude positiva no pino RB0 do microcontrolador, o qual pode ser observado na imagem em anexo.

#INT_TIMER2
void TIMER2_isr(void)
{
rpm = i*60;
i=0;
}
// A cada tempo programado, a função acima multiplica os pulsos contidos na variável “i” por 60 para se obter a rotação por minuto – dependerá de cada modelo de estator. Logo, o resultado pode ser aplicado na saída do microcontrolador.

 

Imagens

*Este projeto foi desenvolvimento pessoal, não comercial e o compartilhamento pode ser modificado a qualquer momento sem aviso. Não há garantia de funcionamento e a tentativa de reproduzi-lo é de responsabilidade de cada executor.

5 comentarios em “Conta-giros ou tacômetro com PIC e LEDs em motos

    1. obrigado pelo comentário anderson, este sistema funciona, porém foi testado apenas na titan 150. para outras motos, seria necessário efetuar a análise de tensões e frequências para configurar o pic. e para programar o pic, vc tem que ter um pouco de conhecimento em eletrônica e um gravador de pic para fazer o download do programa nele. assim que eu tiver um tempinho estarei atualizando este sistema. de qualquer forma, vc pode entrar em contato caso queira o código do programa ou outras informações, amigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *