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Trocar guidão ou retrovisor original da moto é proibido

@motosmotor

Portaria 159/2017 inclui que trocar guidão ou retrovisor original da moto é proibido, salvo por CSV e novo CRV

Após a proibição, para trocar retrovisores ou guidão original por modelos diferentes do original de fábrica será necessário anexar CSV (Certificado de Segurança Veicular – emitido pelo Inmetro) e novo CRV (Certificado de Registro Veicular) constando as modificações visuais.

Nova Portaria substitui o Anexo da Portaria DENATRAN 64/2016

Dos 60 itens, o último diz respeito à “Alteração de espelhos retrovisores, guidão, de componentes do sistema de suspensão e assento (alteração dos pontos de fixação originais) [obs. 7 e 8]”, aplicados a “Motocicleta, motoneta e Triciclo”. Das exigências para tais modificações consta “CSV” e “Na OBS. do CRV/CRLV ‘veículo modificado visualmente’” [1].Kawasaki Ninja 2012 trocar retrovisores e guidão

Apenas componentes que atendem as exigências de normas vigentes serão aceitos na substituição

Das observações citadas:

“Observação 7: Quando da alteração de espelhos retrovisores deverá ser observado, os requisitos técnicos estabelecidos na Resolução CONTRAN nº 682, de 25 de julho de 2017 e suas sucedâneas.” [1].

De acordo com alguns subitens do anexo 1 da Resolução CONTRAN nº 682, de 25 de julho de 2017:
todos os espelhos devem ser reguláveis;
a área refletora do retrovisor não pode ser menor que 69 cm²;
para espelhos circulares o diâmetro não pode ser menor que 94 mm e nem maior que 150 mm;
para espelhos não circulares o espaço da área refletora tem que possibilitar a inscrição de um circulo de 78 mm de diâmetro e o retrovisor deve encaixar em uma área retangular medindo 120 mm por 200 mm.

Além disso, a Resolução trata que a área refletora tem que ser do tipo esférica-convexa – desde que esteja dentro de limites tratados no anexo – o que descarta retrovisores com área refletora plana e modelos que não atenderem especificações como a instalação e testes de flexão e impactos.

“Observação 8: Quando da alteração de guidão deverá ser observado: Largura: Mínima de 600mm e máxima de 950mm e Altura: Máxima limitada ao ombro do condutor quando o mesmo estiver em posição de condução da motocicleta” [1].

O procedimento para regularização é o mesmo ao de outra modificação qualquer, relacionada na portaria vigente:

  1. de posse dos documentos pessoais e da motocicleta (ainda não modificada), comparecer ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) local e solicitar autorização para as alterações planejadas;
  2. após a solicitação das modificações e alterações realizadas, o proprietário deve seguir com a moto para uma das oficinas credenciadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para inspeção – com exceção das alterações autorizadas, o veículo tem que ter todas as características originais de fábrica (incluindo escapamento), para, possivelmente, passar inspeção -. A lista das oficinas está no site do instituto;
  3. caso a modificação for aprovada, o proprietário deve voltar ao Detran do Estado (que o veículo está registrado) para a obtenção do número do Certificado de Segurança Veicular (CSV), que é registrado no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).

[1] DENATRAN. Departamento Nacional de Trânsito. Órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito [201-]. Disponível em: <https://www.denatran.gov.br/images/Portarias/2017/Portaria1592017.pdf>.

14 Comentários em “Trocar guidão ou retrovisor original da moto é proibido

    1. O procedimento para regularização já foi mencionado. Obrigado. Aproveito para ressaltar que isso não se trata apenas de retrovisores e guidão, mas também de assento e suspensão, conforme no primeiro parágrafo.

  1. Rapaz, isso não existe não, esses ladrões estão procurando meios de roubar o cidadão. Até quando isso vai acontecer e nós ficarmos calados.

    1. Troquei o guidão original da minha moto cg Titan 160 2020 por um esporte original da oxxi
      Características ,74cm largura x31mm 09mm diâmetro x 9,5 cm autora
      Queria saber se e proibido pelo Detran do RN

  2. o engenheiro passa anos desenvolvendo um equipamento adequado e vc compra retrovisor bolinha que não serve pra nada.. tem que ser multado mesmo

    1. Na real que ninguém liga cara isso aí é só balela pra mafia arrecadar dinheiro, o carro ou moto é seu vc faz oq quiser com ele desde q n faça nada com ninguém

    2. Realmete os engenheiros da Harley que fazem aqueles retrovisor praticamente redondo merecem estudar com os da honda que fazer cg125. é cada uma que eu vou te dizer

    3. Eu acredito que vc trabalha a vida toda pagar os se impostos em dias comprar os seus objetivos com o seu próprio suor paga com seu próprio dinheiro limpo porquê não pode comprar e ultizar
      O que vc acha que melhor pra vc o engenheiro e pago pra fazer o serviço dele e nós pode ulza o que quiser compramos e ulzamos com nosso próprio dinheiro ok

    4. O engenheiro na passa anos fazendo isso, ele escolhe um modelo de retrovisor disponível no mercado que combine com a moto e coloca ali,sempre existe essa ilusão que os engenheiros projetam uma moto como se fosse uma espaçonave.

    5. Se fosse por este seu pensamento o monza da chevrolet sequer teria saido da linha de montagem e o revolver Taurus 838 de 8,3″ só serviria pra bater prego na parede.

  3. Levei uma multa por estar com luz branca em vez da Amarela e tbm por estar com outro retrovisor que atende todas as medidas do original, mas como não consta a troca no documento. Não posso usar. É de lascar!

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