Moto Yamaha XT 1200Z Super Ténéré

@motosmotor

A Super Ténéré teve fabricação iniciada em 2010

A XT 1200Z Super Ténéré é um modelo de motocicleta de categoria On/Off Road (Dual Sport) fabricada pela Yamaha desde o ano de 2010. O nome do modelo, sinônimo de força, refere-se a a uma região desértica no centro sul do Sahara, Ténéré – local de onde nasceu o rali Abdijan-Nice, cujo participante, criador do Rally Dakar, se perdeu com uma Yamaha XT 500.

Motor bicilíndrico

Possui motor DOHC bicilíndrico de 1199 cc com moentes defasados 90°, alimentado por injeção de combustível, dupla ignição e refrigerado a líquido que desenvolve potência de até 110 cv a 7.250 rpm e torque de 11.6 kgf.m a 6.000 rpm até a versão 2014, devido a alterações técnicas no modelo 2015 ter proporcionado desempenho para 112 cv e torque de 11,9 Kgf.m, graças ao novo cabeçote redesenhado.

Algumas características da Super Ténéré

Yamaha Super Tenere 2016
Imagem: Yamaha Super Tenere 2016 (Divulgação)

Entre algumas características da XT 1200Z Super Ténéré, de estilo aventureiro, possui sistema de freios ABS linear (com capacidade de infinitos ajustes da pressão hidráulica) que é adotado para dar suporte as frenagens, quando frenagens bruscas devem ser feitas ou ao encontrar mudanças repentinas na superfície das vias.

Conta com computador de bordo onde é possível controlar todas as funções da motocicleta, consumo médio e instantâneo de combustível, temperatura do líquido refrigerante, temperatura de entrada de ar, odômetro TCS D-Mode, trip1, trip2, F-Trip e controle de tração YCC-T, D-Mode (modo touring e modo sporting).

A transmissão final é por cardã e o câmbio é de 6 velocidades. Possui regulagem na suspensão dianteira, traseira e altura do assento. Tem como principais rivais no mercado brasileiro, a BMR R1200 GS e Triumph Explorer XC.

Mudanças entre 2012 a 2014

Em 2012, disponível apenas na cor azul, foi lançada no Brasil sob preço sugerido de R$ 61.000,00* com base no Estado de SP. Preço mantido na linha 2013 cuja versão também foi disponibilizada na cor branca.

Em 2014, foi divulgada no Canadá a versão SE que entre algumas mudanças além de novo visual, contou com alterações no conjunto do motor, melhorando o torque da motocicleta. Recebeu novo painel de instrumentos, novo dispositivo para regulagem do para-brisa em quatro níveis e novos punhos com aquecimento.

No Brasil, O novo valor anunciado pela marca, foi de R$55.990,00. Aproximadamente R$ 13.000 de desconto em relação ao preço cobrado em algumas concessionárias referente ao modelo 2013/2014.

Recall no final de 2014

Em novembro de 2014, a Yamaha convocou proprietários dos modelos da XT 1200Z Super Ténéné fabricadas entre 2012 a 2014 relacionadas aos chassis JYADP02B0CA000004 a JYADP02BXEA001123 para substituição no subchicote do farol. Segundo a empresa, foi detectado que uma resistência elétrica no encaixe no terminal do mesmo com a lâmpada pode provocar super aquecimento no local, consequentemente danificando o terminal que poderia resultar em acidentes.

XTZ 1200Z Super Ténéré 2015 / 2016

Algumas novidades para a versão 2015, ficaram por conta da suspensão elétrica com controle no guidão que pode ser alterado com a motocicleta em movimento para o modo Soft (macio) Standard (normal) ou Hard (dura), disponível na versão Deluxe.

As duas versões contam com novo painel de instrumentos com indicador de marchas e posição das suspensões, além de piloto automático de série. Outros recursos como o sistema de controle de tração, freios ABS, aquecimento de manoplas e computador de bordo, já estavam disponíveis no modelo anterior (SE).

No aspecto visual, foi notado a inserção de uma carenagem na lateral esquerda e novo para brisa com regulagem de altura. Cavalete central, protetor para mãos e motor na versão Deluxe .

Além de peso reduzido, nova mesa para reduzir vibrações no guidão que fico posicionado 10 mm mais próximo ao piloto, alterações técnicas no cabeçote do motor e sistema de exaustão, garantiram ganho de 2 cavalos de potência e o torque que era de 11,6 kgf.m passou para 11,9 kgf.m na versão 2015, mantida em 2016.

E uma das melhores novidades é de que o modelo passa a ser fabricado no Brasil.

Prêmios:
2011 – Foi eleita a “Melhor Compra 2011“, na categoria On/Off para motos acima de 1000cc, pela revista Quatro Rodas Moto.
2012 – Eleita “Moto de Ouro“, da Editora Motorpress Brasil na categoria Maxtrail.
2013 – Eleita a Moto do Ano 2013 na categoria Bigtrail pela revista Duas Rodas, “Moto de Ouro 2013” e “Melhor Negócio 2013” pela revista Motociclismo.

Especificações/características técnicas  XT 1200Z Super Ténéré 2012 / 2016

Comprimento total 2,255 mm
Largura total 980 mm
Altura total 1.410 mm
Altura do assento Ajustável 845-870 mm
Distância entre eixos 1.540 mm
Altura mínima do solo 205 mm
Peso total (ordem de marcha) 2013 > 261 kg
2014 > 265 kg
Motor Tipo refrigeração líquida, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas, injeção de combustível, dupla ignição
Quantidade de cilindros 2 cilindros em linha
Cilindrada real 1199cc
Diâmetro x curso 98 x 79.5 mm
Taxa de compressão 11.0:1
Potência máxima 2012/2014 > 110 cv a 7.250 rpm
2015 > 112 cv a 7.250 rpm
Torque máximo 2012/2013/2014 > 11.6 kgf.m a 6.000 rpm
2015 > 11.9 kgf.m a 6.000 rpm
Velocidade máxima 2012/2014 > 195/200 km/h +*
Sistema de partida Elétrica
Sistema de lubrificação Cárter seco
Capacidade do óleo do motor 4,2 litros
Capacidade do tanque de combustível 23 litros
Alimentação Injeção de eletrônica
Sistema de transmissão Permanentemente engrenada, 6 velocidades
Transmissão final Cardan
Quadro Backbone em aço
Pneu dianteiro 110/80R19M/C 59V
Pneu traseiro 150/70R17M/C 69V
Freio dianteiro discos duplos, hidráulicos tipo “wave” de 310 mm ABS/ Sistema de Frenagem Unificado
Freio traseiro Disco hidráulico tipo “wave” de 282 mm
Suspensão dianteira Garfo telescópico, tubo de 43 mm, pré-carga ajustável, amortecimento de compressão e retorno (Elétrica na versão Deluxe).
Suspensão traseira Mono-amortecedor, ajustável para pré-carga e retorno (Elétrica na versão Deluxe).
Curso da roda dianteira 190 mm
Curso da roda traseira 190 mm
Painel de Instrumentos Computador de bordo onde todas as informações necessárias estarão disponíveis à sua vista. O consumo médio e instantâneo de combustível, temperatura do líquido refrigerante, Temperatura de entrada de ar, Odômetro TCS D-Mode, trip1, trip2, F-Trip, Tomada de 12 Volts. Controle de tração YCC-T, D-Mode (moto touring e modo sporting) e indicador de marchas na versão 2015.
Cores 2014 > Cinza, Azul e Branca
2015/2016 > Azul e Cinza
Preço Sugerido* 2013 > R$ 61.000,00*
2014/2015 > R$ 55.990,00*
2016/2015 > R$ 56.990,00*
2014/2015 > R$ 61.990* (Deluxe)
2016/2015 > R$ 65.490,00* (Deluxe)
Preço Sugerido no Canadá* 2014 >~ U$ 17,499.00*
Clique para Ver a tabela de preços atualizada

Fotos / imagens de divulgação

Vídeo selecionado XT 1200Z Super Ténéré

https://youtube.com/watch?v=551zU3WGsFU%3Frel%3D0%26showinfo%3D0

Você esta satisfeito com a Yamaha XT 1200Z?

  • Sim. A motocicleta esta perfeita. (92%, 54 Votes)
  • Não. Recomendo outro modelo de mesma categoria (8%, 5 Votes)

Total de Votos: 59


O que você acha sobre o preço da Yamaha XT 1200Z?

  • Caro. A motocicleta não vale este preço. (53%, 23 Votes)
  • Justo. Vale cada centavo. (47%, 20 Votes)

Total de Votos: 43


* As informações contidas aqui podem não coincidir com atualizações da fabricante e podem ser modificadas a qualquer momento sem aviso. Para melhores informações, é sugerido que visite o site oficial da Yamaha Motos.

10 comentarios em “Moto Yamaha XT 1200Z Super Ténéré

  1. ola’. alem da combinacao azul/cinzento tem preto/cinzento, preto/preto e branco/preto. as minhas preferidas sao as 2 ultimas. um abraco.

  2. essa moto é muito linda e bem mais em conta que a gs 1200 sua concorrente , mas o preço ainda assim é astronômico quantas pessoas no brasil tem condições financeiras para ter uma moto dessa ? são 80 salários mínimos. somente para ricos. na espanha a mesma moto custa 13900 euros, 20 salários mínimos. por que será que pagamos tantos impostos ?

  3. comprei a xt dlx, e não sei qdo usar os ajustes de suspensão, pois o manual só instruem como fazer. o controle de tração igualmente no manual só mostra como fazer e não qdo fazer, preciso de um curso rsrsrsrsr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *