Motos  »  Yamaha moto XT 660R Cross Trail

Início da publicidade: Fim da publicidade.

Yamaha moto XT 660R Cross Trail

@motosmotor

A XT 660R teve fabricação iniciada em 2005 no Brasil

A XT 660R é uma motocicleta de categoria On/Off Road fabricada e comercializada pela Yamaha desde 2004 na Europa e 2005 no Brasil como sucessora da XT 600E (1993 – 2005) que era substituta da XT 600Z Ténéré (1988 -1993/2011). 

Motor e algumas características

As características da família “XT”, produzidas pela Yamaha, podem ser resumidas nas próprias letras que significa “Cross Trail”, modelos inspirados no Raly Paris Dakar e reconhecidas pela qualidade empregada na tecnologia de fabricação.

XT 660R 2015/2016
Imagem: XT 660R 2015/2016 (Divulgação)

A XT 660R possui motor OHC monocilíndrico de 659,7 cm³, 4 válvulas, refrigerado a líquido e alimentado por injeção eletrônica (primeiro modelo nacional da categoria a usar o sistema de injeção eletrônica de combustível), que entrega potência máxima de 48 cv a 6000 rpm e torque de 5,95 kgf.m a 5.250 rpm.

Conta com freio a disco nas duas rodas, suspensão traseira monocross ajustável, farol com multi-refletores garantindo melhor visibilidade noturna e painel digital.

Divide espaço no mercado brasileiro com a BMW G 650 GS (OHC 1 Cilindro, 50 cv) e a Honda XL 700V Transalp (OHC V-2, 60 cv). O aumento na briga pela categoria, fez com que no final de 2011 a Yamaha baixasse o preço da motocicleta que era de R$ 29.000,00* para R$ 25.800,00* – já na linha 2012 -, entretanto, em 2015, teve preço restabelecido.

A XT 660R que é uma das motocicletas mais desejadas da Yamaha, desde o lançamento, não contou com modificações relevantes. De 2005 até a linha 2014, praticamente não houve modificações técnicas importantes no modelo, com exceção da adição da sonda lambda no sistema de injeção em 2009 e de novas cores durante o período, predominando o azul e preto.

Nos períodos anteriores, a Yamaha disponibilizava apenas 2 cores diferentes do modelo a cada ano, já na linha 2014, contou com 3 opções cores diferentes: Azul, vermelha e branca.

XT 660R 2015 / 2016

A versão 2014 do modelo (2015 e 2016 no Brasil), foi divulgado na Europa disponibilizadas nas cores branca e preta. Não contou com modificações técnicas além do novo grafismo com extinção do logo “enduro”, disponível na versão anterior.

Especificações técnicas da Yamaha XT 660R 2012 – 2014

Motor4 tempos, monocilindro, 4 válvulas, OHC, refrigeração liquida, cárter seco.
Cilindrada659,7 cm³
Diâmetro x Curso100,0 x 84,0mm
Taxa de compressão10,0:1
Potência máxima48 cv a 6.000 RPM
Torque máximo5,95 kgf.m a 5.250 RPM
Marcha Lenta1.400 RPM +/- 100
Capacidade de óleo2,9 litros
AlimentaçãoInjeção Eletrônica de combustível
Tanque de combustível15 litros
Velocidade máxima170 km/h* (painel) – 192+ km/h* (declive)
Consumo médio15/16 Km/l(cidade) 20/21 km/l* (estrada)
Eletrônica
IgniçãoCDI/ECU
PartidaElétrica
Bateria12V 8AH Selada
Farois12 V 55/60W H4
Transmissão
EmbreagemMultidisco banhada a óleo
CâmbioManual sequencial de 5 velocidades
Transmissão finalPor corrente
Quadro
TipoDiamond Tubular em aço
Dimensões
Comprimento2.240 mm
Largura845 mm
Altura1.230 mm
Distância mínima do solo210 mm
Distância entre eixos1.505 mm
Caster27,25º
Raio de curva2,4 m
Altura do assento865 mm
Peso seco165 kg
Suspensão
DianteiraGarfo telescópico hidráulico, sem ajuste, curso de 225mm.
TraseiraBraço oscilante e amortecedor único, curso de 200mm.
Roda dianteiraDe alumínio, raiada, de 21 polegadas.
Roda traseiraDe alumínio, raiada, de 17 polegadas.
Pneu dianteiro90/90-21 M/C 54 S com câmara
Pneu traseiro130/80-17 M/C 65 S com câmara
Freio dianteiroDisco único flutuante e ventilado de 298mm mordido por pinça de 2 pistões
Freio traseiroDisco simples ventilado de 245mm mordido por pinça de 1 pistão.
Cores2012> Preta e Branca
2013/2014 > Azul, Vermelha e Branca
2015/2016 > Preta e Branca
Preço Lançamento2012 > R$ 26.880,00* – O preço inicial foi de R$ 26.300,00* em seguida teve aumento para R$ 26.880,00*.
2013/2014 > R$ 27.290,00*
2014 > R$ 27.700,00*
2016/2015 > R$ 28.870,00*
Clique para Ver a tabela de preços atualizada

Fotos / imagens de divulgação

Vídeo selecionado Yamaha XT 660R

https://youtube.com/watch?v=YbCl9Ms9euk%3Frel%3D0%26showinfo%3D0

Você está satisfeito com a YAMAHA XT 660R 2013 2013?

  • Sim. A motocicleta esta perfeita. (82%, 242 Votes)
  • Não. Recomendo outra motocicleta da mesma categoria. (18%, 53 Votes)

Total de Votos: 295


O que você acha sobre o preço da YAMAHA XT 660R 2013?

  • Caro. A motocicleta não vale este preço. (51%, 128 Votes)
  • Justo. Vale cada centavo. (49%, 124 Votes)

Total de Votos: 252


Você esta satisfeito com a XT 660R 2014?

  • Sim. A motocicleta esta perfeita. (89%, 39 Votes)
  • Não. Recomendo outro modelo de mesma categoria. (11%, 5 Votes)

Total de Votos: 44


* As informações contidas aqui podem não coincidir com atualizações da fabricante e podem ser modificadas a qualquer momento sem aviso. Para melhores informações, é sugerido que visite o site oficial da Yamaha Motos.

64 Comentários em “Yamaha moto XT 660R Cross Trail

    1. nem compare falcon com xt. irmãozinho. a falcon foi a pior moto que ja existiu. e eles ainda me relançam pior do que ja era. 28cv.i6okg. como assim? como isso é posivel.? xt é pesada tb. porem é simplesmente uma moto eternamente reverenciada no mundo. pela istoria. guerrera. quase 6k de torque.

      agora a falcon. quem é a falcon?

      .

  1. desde que foi lançada a xt 660 recebeu pelo menos uma modificação tecnica : uma sonda lambda no escape do lado es que , que as primeiras n

  2. eu achei muito linda o modelo a cor deá xt660 2013 anda bem eu meu sonho e ter uma pramim.

    pramim e a moto que correspondem muitos gosto e meu gosto principalmente so faltou a minha.

    e motozao mesmo nao tem doque reclamar dela e jóia esta moto.

    ainda conpro uma

  3. acho linda essa moto.ja andei numa do meu amigo e é um tratorzão.excelente.queria testar a bmw g6sogs.deve ser show tambem.

  4. senhores, essa moto falta abaixar o preço, discanso central, protetor de motor, protetor de punhos, um banco mais confortavel, variedades de cores, juros mais baixos, freios abs, dois discos na frente, e um pouco mais de respeito com os consumidores.

    muito obrigado

    jose cardoso

    1. amigo, você tem perfil de quem é dono de cg. descanso central pra uma moto dessa, quem já viu? putz!!!

  5. á moto é ótima mais o preço é salgado falta algumas coisinhas como banco mais confortavel, tanque maior,e já vim com bagajeiro, mais é otima parabens para á yamaha

  6. falar o que dessa maravilha e meu sonho espero um dia poder sair por ai desfilando com essa maravilhosa maquina um abraço de um apaixonado por yamaha xt 660r

  7. a meu ver a yamaha poderia ainda fazer alguns melhoramentos nesta máquina para torná-la ótima; eu sugiro um tanque de combustível com maior capacidade ( como acesório opcional para atender aqueles que gostam de viagens), algum dispositivo que permita abaixar a distância minima do solo( tipo o kit conforto existente para a super tenere) e alguns ítens que posam reduzir o enível de vibrações em velocidades mais elevadas.

  8. cara queria comprar uma a um bom tempo mas esse ano comprei so estou esperando chegar da fabrica a 13/13 nao tem ainda esta chegando no inicio de fevereiro assim que eu pegar ela eu posto o que e a primeira vez andar em um xtrator zero vou percorrer 100 km com ela ja de cara vou buscar em outra cidade a minha cidade e muito caro me aguardem.

  9. minha xt660 completou 4.000km e ja estou começou a piar o freio de tras, alguem pode me falar se é isso mesmo , ja tenho que trocar.as pastilhas.

  10. daqui uns dias ja compro minha xt660r 2013 se se deus quiser logo logo.
    tem um shark s900 flag novo so pra andar com ela muito top.
    um sonho se realizado logo.
    quem gosta de moto sabe a emoção que e.

    1. cara pode comprar e muito top vc dexa hornet na arrancada rapidim para traz o que deixa os dosnos de hornet locos

  11. a xt660r é sensacional….tenho uma 2012 que vai me fazer companhia pro resto da minha vida. já possui vários tipos de motos, mas de 12 anos para cá só entra xt na minha garagem.

    é igual a um trator…não quebra, e é muito econômica. é show de bola!

    1. luiz ela no inicio fez 12km/l agora esta com quase 2.000km esta fazendo 18 assim que ela estiver mais usada ela deve chegar entre 18 a 20km/l mas eu ando chutado nao do folga nao e muito boa deixa hornet na arrancada longe demais top paguei 27.500,00 av fianciada ela foi para 35.000,00 se vc gosta de moto e demais.

  12. amigos, sei que gosto eh gosto. vou comprar uma essa semana e pode ser branca ou preta. a cor do momento eh a branca, mas tenho medo que possa amarelar ou encardir com o tempo ou algo assim. a preta por sua vez eh quase a mesma de 2005 pra cá. na opinião de vocês, autoridades nessa moto, com qual cor ficariam? muito obrigado.

    1. cara xt e preta e mais nada so porque na europa a moda e branca aqui e preta nao tem comparaçao xt e preta e e top demais tenho uma 2013/2013 preta com 2100 km e anda fi

    2. e aí irmão motociclista, acabei de comprar uma xt 660 branca, sempre gostei de veículos desta cor mesmo antes de virar moda, o segredo no caso das motocicletas e de veículos na cor branco, é não deixar ter muito contato com chuva e deixar secar naturalmente, sempre que isso ocorrer use um pano macio já úmido pra secar a moto ou carro, a poeira penetra na pintura, por isso só lave com shampoo pra carros e molhe bem ela antes de começar a lavar, se você puder sempre que lavar encerar o veículo também é uma boa pedida, de preferência com carnaúba, é um pouco mais cara porém dura muito e evita com isso usar outros produtos, se não estiver muito suja basta água e pano, não esquecendo que deve-se molhar bem a moto antes de começar a passar o pano, espero ter ajudado abraços.

  13. ae… moro na baixada e trabalho em sp, não aguento mais pagar fretado e perder o dia inteiro. decidi comprar uma moto e pegar estrada.
    minha dúvida. .. citycom 300i… burgman 400… ou…. xt 660 r.
    vlw.

    1. joão miguel, este foi o preço de lançamento com base no estado de sp. como agora o preço esta em quase 27 mil, pode haver concessionárias pedindo até 29 mil.

  14. boa tarde gostaria que mandaxe os modelos da xt okm 660 e da xj6f e da xj 6n bom enfim dos os modelos 0km quero compra mais tou em duvida se eu tivesse dinheiro compra todas saõ lindas kkk pode mandar pelo meu faceboock ronaldoaleao@yahoo.com.br blz

  15. voces poderiam analisar essa moto com menos vibracao e com dois discos dianteiros e um cambio de 6 marchas como a nc700 da honda

    1. amigo, pelo formato das palavras nunca teve moto, a xt tem 5 marcha porque tem motor e torque em baixa e da show em qualquer moto. em relação a vibração não sinto de vido ao torque monstro quando preciso e sua nc 700 não tem torque e quando coloca 6 marcha ao invés de a velocidade progredir a um declínio por falta de torque mas se gosta de moto pelas marchas continue com sua nc que eu fico com a xt. abracoooo

  16. cara comprei uma xt660r fas 15 dias estou maravilhado ela 2006 mas super nova vou por um banco sela eu a uso diaria mente vou para o trabalho tenho uma pergunta para voçes mas entendidos que eu eu nunca vi a ventuinha do radiador ligar quando ela deve ligar eu percorro 28 kilometros demanha eo mesmo atarde troquei todo liquido do radiador eo oleo um abraço e espero respostas meus irmaos da 660 pelotas rs .

  17. tenho uma xt 660 r , 2007, com 22000 km, comprada por mim zero km , e , acho nela os seguintes defeitos: o chassis, na parte final, rabeta, é muito frágil e quebra se houver peso de bagageiro , mais baú mesmo que pequeno, e mesmo que nele se coloque pouco peso, pois foi o que aconteceu com a minha moto e não é caso único, pois no fórum de motos há idênticas reclamações,e com rachaduras nos mesmos lugares onde aconteceu com a minha moto. logo, esse chassi deveria ser reforçado pois não justifica este acontecimento, para uma moto tão cara, o que não se observa nas motos de baixa cilindrada que andam por aí, carregando baús imensos e lotados de cargas pesadas. outro defeito é notado com apagão do motor que acontece quando se tenta sair de um giro baixo repentinamente para um giro mais alto . outro defeito é encontrado na corrente de transmissão que , não é durável apesar de ser lubrificada como exige o manual e há muitos casos de reclamações a respeito, com a corrente se rompendo, danificando componentes caríssimos e com perigo de acidentes graves. esta corrente deveria ser de melhor qualidade poi há muitas citações com quebra na faixa de 10000 km rodados . a corrente da minha moto, apesar de lubrifica-lá , conforme especificações do manual, já não tem mais o´rings, sendo necessário trocar o kit, que por sinal é muito caro e, no aspecto geral, a minha moto está muito conservada pois não ando com ela fora de estrada. entre os melhoramentos sugiro que futuramente estas motos venham, também , além de corrigidos os defeitos citados, com abs e controle de tração traseira nota: no manual não há citação sobre o uso de bagageiros, bauletos, e outros acessórios, que vc , adquire, e coloca na própria concessionária yamaha. no demais, no geral,é uma excelente moto em desempenho, versatilidade, uso urbano e em estradas mas,porém, pode ocorrer chimbre, com sensação de perda de direção, em velocidades altas, a partir de 130 km ,isto, pode ser visto em opiniões de vários motociclistas possuidores dessa máquina..

  18. sou fã dessa moto e pretendo comprar uma em breve. tenho uma super ténéré 750, 1997. outro dia engoli a xt660r arrancando em um sinal de trânsito. o coitado bem que tentou, mas a super, mesmo eu estando com garupa e baú e ele sem nada disso, não deu nenhuma chance. pena que minha super tá ficando velha, porque é uma puta moto!

  19. cara, eu sou do tempo da yamaha ténéré 88, já tive uma. essa linhagem de moto é do tipo para você castigar. é mais fácil você morrer a essa moto parar de funcionar.

  20. a xt 660 r foi uma moto evoluída para o ano do seu lançamento, principalmente o seu design, a moto é muito linda muito forte, que pena que seu preço é absurdo aqui no brasil , na espanha a xt 660 r custa 6700 euro equivalente a 11 salários mínimos . aqui no brasil custa 39 salários mínimos.

  21. sou proprietário dessa moto há mais ou menos 8 meses. já nadei 20.000 km nela com uma viagem de brasilia para o rio feita em julho de 2014.

    sobre a moto: é muito boa e facil de guiar. tem torque e retomada muito bons. acho o acabamento da xt muito pobre para a faixa de preço. enfrentei problemas de desgaste e desbotamento precoce do banco e da pintura do tanque e soltura dos adesivos.

    a yamaha é um caso à parte. você abre uma queixa no sac, informa todo ocorrido em uma moto de pouco uso, eles não avaliam absolutamente nada e negam a garantia sem qualquer justificativa.

    consegui o reparo da minha graças à concessionária que entendeu minha situação e aceitou reparar os problemas visto na moto.

    no mais é uma ótima moto, contudo não contem com a yamaha para admitir defeitos em seu modelo. se o quadro trincar falam de mau uso, se a pintura desbotar falam em mau uso… ou seja não use a moto que ela não estraga.

    para conservar as carenagens (plastico injetado de terrível manutenção que arranham até por pensamento) recomendo repintura e envernização dos plasticos. o pintor que cuidou da minha envernizou sobre os adesivos e agora está perfeita, bem brilhante e nova.

    contudo não conte com a yamaha e seu sac porque eles simplesmente não prestam!

  22. bom dia concordo com quase tudo oque o pessoal ja descreveram aqui entre prós e contras. vamos falar a verdade a xt nao é uma tiger uma gs bmw uma ducati ela é uma baita moto com custo alto mas prazerosa de andar. apesar de tudo pessoaleu gosto da minha 660 tirei 0km e vai me durar muito mais muito tempo. abraco a todos

  23. Um salve ah todos que expuseram seu entendimento para com a XT que sem dúvidas é uma moto atemporal! Minha XT só saí de minha mão para meu filho que ainda nem nasceu! Abraço a todos!

  24. 2020 tinha muitos planos, mas agora é renovar e tentar
    inovar em 2021. Agradeço pelo seu artigo me ajudou e
    compartilhei nas redes sociais.

  25. Deve se informar melhor amigo, até 2008 a honda fabricou a nx4 falcon que é carburada, ai parou a fabricação e depois a honda relançou a falcon , mas agora a falcon era injetada , abraços……..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *