Kit para aumentar a potência do motor – Teste

Última atualização em 31 de agosto de 2014 às 10:17 pm.

@motosmotor

CRF 250L MOTOR

CRF 250L – MOTOR que não precisa de modificação.

Sobre o funcionamento do kit para aumento de potência do motor

Basicamente, o conjunto de peças (kit) é para aumentar o tamanho original do cilindro do motor. Quanto maior a quantidade de ar/combustível o motor é capaz de converter (força em trabalho) por ciclo, maior será a potência de resposta entregue na aceleração, é claro que depende também de outros fatores, mas isso foge do escopo deste artigo.

Nos motores monocilíndricos (comum nos modelos de até 200 cm³), o kit é basicamente constituído por: um pistão, um cilindro, anéis e juntas. Atualmente, os kits já são preparados para troca sem a necessidade de usinar a carcaça do motor para adaptação, facilitando o trabalho do mecânico especializado e reduzindo o valor pago pela mão de obra do trabalho de montagem.

É importante ressaltar que os motores originais, empregados em cada modelo de motocicleta, seguem normas de adequação de acordo com a estrutura da moto. Ou seja, adaptar um motor com cerca de 500 cilindradas em uma motocicleta cujo motor original era de 150 cilindradas, seria incoerente, já que a estrutura para adaptação deste não suportaria tanto torque e velocidade daquele, havendo necessidade de várias modificações.

Teste com kit de 190 cc para CG 150 – alimentado com carburador

Em comparação ao teste realizado com o kit de 190 cc (64 mm) na Honda CG 150 Titan 2005 que possui motor alimentado por carburador, pode-se desvendar com alguns mitos e verdades sobre o mesmo.

Velocidades:

1 – Motor original (150 cc) – Em via plana, a velocidade máxima na posição de pilotagem normal era de 110 km/h* na 5ª marcha. Com o novo motor (190 cc), atinge até 125 km/h*.
2 – Em declives, com o motor original e na posição de pilotagem normal, a velocidade máxima atingida na 5ª marcha era de 130 km/h*. Com o novo motor, atinge cerca de 140 km/h*.

Torque:

Em aclives acentuados, apresentava difícil locomoção na 2ª marcha, quase necessitando reduzir para 1ª marcha. Com a nova motorização, apresenta facilidade para subir até na 3ª marcha sem forçar a aceleração (embalo).

Desvantagens:

Temperatura mais elevada devido ao maior tamanho do cilindro. Para transitar em baixa velocidade e alto giro não é adequado devido ao aquecimento elevado prejudicar outras peças do motor; umas delas são os discos de embreagem que começam a deslizar. Mas deve haver no mercado, discos que suportam maior temperatura. Deve-se desda forma, efetuar as substituições necessárias.

Vantagens:

1 – Facilidade para ultrapassagens devido ao maior torque perceptível;
2 – Facilidade para transportar garupa ou carga em aclives devido ao maior torque perceptível.

Preço:

1 -Kit para aumento de potência a 190 cc (Nicasil – mais resistente): Aproximadamente R$ 390,00 (2012).
2 – Mecânico (2012):
Cerca de R$ 200,00 (incluindo torneiro).
3 – Total:
R$ 590,00 (em 2012).
Obs: As modificações não são visíveis pela parte externa do motor, pois o cabeçote permanece no mesmo tamanho ao original. Desta forma, você poderá até enganar pela aparência, mas pode ser desvendado no dinamômetro.
Abaixo, uma imagem do kit:

Kit para aumento de potência para Titan

Kit para aumento de potência para Titan 150 – Fonte: Mercado Livre

Dúvidas:

1 – A motocicleta consome mais combustível com o kit de maior cilindrada?
Sim. Qualquer veículo automotor com capacidade cúbica maior, precisa de mais mistura de ar/combustível para funcionar de forma regular. No entanto, o consumo com o kit empregado (190cc), ficou praticamente imperceptível: cerca de 10% a mais por litro.

2 – Foi necessário substituir o carburador?
Não. Pelo menos para o kit de 190 cc um bom mecânico sabe regular o carburador original para alimentar de forma otimizada o novo cilindro.

3 – Foi necessário substituir o CDI da motocicleta?
Não. No entanto, há afirmações de que o CDI da CG Titan 125 modelo 2003, entrega melhor desempenho para o novo motor. No entanto, esta informação pode ser modificada após ser testado.

4 – Foi necessário substituir algum outro equipamento da motocicleta?
Não. Mas há informações que um escape com abertura maior pode entregar melhor desempenho para o novo motor. Esta informação pode ser modificada ao ser testado.

5 – A motocicleta baixa óleo lubrificante?
Não. Pelo menos após 20  meses de uso, não foi notado diferença no nível de óleo em comparação ao motor original.

6 – Foi necessário substituir o kit de relação?
Não. Efetuando a troca, poderá converter o ganho de potência para velocidade final. Entretanto, não haverá ganho satisfatório em marcha reduzida (1ª).

Nota:

Antes de qualquer alteração de característica visual ou técnica em um veículo automotor de 2 ou mais rodas é necessário PRIMEIRO soltar um dinheiro pro Governo, e para isso:
1 – Comparecer ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) local e solicitar autorização para as alterações planejadas.

2 – Após a solicitação das modificações, o proprietário deve seguir com a moto para uma das oficinas credenciadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para inspeção - o veículo tem que ter todas as características originais de fábrica (incluindo escapamento) para, possivelmente, passar inspeção -. A lista das oficinas está no site do instituto.

3 – Se aprovada a modificação, o proprietário deve voltar ao Detran do estado (que o veículo está registrado) para a obtenção do número do Certificado de Segurança Veicular (CSV), que é registrado no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).

Dica de Motos Motor:

Antes de enviar a motocicleta ou o motor para o mecânico efetuar a substituição, existe um método para preparação, de fácil execução, para deixar o novo motor ainda mais potente – com mais cavalos de potência. O método consiste em otimizar o fluxo de gases no duto de admissão e exaustão (escapamento).
Existe no Youtube uma vídeo aula postada por Marcelo Tonella (uma pessoa genial) que explica como efetuar a otimização e para quem quiser acompanhar o processo, abaixo segue o link do canal:
Como otimizar um cabeçote de moto

* É importante ressaltar também que em via pública (aberta) no Brasil, a velocidade máxima permitida é de 110 km/h (cento e dez quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas; (Lei nº 10.830, de 2003).

66 opiniões sobre “Kit para aumentar a potência do motor – Teste”

  1. Prezado,

    obrigado pela dica apesar de que o bom e estar quebrando regras, se o meu dinheiro fosse investido em obras visiveis seria um prazer mais com nao e, sei que meu dinheiro vai parar em alguma conta bancaria do colarinho branco prefiro me arriscar e quem sabe conversar com “seu guarda” pois esse sei que tem filhos e familia e meu dinheiro vai ser muito bem gasto.

  2. tenho uma fan 125 2009, se eu colocar o cdi 2001, pinhão 17 e coroa de 38 melhora de final, cilindro 190 é necessário trocar o comando tmbm??

  3. Seu e-mail:
    ***

    Assunto:
    Preparei minha moto, Agora falta acertar. O q devo fazer para melhorar
    ela?

    Mensagem a enviar:
    Ola meu nome e Leandro, possuo uma titan 150 ano 2006, mas descontente
    com desempenho resolvi apimentala, mais parece que o final dela e o
    mesmo.
    Confira a lista:
    Kit 190
    comando 5mm
    carburador Twister 250cc.
    Ainda tenho planos de rebaixar e prepara as entradas de fuxo do
    cabeçote e valvulas maiores, e e claro um bom cdi digital. E pra
    fexar uma relaçao de biz 125.
    minha duvida. sera que vai andar legal?

  4. Entao pessoal… Estou com motor original, porem estou com CDI da titan 2000/2001, e relação 17(pinhão) e 38(coroa), minha primeira marcha limita com 60 km/h… Já tive motorzao.. Muito bom, porem qndo tive problema com ele foi foda…. Entao pessoal. Troca a relação e a CDI q já da um final legal

  5. Holá amigos!
    Tenho uma fan 125 2012,pois coloquei um kit 150,comando da 150 sport,relação da sport 17×41.Todos aqui na minha região me disseram que os tal de kits não prestavam…mentira,só tem que levar a um mecânico que já tenha feito.Pq,o pistão temque ser levado a retifica para ser um pouco rebaixado,pq ele vem muito taxado de fabrica,se tu não fizer isto com certeza ira quebra,pq o motor grila.
    Mas de resto,não tem problema nenhum…tem um bom resultado na velocidade!

    De garupa 120 a 125 km/h na quinta marcha

    De peixinho,ou sejá,deitado em cima da motocicleta,de, 135 a 145 km/h no plano!

    Obs: o torque dos parafusos do motor tem que ser feitos adequadamente,a giclagem tem que ser um pouco maior tbm

    Abç!!

    1. Voce pode me ajudar, quero deixar a minha fan 125-2010 dando uns 140km pra mais, ela só da 130km, o que posso trocar dela ?

  6. Fala ai galera estou sempre lendo os comentários e respeito muito o trabalho de vocês, tenho uma apache 150; existe kit para aumentar cilindrada para apache? o que podemos fazer para aumentar a cilindrada e dar mai potencia ao motor?

    Abraço a todos!!!

    Anderson.

    1. Eae galera. tenho uma fan 150 2012. Gostaria de por um kit 190. Para melhorar no dia dia msm. So o kit com o pistao e a camisa vao dar diferença? E se eu colocar esse kit não vai ser preciso faser outra usinagem na biela ou no eixo do pistao? O q faco? Aguardo

  7. Comprei u kit de 190cc para CG 150 KS 2008 o mecanico trocou tudo certo, mas não mudou muita coisa na velocidade, porem a moto ficou mais pesada e é claro com mais arranque e força, com um tempo a performe vai aumentando da pra perceber que a moto anda com mais força em todas as machas principalmente na segunda, aumentou 5KM em todas as machas, vou trocar o CDI, e o carburador, depois disto acredito que a moto vai da os 140km ou mais, ou colocar carburador da 150 sport e o cdi da titan 2003 depois so trocar o escapamento e botar rodas de liga leve sendo que a moto já tem uma semi carenagem e um para-lama sport total de gastos mais de 2.500,00

    1. Seria legal colocar uma relação da cg 82 e um pinhão 17! Na minha fan 150, coloquei somente um comando da 150 esport, essa relação e u pinhão, com um escape mais aberto! Esta dando 135 em quarta, e 150 deitado no tanque! Fika a dika!

  8. Bom dia!
    Tenho uma 150 titan 2012 injetada, e gostaria de saber se posso colocar o CDI da fan 125 2010, pois o CDI da fan, é sem corte de giro… e se tem algum problema se eu remover toda a injeção e colocar carburador, se tem algum risco. e se vai aumentar a potência, tirando a injeção e colocando carburada. No aguardo…

  9. Boa tarde alguem poderia me informar se o comando da 150 sporte tem um grau maior do que a 150ex. 2012 ela ta com a descarga stralada, tem algum ganho de potencia

  10. Tenho uma honda dream c100 está com pistão da titan e carburador, o que devo fazer para aumentar mais a velocidade dela? vela? parte elétrica? comando?

  11. e ai galera.. tenho uma 150 ex 2012 injetada/flex e tava pensando em colocar um comandinho mais nervoso nela.. alguém já fez? sabem se nao da problema / se funciona legal? vlww. Att.

    1. Sim fica bom garantido vai aumentar forca mas tem que ser o comando 285graus c por um maior vai pegar na cabeça do pistao

  12. tenho uma Kansas 150 e quero colocar um kit 190 porém algumas pessoas me me disseram que o aumento de potência pode causar quebra ou entortar a biela provocando travamento do motor esta informação é real?
    Porque segundo o mecânico seria trocado todo conjunto, virabrequim, biela, retificaria a camisa, troca de junta, óleo….
    E por este receio ainda não coloquei a moto na oficina

    1. Mais fácil quebrar a corrente! Vai fazer 2 anos que ando na titan 190 2012… Agora, na Kansas não sei dizer se vai aguentar o tranco.

  13. oi!
    tenho uma titan 150 mix 2010 queria aumentar a cc dela mas tenho medo de dar poblema nela mais pra frente, queria saber se eu corro esse risco ? flw

  14. Olá, Da para aumentar a potência da nova Honda bros
    150cc com injeção eletrônsica flex para 200cc sem ter problemas mecânico? obrigado!

    1. Dorival para mirage você pode mandar o cilindro p uma retifica para abrir e por pistao maior vai da diferenca de tork a moto fica bem mais nervosa

  15. Eu tenho uma YBR 2008 ela desempenha a velocidade + ou – boa. e um amigo tem uma fan e ele tem vontade melhorar a velocidade pois a fan não passa de 110 em decida, eu recomendei a ele colocar um kit para aumento de potencia.

  16. Eiton pode comprar o kit sem medo mas p ser bom coloque cilindro e pistao 4mm carbura vc manda trocar gicle. c quiser coloca um comando 285• fica bem melhor cuide do óleo troca certa e boas vai ter motor p 50 mil km tranquilo não faz loucura de por kit muito grande que dai motor não agüenta mesmo sem falar em mexer em muita coisa

  17. Como tem cara eguinorante não intende merda nenhuma de moto e fica opinando .o kit aumento de cc não vai fazer a moto voar e pequena diferença sim. A durabilidade do motor vai depender do dono como cuidar da manutenção e do mecânico também a única coisa que tem que fazer e preparar o carbura o kit e bom sim p quem sabe o que quer abracos

    1. por favor alguem poderiam me dizer eu tava querendo comprar o kit 190 na minha titan 2006 mas eu nao queria trocar mais nada apenas a parte de cima do cilindro nao quero trocar carburador comando e nem biela se eu andar de boa sem esguelar ela toda hora o kit aguentaria quanto tempo pelo q eu sei so tinha q regular o gigle e isso gente eu nao entendo muito por favor me diz a verdade pois ta em jogo o meu sonho de ter uma moto 150 melhorsinha corre quanto a mais se baixa o oleo gasta quanto a mais gasolina me dizem por favor alguem pois quero comprar sem se arrepender

  18. queria saber se eu colocar o kit 190 cilindrada vao ter q trocar os comando de rolamentos pra um preparado me diz

    1. Amigo não entendi sua pergunta ,trocar o comando de
      valvulas só se vc quiser colocar um preparado ,mais só se for preparar para racha pq não recomento para moto do dia a dia ,faz barulho,e aumenta mt o risco de quebrar valvulas ,mais se for mecher na parte de baixo do motor te aconselho a trocar sim todos os rolamentos do motor pois já estão gastos e com este kit aumenta mt a chance deles quebrarem Ok.

    1. tenho um e dura no maximo 3meses acho que o pistao nao suporta tanta pressão mas procura ai um termoinjetado nunca mais vai te incomodar pois os aneis sao cromado

  19. Ola
    Meu nome é Rodrigo, sou de Mogi das cruzes, sp. Estou querendo aumentar a cilindrada do meu titan 150 por completo (já tinha aumentado porém não gostei do resultado). entretanto desconheco oficina especializada boa em fazer esse tipo de preparação aqui na minha região! Gostaria de saber se existe oficina especializada aqui em Mogi ou até mesmo na região do alto Tietê, ou em São Paulo?? E se tiver por favor gostaria de saber o endereço, telefone de contato ou até mesmo o site.
    Grato
    Rodrigo

  20. comprei o kit potencia de 190 cc para minha titan 2010,só que ela é injeção eletrônica,oque tenho que fazer para ajustar o ar/combustível?

    1. Jhony, modificar um motor injetado é meio complicado. Mas já ví uma XRE com o kit, no entanto só um bom mecânico vai saber explicar como é feito o procedimento. Mas acredito que qualquer gambiarra nestas motocicletas novas pode ferrar com o módulo de injeção.

    2. To nessa ai cara!!!! Comprei o Kit 190 tbm. So q minha injeção ta dando trabalho. Mecânico vai colocar a camisa e pistão 190 e limpar a injeção, se nao der resultado vou arrancar injeção e colocar i carbura a vácuo da Sport se e pior eu não sei, so sei q qualquer um mexe, injeção fui tentar arrumar o cara falow q tem que vir uma peça da casa do cara***. sou antiquadro, eu tenho que mandar no carro “moto”, esse negocio de quebrar e ter que colocar computador pra descobrir o problema, cabeçote com sensor, por** nenhuma. Hoje em dia td q quebra tem q ser substituído… Da um tempo!!! As vezes a modernidade atrapalha e dificulta as coisas.

  21. Anderson, a minha também ficou assim, ela ficou com mais torque porém a velocidade não mudou muito. Portanto, dizem que é bom colocar o pinhão da bros pois ele é maior e assim sendo, a velocidade no giro máximo também será maior, portanto com menor torque… Mas se vc for fazer isso, verifique se a corrente vai encaixar direitinho pois se não encaixar os elos nos dentes da coroa, vai danificar a coroa e o pinhão.

  22. tenho uma fan ano 2008 esta co um escapamento mais aberto do que o original pois éesportivo troquei o cdi por um mas antigo da titan 2001, e troquei o quit cilndro com pistoes e aneis mas o arburador ainda é o original, quero saber o que é preciso pais para aumentar a velocidade mda minha moto pois ainda ñ vi diferencia, tem alguma regulagem no carburador para essa mudança de cilindro ?, espero respostar obrigado

  23. Caso utilize o kit de aumento para 190 cc a numeração do bloco do motor não será alterada, somente a potencia, por isso caso seja parado em uma blitz os “policiais” não poderão falar nada porque nem vão perceber a alteração.

  24. Pessoal,
    Trabalho com inspeção veicular e devo alertar que, conforme a resolução 292 de 2008 do CONTRAN, que trata das modificações permitidas para veículos automotores, não tem previsão legal para esta modificação. Logo não é possível regularizar a alteração junto ao DETRAN.
    A informação com relação aos passos para se regularizar uma modificação está correto, no artigo acima, porem motocicleta não é contemplada pela legislação para aumento ou diminuição de potência.

  25. Estou com uma cg cargo 2012 e gostaria de colocar um kit
    de aumento de potencia para 150 cm cúbicos gostaria de saber
    se vou precisar trocar a biela por uma da titan 150 .

    Minha moto é uma cg cargo 125 da honda.

  26. Galera bom dia!!! Comigo e o seguinte. Tenho uma bros 2011, tbm qro aumentar as cc. To estudando se compensa o aumento pelo kit 190 ou se e melhor mudar o motor? So que pra quem aumenta pelo kit regula carburador, e pra quem e injeção? Como faz? Pq o custo sairia bem menor do q a troca completa do motor! Apesar q vc encontra galera q compra moto no leilão e te vende um motor maior e legal, com nota tudo certo pelo detran. So q o gasto e maior. E tem gente que diz… “Ah! Compra uma moto maior”. Eu digo!!!! Nao, o nosso prazer e ver nossa pequena dando dor de cabeça pros donos de media cc!!! Rsrs. Quem puder me ajudar agradeço! Valewww

  27. ola galera..
    quem puder me ajudar agradeço.
    quero colocar um kit de aumento d cilindrada de 190cc na minha fan 125 2010, mas nao sei se aumenta consideravelmente o torque e velocidade final,e se vai dar problema depois.
    quem souber algo sobre, me ajude .
    valeu.

  28. parabens por seu comentario e experiecia!!! a proposito tenho uma fan 125 modelo 2011 e vou botar kit cilindro 150cc metal leve, a minha duvida é o comando oque posso fazer??

  29. Saulus, dizem que o bom é usar o carburador da strada 200 e o CDI da titan 2003 para não cortar giro. De fato, não troquei o cdi nem o carburador da minha e ela não corta giro, mas a velocidade final aumentou uns 5 km/h apenas, por outro lado ficou com bastante torque nas subidas. na primeira marcha sobe em qualquer ladeira com garupa.

    1. Pessoal… qndo eu tinha motorzao usava cdi titan 2000… carburador da strada200…. relaçao 15/43 a velocidade era de 155km\h… porem hj em dia uso o motor original.. cdi e carburador o mesmo. Mas a relaçao 17\40 .. final 145 km\h…

  30. Olá, eu comprei esse kit de 150 para 190 e gostaria de usar o meu carburador de 150. Qual o giclê ideal para a moto trabalhar blz? Pois a minha tá cortando o giro. Obrigado!

    1. Sou mecanico especialista em preparação ybr todas, cg todas, brós,dafra e outras ,vendo e executo projetos ,barato rapido e facil atendo em cotia sp,e cidades proximas ,progetos dou toda a instrução no faça vc msm ,peças medidas o que fica bom ou não tudo ,
      peças … adicione e seja feliz .

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