Kit para aumentar a potência do motor teste

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CRF 250L MOTOR
CRF 250L -Motor que não precisa de modificação.

Kit para aumento de potência do motor

Basicamente, o¬†conjunto de pe√ßas (kit), √©¬†para¬†aumentar o tamanho original do cilindro do motor… uma vez que quanto maior a quantidade de ar/combust√≠vel o motor for¬†capaz de converter em¬†for√ßa mec√Ęnica¬†por ciclo, maior ser√° a pot√™ncia de resposta entregue na acelera√ß√£o… √© claro que depende tamb√©m de outros fatores, mas isso foge do escopo deste artigo.

Sobre o Kit de potência monocilíndrico

Nos motores monocilíndricos (comum nos modelos de até 200 cm³), o kit é basicamente constituído por:

  1. pist√£o;
  2. cilindro;
  3. anéis e juntas.

Atualmente, os kits j√° s√£o preparados para troca sem a necessidade de usinar a carca√ßa do motor para adapta√ß√£o, facilitando o trabalho do mec√Ęnico especializado e reduzindo o valor pago pela m√£o de obra.

√Č importante ressaltar que os motores originais, empregados em cada modelo de motocicleta, seguem normas de adequa√ß√£o de acordo com a estrutura da motocicleta. Ou seja, adaptar um motor com cerca de 500 cilindradas em uma motocicleta cujo motor original era de 150 cilindradas, seria incoerente, j√° que a estrutura para adapta√ß√£o deste¬†n√£o suportaria tanto torque e velocidade ao daquele, haveria a necessidade de v√°rias modifica√ß√Ķes t√©cnicas.

Teste com kit de 190 cc para CG 150 alimentada por carburador

Em comparação ao teste realizado com o kit de 190 cc (64 mm) na Honda CG 150 Titan 2005 carburada, pode-se desvendar com alguns mitos e verdades sobre o mesmo.

  • Velocidades
  1.  Motor original (150 cc): em via plana, a velocidade máxima na posição de pilotagem normal era de 110 km/h* na 5ª marcha. Com o novo motor (190 cc), atinge até 125 km/h*.
  2. Motor original (150 cc): em declives, com o motor original e na posição de pilotagem normal, a velocidade máxima atingida na 5ª marcha era de 130 km/h*. Com o novo motor, atinge cerca de 140 km/h*.
  • Torque
  1. Motor original (150 cc): em aclives acentuados, apresentava difícil locomoção na 2ª marcha, quase necessitando reduzir para 1ª marcha. Com a nova motorização de 190 cc, apresenta facilidade para subir até na 3ª marcha sem forçar a aceleração (embalo).
  • Desvantagens

Temperatura mais elevada devido ao maior tamanho da capacidade c√ļbica. Para transitar em baixa velocidade e alto giro n√£o √© adequado devido ao aquecimento elevado poder prejudicar outras¬†tipos de motores;¬†umas delas s√£o os discos de embreagem que come√ßam a deslizar. Havendo a necessidade de troca por algum conjunto que suporte¬†temperatura elevada.

  • Vantagens
  1. Maior segurança em ultrapassagens; uma vez que em ultrapassagens lentas, o risco de acidentes é muito maior;
  2. Facilidade para ultrapassagens devido ao maior torque perceptível;
  3. Facilidade para transportar garupa ou carga em aclives devido ao maior torque perceptível.

Preço:

  1. Kit para aumento de potência a 190 cc (Nicasil Рmais resistente): cerca de R$ 390,00 (2012).
  2. Mec√Ęnico:
    Cerca de R$ 200,00 (incluindo torneiro Р2012).
  3. Total:
    R$ 590,00 (em 2012).

Obs.:¬†ap√≥s a instala√ß√£o do kit, as modifica√ß√Ķes n√£o s√£o vis√≠veis pela parte externa do motor, pois o cabe√ßote permanece no mesmo tamanho ao do original. Desta forma, pode-se enganar pela apar√™ncia, mas desvendado no¬†dinam√īmetro ou abertura do motor.Abaixo, uma imagem do kit:

Kit para aumento de potência para Titan

Kit para aumento de potência para Titan 150 Рfonte: Mercado Livre

D√ļvidas mais comuns:

  1. A motocicleta consome mais combustível com o kit de maior cilindrada?
    Sim. Qualquer ve√≠culo automotor com capacidade c√ļbica maior, precisa de mais¬†mistura de ar/combust√≠vel para funcionar de forma regular. No entanto, o consumo com o kit de 190cc ficou praticamente impercept√≠vel: cerca de 5 a 10% a mais por litro.
  2. Foi necess√°rio substituir o carburador original?
    N√£o. Pelo menos para o kit de 190 cc um bom mec√Ęnico sabe regular o carburador original para alimentar de forma otimizada o novo cilindro.
  3. Foi necess√°rio substituir o CDI original da motocicleta?
    N√£o. No entanto,¬†h√° afirma√ß√Ķes de que o CDI da CG Titan 125 modelo 2003, entrega melhor desempenho para o novo motor. No entanto, esta informa√ß√£o pode ser modificada ap√≥s ser testado.
  4. Foi necess√°rio substituir algum outro equipamento da motocicleta?
    N√£o. Mas¬†h√° informa√ß√Ķes que um escape com abertura maior pode entregar melhor desempenho para o novo motor.¬†Esta informa√ß√£o pode ser modificada ao ser testado.
  5. A motocicleta baixa óleo lubrificante?
    Não. Pelo menos após 20  meses de uso, não foi notado diferença no nível de óleo em comparação ao motor original.
  6. Foi necessário substituir o kit de relação?
    Não. Efetuando a troca, poderá converter o ganho de potência para velocidade final. Entretanto, não haverá ganho satisfatório em marcha reduzida.

Nota:

Antes de qualquer alteração de característica visual ou técnica em um veículo automotor de 2 ou mais rodas é necessário:

  1. comparecer ao Detran (Departamento Estadual de Tr√Ęnsito) local e solicitar autoriza√ß√£o para as altera√ß√Ķes planejadas;
  2. ap√≥s a solicita√ß√£o das modifica√ß√Ķes, o propriet√°rio deve seguir com a moto para uma das oficinas credenciadas pelo¬†Inmetro¬†(Instituto Nacional de Metrologia, Normaliza√ß√£o e Qualidade Industrial) para inspe√ß√£o –¬†o ve√≠culo tem que ter todas as caracter√≠sticas originais de f√°brica (incluindo escapamento) para, possivelmente, passar¬†inspe√ß√£o¬†-. A lista das oficinas est√° no site do instituto;
  3. caso aprovada¬†a¬†modifica√ß√£o, o propriet√°rio deve voltar ao Detran do estado (que o ve√≠culo est√° registrado) para a obten√ß√£o do n√ļmero do Certificado de Seguran√ßa Veicular (CSV), que √© registrado no campo das observa√ß√Ķes do Certificado de Registro de Ve√≠culo (CRV) e do Certificado de Registro de Licenciamento de Ve√≠culos (CRLV).

Dica de Motos Motor:

Antes de enviar a motocicleta ou o motor¬†para o mec√Ęnico efetuar a substitui√ß√£o, existe um m√©todo de¬†prepara√ß√£o, de f√°cil execu√ß√£o, que deixar√°¬†o novo motor ainda mais potente. O m√©todo consiste em otimizar o fluxo de gases no duto de admiss√£o e exaust√£o (escapamento).

Existe no Youtube uma vídeo aula postada por Marcelo Tonella que explica como efetuar a otimização e para quem quiser acompanhar o processo, abaixo segue o link do canal:
Como otimizar um cabeçote de moto

* √Č importante¬†ressaltar que em via p√ļblica (aberta) no Brasil, a velocidade m√°xima permitida √© de 110 km/h (cento e dez quil√īmetros por hora) para autom√≥veis, camionetas e motocicletas; (Lei n¬ļ 10.830, de 2003).

Hobbista

Editor de Motos Motor.

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