Kit para aumentar a potência do motor teste


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Kit para aumento de potência do motor

Basicamente, o conjunto de peças (kit), é para aumentar o tamanho original do cilindro do motor… uma vez que quanto maior a quantidade de ar/combustível o motor for capaz de converter em força mecânica por ciclo, maior será a potência de resposta entregue na aceleração… é claro que depende também de outros fatores, mas isso foge do escopo deste artigo.

Sobre o Kit de potência monocilíndrico

Nos motores monocilíndricos (comum nos modelos de até 200 cm³), o kit é basicamente constituído por:

  1. pistão;
  2. cilindro;
  3. anéis e juntas.

Atualmente, os kits já são preparados para troca sem a necessidade de usinar a carcaça do motor para adaptação, facilitando o trabalho do mecânico especializado e reduzindo o valor pago pela mão de obra.

CRF 250L MOTOR
CRF 250L -Motor que não precisa de modificação.

É importante ressaltar que os motores originais, empregados em cada modelo de motocicleta, seguem normas de adequação de acordo com a estrutura da motocicleta. Ou seja, adaptar um motor com cerca de 500 cilindradas em uma motocicleta cujo motor original era de 150 cilindradas, seria incoerente, já que a estrutura para adaptação deste não suportaria tanto torque e velocidade ao daquele, haveria a necessidade de várias modificações técnicas.

Teste com kit de 190 cc para CG 150 alimentada por carburador

Em comparação ao teste realizado com o kit de 190 cc (64 mm) na Honda CG 150 Titan 2005 carburada, pode-se desvendar com alguns mitos e verdades sobre o mesmo.

  • Velocidades
  1.  Motor original (150 cc): em via plana, a velocidade máxima na posição de pilotagem normal era de 110 km/h* na 5ª marcha. Com o novo motor (190 cc), atinge até 125 km/h*.
  2. Motor original (150 cc): em declives, com o motor original e na posição de pilotagem normal, a velocidade máxima atingida na 5ª marcha era de 130 km/h*. Com o novo motor, atinge cerca de 140 km/h*.
  • Torque
  1. Motor original (150 cc): em aclives acentuados, apresentava difícil locomoção na 2ª marcha, quase necessitando reduzir para 1ª marcha. Com a nova motorização de 190 cc, apresenta facilidade para subir até na 3ª marcha sem forçar a aceleração (embalo).
  • Desvantagens

Temperatura mais elevada devido ao maior tamanho da capacidade cúbica. Para transitar em baixa velocidade e alto giro não é adequado devido ao aquecimento elevado poder prejudicar outras tipos de motores; umas delas são os discos de embreagem que começam a deslizar. Havendo a necessidade de troca por algum conjunto que suporte temperatura elevada.

  • Vantagens
  1. Maior segurança em ultrapassagens; uma vez que em ultrapassagens lentas, o risco de acidentes é muito maior;
  2. Facilidade para ultrapassagens devido ao maior torque perceptível;
  3. Facilidade para transportar garupa ou carga em aclives devido ao maior torque perceptível.

Preço:

  1. Kit para aumento de potência a 190 cc (Nicasil – mais resistente): cerca de R$ 390,00 (2012).
  2. Mecânico:
    Cerca de R$ 200,00 (incluindo torneiro – 2012).
  3. Total:
    R$ 590,00 (em 2012).

Obs.: após a instalação do kit, as modificações não são visíveis pela parte externa do motor, pois o cabeçote permanece no mesmo tamanho ao do original. Desta forma, pode-se enganar pela aparência, mas desvendado no dinamômetro ou abertura do motor.Abaixo, uma imagem do kit:

Kit para aumento de potência para Titan

Kit para aumento de potência para Titan 150 – fonte: Mercado Livre

Dúvidas mais comuns:

  1. A motocicleta consome mais combustível com o kit de maior cilindrada?
    Sim. Qualquer veículo automotor com capacidade cúbica maior, precisa de mais mistura de ar/combustível para funcionar de forma regular. No entanto, o consumo com o kit de 190cc ficou praticamente imperceptível: cerca de 5 a 10% a mais por litro.
  2. Foi necessário substituir o carburador original?
    Não. Pelo menos para o kit de 190 cc um bom mecânico sabe regular o carburador original para alimentar de forma otimizada o novo cilindro.
  3. Foi necessário substituir o CDI original da motocicleta?
    Não. No entanto, há afirmações de que o CDI da CG Titan 125 modelo 2003, entrega melhor desempenho para o novo motor. No entanto, esta informação pode ser modificada após ser testado.
  4. Foi necessário substituir algum outro equipamento da motocicleta?
    Não. Mas há informações que um escape com abertura maior pode entregar melhor desempenho para o novo motor. Esta informação pode ser modificada ao ser testado.
  5. A motocicleta baixa óleo lubrificante?
    Não. Pelo menos após 20  meses de uso, não foi notado diferença no nível de óleo em comparação ao motor original.
  6. Foi necessário substituir o kit de relação?
    Não. Efetuando a troca, poderá converter o ganho de potência para velocidade final. Entretanto, não haverá ganho satisfatório em marcha reduzida.A expressão matemática para cálculo de velocidade final é:
    Números de Dentes da Coroa / Número de dentes do Pinhão
    O resultado corresponde ao número de voltas do pinhão para cada volta completa da roda.
    Logo, quanto menor o resultado, maior será a velocidade final e menor será o torque.
    Ex.:
    Coroa original / Pinhão original = coeficiente
    Supondo que,
    43 dentes / 14 dentes = 3.07
    Coroa original / Pinhão da bros = coeficiente
    43 dentes / 16 dentes = 2.68
    Observa-se que o kit relação Coroa original / Pinhão da bros resulta em menor coeficiente, que corresponde a aumento de velocidade final, porém o torque será comprometido em aclives. Deve-se observar também se haverá casamento perfeito entre os elos da corrente e os dentes da coroa e pinhão para evitar desgaste prematuro.
    O resultado de pesquisas foi que o coeficiente para modelos originais é igual ou está o mais próximo possível de 3.

Nota:

Antes de qualquer alteração de característica visual ou técnica em um veículo automotor de 2 ou mais rodas é necessário:

  1. comparecer ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) local e solicitar autorização para as alterações planejadas;
  2. após a solicitação das modificações, o proprietário deve seguir com a moto para uma das oficinas credenciadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para inspeção – o veículo tem que ter todas as características originais de fábrica (incluindo escapamento) para, possivelmente, passar inspeção -. A lista das oficinas está no site do instituto;
  3. caso aprovada a modificação, o proprietário deve voltar ao Detran do estado (que o veículo está registrado) para a obtenção do número do Certificado de Segurança Veicular (CSV), que é registrado no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).

Dica de Motos Motor:

Antes de enviar a motocicleta ou o motor para o mecânico efetuar a substituição, existe um método de preparação, de fácil execução, que deixará o novo motor ainda mais potente. O método consiste em otimizar o fluxo de gases no duto de admissão e exaustão (escapamento).

Existe no Youtube uma vídeo aula postada por Marcelo Tonella que explica como efetuar a otimização e para quem quiser acompanhar o processo, abaixo segue o link do canal:
Como otimizar um cabeçote de moto

* É importante ressaltar que em via pública (aberta) no Brasil, a velocidade máxima permitida é de 110 km/h (cento e dez quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas; (Lei nº 10.830, de 2003).

Ao verificar os preços no site oficial antes de comprar ou vender sua moto, o valor pode referir ao preços público sugerido, em Manaus, para pagamento à vista, sem incluir despesas com frete e seguro, o que difere das concessionárias.

226 comentarios em “Kit para aumentar a potência do motor teste

  1. olá, eu comprei esse kit de 150 para 190 e gostaria de usar o meu carburador de 150. qual o giclê ideal para a moto trabalhar blz? pois a minha tá cortando o giro. obrigado!

  2. saulus, dizem que o bom é usar o carburador da strada 200 e o cdi da titan 2003 para não cortar giro. de fato, não troquei o cdi nem o carburador da minha e ela não corta giro, mas a velocidade final aumentou uns 5 km/h apenas, por outro lado ficou com bastante torque nas subidas. na primeira marcha sobe em qualquer ladeira com garupa.

    1. pessoal… qndo eu tinha motorzao usava cdi titan 2000… carburador da strada200…. relaçao 15/43 a velocidade era de 155km\h… porem hj em dia uso o motor original.. cdi e carburador o mesmo. mas a relaçao 17\40 .. final 145 km\h…

  3. parabens por seu comentario e experiecia!!! a proposito tenho uma fan 125 modelo 2011 e vou botar kit cilindro 150cc metal leve, a minha duvida é o comando oque posso fazer??

    1. tenho uma moto honda125 xlr será que se eu trocar o escapamento melhora alguma coisa ou tem alguma coisa que eu possa fazer pra melhorar o desempenho de lá ela é do ano 2001

      1. se vc tocar o escapamento não vai fazer muita diferença tenho uma cg 125 com o escape cortado a única diferença q deu e a dor de cabeça por causa do barulho haha coloca um pinhao menor se vc quer torque se quer velocidade bota um maior

  4. ola galera..
    quem puder me ajudar agradeço.
    quero colocar um kit de aumento d cilindrada de 190cc na minha fan 125 2010, mas nao sei se aumenta consideravelmente o torque e velocidade final,e se vai dar problema depois.
    quem souber algo sobre, me ajude .
    valeu.

  5. galera bom dia!!! comigo e o seguinte. tenho uma bros 2011, tbm qro aumentar as cc. to estudando se compensa o aumento pelo kit 190 ou se e melhor mudar o motor? so que pra quem aumenta pelo kit regula carburador, e pra quem e injeção? como faz? pq o custo sairia bem menor do q a troca completa do motor! apesar q vc encontra galera q compra moto no leilão e te vende um motor maior e legal, com nota tudo certo pelo detran. so q o gasto e maior. e tem gente que diz… “ah! compra uma moto maior”. eu digo!!!! nao, o nosso prazer e ver nossa pequena dando dor de cabeça pros donos de media cc!!! rsrs. quem puder me ajudar agradeço! valewww

    1. para colocar o kit 190 na sua titã mix vc tem que trocar o tbi (corpo de injeção) e colocar o tbi da cbx 300 para ai sim ter combustivel suficiente para alimentar o kit 190

    2. por isso eu passei e posso te dizer: a lei mudou, nem os caras do detran dão essa informação ou sabem disso, em 2016, até 2016 podia, mas o denatram fez uma portaria impedindo aumento de potência só para moto, superior a 10%, eu mesmo comprei duas fazer, uma 150\2014 e outra 250\2016 baixada, em leilão, a sorte que que a 250 tá muito nova e eu planejo comprar uma velha e por tudo novo no quadro antigo. caso queira fazer ilegalmente sem registrar pode, só que você correrá risco caso uma blits te pare e confiram o número do motor, ou percebam o motor 250 na 150, vai dar multa, reboque. fria.
      r

  6. estou com uma cg cargo 2012 e gostaria de colocar um kit
    de aumento de potencia para 150 cm cúbicos gostaria de saber
    se vou precisar trocar a biela por uma da titan 150 .

    minha moto é uma cg cargo 125 da honda.

  7. pessoal,
    trabalho com inspeção veicular e devo alertar que, conforme a resolução 292 de 2008 do contran, que trata das modificações permitidas para veículos automotores, não tem previsão legal para esta modificação. logo não é possível regularizar a alteração junto ao detran.
    a informação com relação aos passos para se regularizar uma modificação está correto, no artigo acima, porem motocicleta não é contemplada pela legislação para aumento ou diminuição de potência.

    1. é leslie, como você faz para descobrir que é uma titan 190? pra mim isso é impossível, uma vez que os vistoriadores não têm dinamômetros, apenas olham as setas, o farol e escapamento… e outra é que se prenderem uma motoca pensando que é 190 e depois não for, o estado terá que arcar com as despesas…

  8. caso utilize o kit de aumento para 190 cc a numeração do bloco do motor não será alterada, somente a potencia, por isso caso seja parado em uma blitz os “policiais” não poderão falar nada porque nem vão perceber a alteração.

  9. tenho uma fan ano 2008 esta co um escapamento mais aberto do que o original pois éesportivo troquei o cdi por um mas antigo da titan 2001, e troquei o quit cilndro com pistoes e aneis mas o arburador ainda é o original, quero saber o que é preciso pais para aumentar a velocidade mda minha moto pois ainda ñ vi diferencia, tem alguma regulagem no carburador para essa mudança de cilindro ?, espero respostar obrigado

  10. anderson, a minha também ficou assim, ela ficou com mais torque porém a velocidade não mudou muito. portanto, dizem que é bom colocar o pinhão da bros pois ele é maior e assim sendo, a velocidade no giro máximo também será maior, portanto com menor torque… mas se vc for fazer isso, verifique se a corrente vai encaixar direitinho pois se não encaixar os elos nos dentes da coroa, vai danificar a coroa e o pinhão.

  11. comprei o kit potencia de 190 cc para minha titan 2010,só que ela é injeção eletrônica,oque tenho que fazer para ajustar o ar/combustível?

    1. jhony, modificar um motor injetado é meio complicado. mas já ví uma xre com o kit, no entanto só um bom mecânico vai saber explicar como é feito o procedimento. mas acredito que qualquer gambiarra nestas motocicletas novas pode ferrar com o módulo de injeção.

    2. to nessa ai cara!!!! comprei o kit 190 tbm. so q minha injeção ta dando trabalho. mecânico vai colocar a camisa e pistão 190 e limpar a injeção, se nao der resultado vou arrancar injeção e colocar i carbura a vácuo da sport se e pior eu não sei, so sei q qualquer um mexe, injeção fui tentar arrumar o cara falow q tem que vir uma peça da casa do cara***. sou antiquadro, eu tenho que mandar no carro “moto”, esse negocio de quebrar e ter que colocar computador pra descobrir o problema, cabeçote com sensor, por** nenhuma. hoje em dia td q quebra tem q ser substituído… da um tempo!!! as vezes a modernidade atrapalha e dificulta as coisas.

  12. ola
    meu nome é rodrigo, sou de mogi das cruzes, sp. estou querendo aumentar a cilindrada do meu titan 150 por completo (já tinha aumentado porém não gostei do resultado). entretanto desconheco oficina especializada boa em fazer esse tipo de preparação aqui na minha região! gostaria de saber se existe oficina especializada aqui em mogi ou até mesmo na região do alto tietê, ou em são paulo?? e se tiver por favor gostaria de saber o endereço, telefone de contato ou até mesmo o site.
    grato
    rodrigo

    1. tenho um e dura no maximo 3meses acho que o pistao nao suporta tanta pressão mas procura ai um termoinjetado nunca mais vai te incomodar pois os aneis sao cromado

    1. amigo não entendi sua pergunta ,trocar o comando de
      valvulas só se vc quiser colocar um preparado ,mais só se for preparar para racha pq não recomento para moto do dia a dia ,faz barulho,e aumenta mt o risco de quebrar valvulas ,mais se for mecher na parte de baixo do motor te aconselho a trocar sim todos os rolamentos do motor pois já estão gastos e com este kit aumenta mt a chance deles quebrarem ok.

  13. como tem cara eguinorante não intende merda nenhuma de moto e fica opinando .o kit aumento de cc não vai fazer a moto voar e pequena diferença sim. a durabilidade do motor vai depender do dono como cuidar da manutenção e do mecânico também a única coisa que tem que fazer e preparar o carbura o kit e bom sim p quem sabe o que quer abracos

    1. por favor alguem poderiam me dizer eu tava querendo comprar o kit 190 na minha titan 2006 mas eu nao queria trocar mais nada apenas a parte de cima do cilindro nao quero trocar carburador comando e nem biela se eu andar de boa sem esguelar ela toda hora o kit aguentaria quanto tempo pelo q eu sei so tinha q regular o gigle e isso gente eu nao entendo muito por favor me diz a verdade pois ta em jogo o meu sonho de ter uma moto 150 melhorsinha corre quanto a mais se baixa o oleo gasta quanto a mais gasolina me dizem por favor alguem pois quero comprar sem se arrepender

  14. eiton pode comprar o kit sem medo mas p ser bom coloque cilindro e pistao 4mm carbura vc manda trocar gicle. c quiser coloca um comando 285• fica bem melhor cuide do óleo troca certa e boas vai ter motor p 50 mil km tranquilo não faz loucura de por kit muito grande que dai motor não agüenta mesmo sem falar em mexer em muita coisa

  15. eu tenho uma ybr 2008 ela desempenha a velocidade + ou – boa. e um amigo tem uma fan e ele tem vontade melhorar a velocidade pois a fan não passa de 110 em decida, eu recomendei a ele colocar um kit para aumento de potencia.

    1. dorival para mirage você pode mandar o cilindro p uma retifica para abrir e por pistao maior vai da diferenca de tork a moto fica bem mais nervosa

  16. olá, da para aumentar a potência da nova honda bros
    150cc com injeção eletrônsica flex para 200cc sem ter problemas mecânico? obrigado!

      1. para motos alta e bom correr de dois tem mais velocidade final sozinho ela dava uns 132,130.
        de arrancada pelo menos a minha com essa adulteracao saia junto com xre. tenta a sorte so depende de como vc piloto. *.

    1. eu tenho uma titan ex também do mesmo ano da sua, e colokei o kit, mas a injeção nao consegue alimentar as 190cc, então vou ter q tirar a injeção e colocar um carburador, mas ela fiko kom muita força, só nao passa de 120 por falta de combustível

      1. o módulo está setado para trabalhar com 150 cc, tem que recalibrar para 190. procure algum mecânico que faça reprogramação do módulo de injeção. geralmente, em oficina especializada (que tenha algum engenheiro eletrônico) ele vai saber fazer. porém, dependendo, o trabalho pode custar mais que o kit.

  17. oi!
    tenho uma titan 150 mix 2010 queria aumentar a cc dela mas tenho medo de dar poblema nela mais pra frente, queria saber se eu corro esse risco ? flw

  18. tenho uma kansas 150 e quero colocar um kit 190 porém algumas pessoas me me disseram que o aumento de potência pode causar quebra ou entortar a biela provocando travamento do motor esta informação é real?
    porque segundo o mecânico seria trocado todo conjunto, virabrequim, biela, retificaria a camisa, troca de junta, óleo….
    e por este receio ainda não coloquei a moto na oficina

    1. mais fácil quebrar a corrente! vai fazer 2 anos que ando na titan 190 2012… agora, na kansas não sei dizer se vai aguentar o tranco.

  19. e ai galera.. tenho uma 150 ex 2012 injetada/flex e tava pensando em colocar um comandinho mais nervoso nela.. alguém já fez? sabem se nao da problema / se funciona legal? vlww. att.

    1. sim fica bom garantido vai aumentar forca mas tem que ser o comando 285graus c por um maior vai pegar na cabeça do pistao

  20. tenho uma honda dream c100 está com pistão da titan e carburador, o que devo fazer para aumentar mais a velocidade dela? vela? parte elétrica? comando?

  21. boa tarde alguem poderia me informar se o comando da 150 sporte tem um grau maior do que a 150ex. 2012 ela ta com a descarga stralada, tem algum ganho de potencia

  22. bom dia!
    tenho uma 150 titan 2012 injetada, e gostaria de saber se posso colocar o cdi da fan 125 2010, pois o cdi da fan, é sem corte de giro… e se tem algum problema se eu remover toda a injeção e colocar carburador, se tem algum risco. e se vai aumentar a potência, tirando a injeção e colocando carburada. no aguardo…

  23. comprei u kit de 190cc para cg 150 ks 2008 o mecanico trocou tudo certo, mas não mudou muita coisa na velocidade, porem a moto ficou mais pesada e é claro com mais arranque e força, com um tempo a performe vai aumentando da pra perceber que a moto anda com mais força em todas as machas principalmente na segunda, aumentou 5km em todas as machas, vou trocar o cdi, e o carburador, depois disto acredito que a moto vai da os 140km ou mais, ou colocar carburador da 150 sport e o cdi da titan 2003 depois so trocar o escapamento e botar rodas de liga leve sendo que a moto já tem uma semi carenagem e um para-lama sport total de gastos mais de 2.500,00

    1. seria legal colocar uma relação da cg 82 e um pinhão 17! na minha fan 150, coloquei somente um comando da 150 esport, essa relação e u pinhão, com um escape mais aberto! esta dando 135 em quarta, e 150 deitado no tanque! fika a dika!

    2. cara não é só kit de aumento ke a moto vai andar mais tem ke pôr um kit de relação tb com a relação original a moto terá ganho nos torke e arrancadas é óbvio em um 150 a relação 16×38 anda bem se necessidade de por cdi sem corte

  24. fala ai galera estou sempre lendo os comentários e respeito muito o trabalho de vocês, tenho uma apache 150; existe kit para aumentar cilindrada para apache? o que podemos fazer para aumentar a cilindrada e dar mai potencia ao motor?

    abraço a todos!!!

    anderson.

    1. eae galera. tenho uma fan 150 2012. gostaria de por um kit 190. para melhorar no dia dia msm. so o kit com o pistao e a camisa vao dar diferença? e se eu colocar esse kit não vai ser preciso faser outra usinagem na biela ou no eixo do pistao? o q faco? aguardo

  25. holá amigos!
    tenho uma fan 125 2012,pois coloquei um kit 150,comando da 150 sport,relação da sport 17×41.todos aqui na minha região me disseram que os tal de kits não prestavam…mentira,só tem que levar a um mecânico que já tenha feito.pq,o pistão temque ser levado a retifica para ser um pouco rebaixado,pq ele vem muito taxado de fabrica,se tu não fizer isto com certeza ira quebra,pq o motor grila.
    mas de resto,não tem problema nenhum…tem um bom resultado na velocidade!

    de garupa 120 a 125 km/h na quinta marcha

    de peixinho,ou sejá,deitado em cima da motocicleta,de, 135 a 145 km/h no plano!

    obs: o torque dos parafusos do motor tem que ser feitos adequadamente,a giclagem tem que ser um pouco maior tbm

    abç!!

  26. entao pessoal… estou com motor original, porem estou com cdi da titan 2000/2001, e relação 17(pinhão) e 38(coroa), minha primeira marcha limita com 60 km/h… já tive motorzao.. muito bom, porem qndo tive problema com ele foi foda…. entao pessoal. troca a relação e a cdi q já da um final legal

  27. seu e-mail:
    ***

    assunto:
    preparei minha moto, agora falta acertar. o q devo fazer para melhorar
    ela?

    mensagem a enviar:
    ola meu nome e leandro, possuo uma titan 150 ano 2006, mas descontente
    com desempenho resolvi apimentala, mais parece que o final dela e o
    mesmo.
    confira a lista:
    kit 190
    comando 5mm
    carburador twister 250cc.
    ainda tenho planos de rebaixar e prepara as entradas de fuxo do
    cabeçote e valvulas maiores, e e claro um bom cdi digital. e pra
    fexar uma relaçao de biz 125.
    minha duvida. sera que vai andar legal?

    1. opa cara beleza.. olha cara o que vc colocou ali ta certo a moto vai fica um canhão, mas coloca relação de biz vai te estraga tudo, vai ficar sem final nenhum..
      fica a dica ai. abc

  28. tenho uma fan 125 2009, se eu colocar o cdi 2001, pinhão 17 e coroa de 38 melhora de final, cilindro 190 é necessário trocar o comando tmbm??

  29. prezado,

    obrigado pela dica apesar de que o bom e estar quebrando regras, se o meu dinheiro fosse investido em obras visiveis seria um prazer mais com nao e, sei que meu dinheiro vai parar em alguma conta bancaria do colarinho branco prefiro me arriscar e quem sabe conversar com “seu guarda” pois esse sei que tem filhos e familia e meu dinheiro vai ser muito bem gasto.

    1. amigo não sei se da pra colocar sua moto para 600cc acho muito porem se vc colocar uma biela de competição e um comando de válvula bravo + um kit de aumento de potencia+embreagem preparada+carburador regulado para maior entrada de ar e combustível+uma vela de iridium vai virar um canhão de moto (coloque uma relação com coroa menor e vai ficar afiada pelo menos umas 450cc essa biela vai aguentar de boa por um bom tempo se aumentar muito a taxa a vida útil do motor vai embora)outa coisa prepara o bolço pois essa modificação vai custar bem caro $$$$$$

    1. mano dependendo do ano da sua cg 125, se seu motor for de vareta de ainda. da pra abrir ele e começar a trabalhar desdo virabrequim, caixa de marcha, pistão, cabeço e comando sem sequer nenhuma adaptação na parte interna do motor, apenas por fora no carburador que é tricado por outro, e tudo isso sem risco nenhum risco de quebrar. minha moto tem isso e ela riginak dava 115km com isso que coloquei anda a 150 sentado em posição normal de pilotagem, qualquer coisa meu whatsapp 022-9978*** te esplico melhor

  30. ola. acabei de comprar uma fan 125 2014 ela e carburador de final bate apenas 110km/h minha primeira moto n entendo mt de motor mais gostaria de elevar a pelo menos 130km/h ou mais. se poderem me dar algumas dicas e opiniões… valeu a todos.. qualquer coisa chama no wpp +559187****

  31. amigo tenho uma biz 125 flex e queria saber que peças devo usar para deixar ela mais nervosa na velocidade final posso mexer na parte elétrica ou no motor???

  32. moço tenho uma ybr 125 2008 e da 100km de modo normal, e o maximo que coloquei nela pranchado foi 130km antes de amassear, era muito amarrada ela. mais da nada nao, o top e vc amassear ela, com o gemotto ja esta dando 140km, to levando 150cc no bolso, isso original , sem kit sem nada, o bom e isso , troquem so piao e coroa ja ta bom demais……..

    1. kkkkk essas 150 ke vc levo no bolso só pode ser carroça kkkkk a minha se num leva nem na subida kkkk 150 enjetada relação17x43 original 140 pé na seta tá bom kkk

  33. bom tenho uma 125 ano2014 esta com 5 mil rodada e gostaria de mexer para passar a andar mais ou seja passa la pra uma 150 no q devo mexer e quanto sera q gasto?

    1. coloque a biela da 150 com o bloco pisto e cabeçote cabe certinho e um carburador da 150 esporte com o pião 16 ela vai dar 140 fácil espero ter ajudado vc gasta ums 700 reais aki ba minha cidade mais fica um veneno

  34. tenho uma cg150 2008 ks coloquei um kit 190 abri os duto td mais..mas o escape fica pipocando acho q ta encharcando o carburador não sei oq sera isso?

  35. tenho uma cg150 2008 ks coloquei um kit de 190cc abri os dutos cabeçote tudo mais ela ta andando com o cdi sem corte piao 14 coroa 35 mas a moto fica pipocando no escape e ela ta andando igual andava original não sei se ta encharcando o carburador sla vcs pode fla oq é isso

    1. amigo a um tempo estive mexendo na agulha da minha cbx 200 claro com isso aumentou a demanda de gasolina,então ficou estourando no escapamento regulei a mistura de ar do carburador e baixei a aceleração parou o estouro no escape,vc pode tentar aumentar a quantidade ar na mistura para uma queima melhor assim não sobrando gasolina crua para estourar no escape.
      espero ter ajudado.

  36. mensagem a enviar:
    ola ! tenho uma dafra super 100 cc que utilizo para trabalhar, mas
    ainda acho fraca para o trageto que faço, gostaria de saber se é
    possivel aumentar o cilindro, para quanta cilindrada e quanto isso
    custaria, peças e mao de obra em media para ter uma noçao se vale a
    pena, desde ja agradeço a considerao.

  37. ola gostaria de saber se eu fizer o motor da moto, no caso, a minha é uma dafra kansas150, ela se encontra na oficina com o motor colado e o mecanico informou que so vai da certo fazer o motor se aumentar pra 200cc, queria saber se vou ter problemas com o detran depois de feito?

    1. de certa forma, aumentar a potência, se enquadra em “alterações nas características originais do veículo que resulta em multa e apreensão”… no entanto, para descobrir se a potência da motocicleta foi alterada, é necessário levar a moto para uma empresa qualificada para descobrir a potência por meio de um teste no dinamômetro onde se compara com as características originais (creio que a margem pode ser de até 10% diferente da original (nos carros) – sendo permitido neste caso… mas não sei se as motocicletas também podem)…

      1. deculpa ae pedro, mas que policial vai para vc e perceber que o motor é adulterado kkkkk e meio difícil nékkkkk si se vc alterá as características do veículo ou trocar o cilindro aí fica visível a adulteração

  38. qual kit posso colocar na dafra speed 150? vc ja colocou algum nesta moto?
    a estrutura deste motor lembra a da cg 125 2003. estou certo ou errado?

    1. neste motores poucos mecânicos gostam de encarar… acho que não aguenta o tranco… melhor deixar como tá ou a venda e compre uma de maior cilindrada.

    2. fala ae cara, eu tbm tenho uma, ela é 2011 e nunca quebrou comigo, esquenta com comentários não, se por o óleo direitinho 1,400ml e fazer a preventiva correto ela é boa, tem um amigo mecânico que me disse que tem que ser o kit para cg 125 antiga, que tbm era de tucho, estou pensando em fazer na minha, mais troca uma ideia com mecânico primeiro, vê a opinião de uns 3 pesquisa preço e boa sorte :)

    1. compra um kit de aumento de cc tipo assim pistão taxado que aumenta a taxa de compressão retifica o cilindro para uma medida limite aumentando o volume em cm cúbicos no cilindro leve a um mecânico e pede para ele regular seu carburador de acordo com a necessidade do motor com nova potencia (existe o kit em sites na net, de uma pesquisada em kit de aumento de potencia

  39. oi eu tenho uma xtz 125 e gostaria de aumentar ela para 175cc sera que fica bom vou ter que mexer na parte de baixo do motor ?

  40. ola pessoal, eu tenho uma bros 2014 eu queria saber se tem como eu dar uma apimentada no motor dela pelo sistema de injeção eletrônica valeuuu!!

    1. amigo o cdi não serve para aumento de potência, ele só não limita o giro da moto ( se for o cdi sem limitador)! assim podendo aumentar a faixa de rotação das marchas

    1. sim e muito. nós temos as motos enguas ate no ano, bom eu coloquei o kit ela fico com muita foça mesmo e ganho mas velocidade a gora a minha so tem o kit 190 e nada mas tudo original e fico boa, mas a onde eu quero chegar na velocidade eu tenho que mexer mais na minha.

  41. tenho uma cg 150 2004 ela na reta chega só a 100 km gostaria de melhorar se coloca um pinhão 17 dentes vai fica melhor quem poder mim ajuda fico grato

    1. já testei o pinhão 17 e não recomendo a moto em aclives ela fica choxinha uns 8 km/h a menos do que com o pinhão 16 agora em declives ela vai andar mais uns kms isso é notável.

    2. a minha era assim coloquei pistao 4mm e agora velocidade final ta em 150 deitado de peito aberto ta em torno de 135 e 140 dependendo do vento

    3. cara se ela na reta não passa de 100 imagina vc colocando um pião 17 ai que a velocidade vai cai mas ainda sem conta na subida, eu a conselho vc envenenar ela; aumenta a cilindrada dela, força, sem isso ela nunca vai passar dos 100 km, pião tração isso e uma ilusão se a moto for toda original, agora se vc aumenta a cilindrada dela e a força ai sim vc vai ter uma nova moto. leva no teu mecânico de confiança e troca umas ideias com ele, bom funcionou comigo, espero que eu tenha ajudado.

  42. oi tenho uma titan 150cc 2015 quero mudar para 250 cc queria saber se traria algum problema pro motor o email a cima é do meu facebook.

    1. marcos, quando quis mudar o da minha para 200 cc, o mecânico me disse que 200 cc era muito e sugeriu 190, inclusive, ele disse o desempenho do kit 190 era melhor que o de 200cc. creio que 250 é muito e as outras peças do motor não vão suportar a modificação. boa sorte!

  43. olá amigo, tenho uma titan. 2002 modelo 2003 e gostaria de saber se esse quite serve nela?? sem tem q mexer na parte de baixo do motor?? gostaria de deixar um pouco mais arrogante a minha pequenina

  44. quero botar um kit 150cc na minha biz 125cc 2007 o que devo fazer encamisar e trocar biela !? e mais alguma coisa
    (flores) russas ce

    1. boa tarde amigo, tenho uma biz 125 2010 injeção, estava pensando em por o pistão da strada 63,50mm, mas ainda estou com algumas dúvidas se a embreagem vai aguentar esse aumento de torque e se tenho que mexer em algo na injeção! sobre a sua que é carburada acho que somente aumentar o tamanho do cilindro para acomodar o pistão e mudar o giclê para entrar mais gasolina da admissão..

      1. caso de injeção. pra isso que seve o cdi de competição fuel, vc controla a rotação do seu motor, pesquisa lá que vc vai ver.

  45. tenho uma ybr 125 2003, que está baixando (queimando) óleo. se eu um colocar um kit para 150cc, tenho que retificar o motor também ?

  46. tenho uma honda 150 qual kit relação devo colocar nela pião 16 ou 14 ou com cora de 35 ou 38 ou q kit relação vc me recomenda para adiqueri mas velocidade na moto ou modificações q posso fazer sem prejudica o motor .

    1. olá alex td bem, acredito que se vc colocar 14, 38 irá gostar do desempenho da moto, agora 14, 35 já é muita coisa pra ela; vai alongar mais as machas só, quando engatar a quinta macha a moto irá morrer e na subida terá que voltar macha; agora se vc passar ela 4mm kkk ai é negocio em; vai andar bem e não vai gastar muito, e mantem 14,38. poque não e vantagem ter uma relação de final mas a moto não ter força.

      1. marcelo, tenho uma fan 125 2013. coloquei um cabeçote, camisa, pistão,vira brequin comando completo tudo da 150 incluindo carburador. ela esta falhando muito, já troquei o cdi colquei o da 150. me da um luz agradeço.

    2. ei mano coloquei um pistão 4mm na minha moto fan 125cc 2013, ta completa comando 296 graus carburador a vaco e relação 40/16 e cabeçote da injetada e ela não passa de 150 km/h de peito só que acho q ela ta pedindo mais marcha como faço p saber se qual a relação ideal?? devo testar um piao 17 ou mexer na coroa?? me ajudem

      1. e aí amigo, blz?
        o que achou da sua moto com essas mods??
        tenho uma 2007 na fazenda e to querendo fazer exatamente isso, pistão 4mm + comando 296!!
        só que quero só mais torque, e não vel final…ficou forte a moto??

  47. boa noite, coloquei um kit 190cc na minha cg 150 e ficou um chiado na marcha lenta quando acelero. ele para só quando está na marcha lenta, fica tipo um plástico arranhando tipo chi chi chi será se é falta de regulagem de válvulas pq só coloquei o kit

    1. serio? cara, trocando a relaçao voce aumenta a velocidade final mais perde aceleraçao , ou pode fazer o contrario e ganhar aceleraçao e perder final… o jeito é aumentar a potencia e o torque para entao poder aumentar os dois… (voce nao é muito esperto)

  48. eu também coloquei um kit 190 com o comando 296graus na minha 150 2005 e coroa 38 pião 15 ficou muito boa ela anda na reta d peito aberto a mais d 120 por hora d quinta marcha mas acho q ela está dano falta da descida ela está urrando e ñ passa d 140, ela está com o carburador original.

    1. a minha titan 150 ano 2008, ta com o kit 190cc, ta com a coroa 38 dentes e um cdi da fam, ta com o cano silencioso, de peito aberto ela da 125, e estirado ela da 145. não foi feito o esquixe, no cabeçote dutos e válvulas também não foram feito nada, carburador é original, comando também original, resumindo quero saber o que pode ser mudado nela quero que ela chegue a 165 km ou ate 170 km moro em são vicente do seridó pb. por favor quero respostas, aqui nessa cidade não tem gente que entenda muito disso.

  49. to com mais de 1mil km rodados e minha cg 150 2004 com kit 190 só da 120 na reta será se fizer a troca das válvulas dela que ainda parece q são são as originais melhora um pouco o nada a vê. obs ela na quinta marcha cabo enrolado parece pedi uma cesta marcha só num passar de 120 km

    1. tenho uma um titan 2004 es, troquei nela comando de válvula e coloquei da sport. o carburador e da sporte tbm. pistão não grande coisa. retifica 0.50 da niki. tenho tbm cdi trocado que faz com que aumente o giro de 1000 a 1500 giros no motor.
      isso fez com que ela aumenta-se o torque. e em subidas não decaísse tanto as marchas. chega a 128 de final e mantinha a 115. hoje, alem disso, coloquei o pinhão da bros 150 de 17 dentes pois o da titan e 16 perde torque nas subidas porem ela continua de final 128 e mantes de 120. obs mandei personaliza-la entra no motor já q mandei baixar para pintar o bloco e polir as tampas laterais aproveitei e troquei todos os discos de embreagem. a biela ainda e original e não foi trocada pois não foi necessário.
      pretendo agora trocar o kit cilindro e colocar o de 200 cc colocar um carburador de cbx estrada.
      ate hoje 7 meses de uso com as modificações mencionadas acima. ela não fuma. porem baixa um pouco de óleo pois e o primeiro modelo de 150 lançado. nada q me preocupe pois verifico o nível de óleo a cada 200 km rodados. confio em meu mecânico com seus 30 anos de experiencia. minha moto e meu xodó e cuido muito dela.

  50. olá tenho uma bros 150 injetada para trilha. relação de crf 50 x 12.
    to fazendo o motor da moto e achei um kit 220cc com pistão forjado e tb estou pensando em por um comando bravo. me falaram q o kit 180 cc seria o mais aconselhável. oq vcs me aconselhariam?

  51. minha está com kit de 190 carburador a vácuo da sport, comando de 296, e só vai até 168km/h está muito fraca, o que fačo o melhorar mais?

    1. q isso jovem !! sua moto 150cc adaptada para 190cc chega a aproximadamente 170 km/h e você acha pouco ? se quer mas compra uma rd 135.

  52. tenho uma xre 300 só consigo chegar até 140 na ladeira , queria saber o que tenho que fazer pra ela chegar a 160? espero resposta por favor

  53. tenho uma bross 150 2008, gostaria de ganha velocidade, gostaria de saber qual o melhor kit e marca para realizar com sucesso esta modificação, aguardo resposta, obrigado.

  54. tenho uma fan 125 ks 2013 quero aumentar a força, pois passo mal em subidas, principalmente em dois! não ligo muito pra velocidade. alguma boa sugestão?

  55. a minha cg 150 com kit 190 continua na reta 120 km, coloquei cdi da cg 125 2008 sem limitador, coloquei comando 296, semana que vem vou abri os dutos do cabeçote, se assim ela continua no mesmo 120, vou vender essa moto por mil reais até por 10 parcela de 100 kkkk

  56. aí pessoal, alguém sabe me responder se existe kit de potência 125cc que encaixe no motor da dafra speed 150 2008 ?, pois ao contrário de todos quero diminuir a potência de 150 pra 125 isso é possível ?

    1. cara na boa, (“dafra”). tente vender. só tente fazer isso com a honda cg 150 acima de 2009. antes de comprar consultei alguns especialistas que me aconselharam a cg 150, por durabilidade, facilidade de peças e preço das peças. mesmo assim ainda consulto sobre a melhor forma e opção. porque é super confuso e cada um diz uma coisa. ainda alertam sobre a durabilidade, e a fumação imediata. r

  57. tenho uma biz (125 es 2010 injeção) que pega 125 nas retas e 140kh em pequenos declives. coroa 34 dentes e pinhão 15. como faço pra aumentar a potencia dela??? quero pegar pelo menos 160kh.!!

    1. não esqueça q velocímetros marcão sempre a mais. passa em um comtrolador e tire a prova. mas melhor comprar uma cb 500. nem cb 300 chega a 160km, reais, aferidos em radar na estrada.

    2. brother, eu tenho uma 2015 e gostaria da mesma modificaçãom até hoje nunca cheguei a enrolar o cabo para atingir essas velocidades que está dizendo aí, mas acredito que se enrolar ela chega mesmo porque o quadro é pequeno e a moto é leve e quero fazer a modificação para 150cc para ajudar a não ter muita queda nas subidas (pistas).

  58. tenho uma titan 150. pistão crf 66.00 mm
    comando 330 grau, carburador a vaco. cabeçote taxado para alcool. relação 14 35, mas em breve mudarei para 16 35 muito boaaaa

  59. to esperando chega 1 carburador da estrada 200 pra coloca na minha cg 150 com kit 190 aí gostaria de saber se preciso troca o cabo de acelerador e o coletor de admissão se alguem poder mim ajuda nessa dúvida fico muito grato valeu

  60. alguém sabe me dizer se eu colocar o comando bravo na fan 125 2009 eu preciso trocar a biela? pois estou em dúvida se as válvulas vão pegar no pistao.

  61. tenho uma fan 150 2013 quero por kit 190 mas não sei se ficara bom, o q acham?
    er preciso trocar a injeção??
    er preciso trocar o comando??
    ira almentar velocidade final para quanto??
    se alguem souber agradeço!

  62. se eu colocar um kit de pistão 4 mm numa titan mix 2011 vai da certo? é se eu andar em 80 km tem risco de acontecer o aquecimento do motor? e ele trava…

    1. este tipo de kit é mais recomendado para motos a carburador. para motos a injeção eletrônica, é sugerido que você se informe com seu mecânico, pois precisa de outras modificações;

  63. tenho uma biz 100 coloquei o carburador da biz 125 mas agora ela não tá ligando ?pode ser por causa do cabo do acelerador ?
    me ajudem ai pq é minha moto de trabalho

  64. fala pessoal, tenho uma titan 150 kit 190 , tenho o carburador original e o da twister, nao achei o ponto de nem um dos dois ainda, qual gicle voces me aconselham a colocar no carburador original dela ? estou usando o 138 mas ela falha bastante no retorno e um pouco em alta ..

  65. olá , tenho uma fan 2009 ,eu estou querendo aumentar a cc da minha moto . comprando esse kit 190 quais as outras peças que devo trocar também ?
    o rebaixamento do cabeçote ajudaria para desempenho ?

    1. depende pra qual objetivo você quer sua moto,se for pra viajar com garupa e ultrapassagens mais rápidas e velocidade de cruzeiro com o peito aberto sem forçar o motor você só precisa trocar o kit 190cc e se possível biela,se sua moto estiver precisando de válvulas seria bom trocar também .agora se você quer desempenho você vai ter que trocar o cabeçote,o carburador,válvulas,biela,embreagem de alta temperatura com reforço de molas,relação mais curta pra velocidade final,enfim,quase uma moto pra competição,não tem uma regra nem receita pronta,vai depender da sua necessidade.abraço.

  66. bom dia, gostaria de saber como faço pra trocar o cdi da minha xlr 125 (97) por um de injeção eletronica, qual encaixa? ou um kit conversor? quero saber o que funcionaria bem nela !!!

    1. isso de 200 e 250 não é potencia , isso é cilindrada. tem kits prontos no mercado livre ,com kit 190 sua bros ja chega facil nos 150km/h n bota maior que isso q motor n aguenta muito tempo.

  67. tenho uma tw 2008 e coloquei o kit 293 com cabeçote original, sendo que na entrada ficou 13 e saída 17, o gicle dela é o 150 original, alguém pode me ajudar como posso dimensionar qual gicle colocar?

    1. vc aumentou cerca de 20% da cc dela . usa esse valor na alta e 10% na baixa . se a baixa tem um 40 capaz de aguentar mas na alta teria que ser um 20% maior u seja 170 ou até mais.

  68. galera boa tarde! estou neste dilema terrível. tenho uma cg 150 esdi 2013. preciso melhorar o desempenho sem perder muita durabilidade, só escuto falarem mal dos kits, dizem: fumar rapidinho. o que me dizem do vilabrequim cursado e comando? conseguiria eu mais potência com durabilidade? ou há uma marca de kit que dure e se assemelhe a durabilidade normal? obrigado.

    1. então cara , esse kit 190 ele fuma rapido pq o pessoal é esmiril , so quer andar de punho colado e ver a moto passar de 140km/h ,agora se andar na manha na base de 90 a 110km/h e usar oleo bom, preferência sintetico ou semi sintético + 10 a 20 ml de militec vai durar tranquilo 40mil km se não mais .

      mas no seu caso .
      usa entao pistao 2 mm e comando da cg sport e manda abrir os dutos do cabeçote. vai precisar remapear a injeção e trocar o bico injetor pelo da 160cc

  69. roues ola pessoal, tenho uma 125 cc titan kse e coloquei o kit 150 e comando,carburador original,qual o gicle ou gicles que devo trocar e qual a o n°. desde já agradeço a quem possa me ajudar

  70. ola amigo, tenho uma fan 125 2013 quero por um cilindro de 150 e um pistao 62mm pino 13 vou deixar o cabeçote original so com os dutos feitos e um comando 315º e carburador original, minha duvida e qual gicle usar?

  71. Olá bom dia comprei um kit 190 cc para colocar na minha titan 2007 carburada, além do kit tenho que fazer alguma modificação ou posso deixar o resto original? Agradeço pelas respostas

  72. Olá amigo, tenho uma fan 150 injetada, se eu colocar o kit da 190 teria que alterar alguma coisa na injeção ou algo assim para nao ficar falhando dando falta ou algo assim? Há e qual relação seria a mais indicada pra ela com esse kit 190? Tem alguma opção de marca? Vlw ai abç…

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