Honda Sahara 300 2025: Trail versátil para uso misto

A Honda Sahara 300 é uma motocicleta trail versátil, ideal para uso urbano e off-road. Com motor monocilíndrico de 293,5 cc e transmissão de 6 velocidades, oferece agilidade e capacidade de aventura. Possui freios a disco com ABS, suspensão de longo curso e pneus Metzeler Karoo Street. Disponível em versões Standard, Rally e Adventure, com destaque para as proteções extras desta última.

Honda Sahara 300 2025: Detalhes Técnicos, Preços e Fotos

A Honda Sahara 300 chegou ao mercado brasileiro em 2023, substituindo a XRE 300. Neste artigo, analisaremos suas especificações técnicas, preços, e como se posiciona frente à concorrência no competitivo segmento de motocicletas trail.

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Categoria

A Honda Sahara 300 se enquadra na categoria Trail, oferecendo uma posição de pilotagem ereta e confortável, ideal para uso misto. Sua configuração permite boa performance tanto em trechos urbanos quanto em percursos off-road leves, com capacidade de se levantar nos pedais para melhor controle em terrenos irregulares. Recomendada para motociclistas que buscam versatilidade, aliando praticidade, economia e tecnologia em uma única máquina. A moto é projetada para uso urbano, rodoviário e off-road leve, atendendo a um público que busca uma moto para o dia a dia e escapadas de fim de semana em terrenos variados.

Lançada em 2023, a Sahara 300 representa uma atualização significativa na linha Honda de motos trail de baixa cilindrada, buscando preencher uma lacuna no mercado com um modelo que oferece um equilíbrio entre desempenho, conforto e tecnologia, tornando-se um forte competidor no segmento. Em comparação à linha 2024, não houve alterações para o modelo 2025, com exceção do aumento de preço. 

Especificações Técnicas

O motor da Honda Sahara 300 é um monocilíndrico de 293,55 cm³, que entrega potência de 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina. Seu torque também varia de acordo com o combustível utilizado, alcançando 2,74 kgfm com etanol e 2,70 kgfm com gasolina. Este propulsor, derivado da CB 300F Twister, porém com modificações no cabeçote, se destaca pelo torque aprimorado em baixas rotações, proporcionando uma resposta mais imediata a partir de 2.500 rpm, característica importante para o uso em diferentes terrenos. A transmissão de seis velocidades, com embreagem deslizante, garante trocas suaves e precisas, contribuindo para o conforto e economia de combustível, com médias de 34,5 km/l em uso urbano e 33,1 km/l em rodovias com base em contextos mais comuns.

Honda Sahara 300 Adventure: Trail off-road, bege metálico, top case, cenário rochoso

O chassi da Sahara 300 é uma nova plataforma CRF, com quadro de aço semi-duplo, que proporciona agilidade e estabilidade tanto em asfalto quanto em terrenos irregulares. A suspensão, com curso de 245 mm na dianteira e 225 mm na traseira, absorve impactos com eficiência, garantindo conforto ao piloto. As rodas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, calçadas com pneus Metzeler Karoo, oferecem excelente tração e aderência. A frenagem é confiável, com freios a disco em ambas as rodas, equipados com sistema ABS de dois canais, assegurando paradas seguras e controladas. A iluminação é toda em LED, garantindo boa visibilidade em qualquer condição. As dimensões da moto variam levemente entre as versões: as versões ABS e Rally medem 2193 x 829 x 1270 mm, enquanto a Adventure apresenta dimensões de 2193 x 829 x 1400 mm, diferença justificada pelo para-brisa mais alto. A altura do assento é de 859 mm e a distância do solo é de 269 mm. O peso seco é de 147 kg, com capacidade de tanque de 13,8 litros (sendo 2,6 litros de reserva) e capacidade máxima de carga de 159 kg.

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A velocidade máxima da Honda Sahara 300, considerando contextos mais comuns, situa-se em torno de 133 km/h. A moto apresenta um conjunto de recursos tecnológicos que contribuem para uma experiência de pilotagem mais segura e confortável. Além do já mencionado sistema ABS e iluminação em LED, a Sahara 300 possui um painel digital completo com computador de bordo e indicador de marcha. O design, inspirado em modelos off-road de alta cilindrada da Honda, como a Africa Twin, reforça a proposta da moto como uma opção versátil para uso misto, combinando desempenho em asfalto e capacidade off-road. A ergonomia, com assento mais estreito e baixo, facilita o controle e a pilotagem em pé, característica importante para o uso em terrenos acidentados.

EspecificaçãoDetalhe
MotorOHC, Monocilíndrico de 293,55 cm³, 25,2 cv (etanol)/ 24,8 cv (gasolina), 2,74 kgfm (etanol)/ 2,70 kgfm (gasolina), arrefecido a ar
TransmissãoTransmissão de 6 velocidades com embreagem deslizante
FreiosFreios a disco com ABS (256 mm na dianteira, 220 mm na traseira)
SuspensõesSuspensão dianteira: curso de 245 mm; Suspensão traseira: curso de 225 mm
ChassiNova plataforma CRF com quadro de aço semi-duplo
PneusRodas de 21″ (dianteira) e 18″ (traseira) com pneus Metzeler Karoo
IluminaçãoFaróis de LED
Comprimento x Largura x AlturaABS e RLY: 2193 x 829 x 1270 mm | ADV: 2193 x 829 x 1400 mm
Altura do assento859 mm
Distância do solo269 mm
PesoPeso seco: 147 kg (Standard); 149 kg (Adventure)
Capacidade do tanque13,8 litros (2,6 litros reservados)

Cores, Versões e Preços

A Honda Sahara 300 chegou ao mercado brasileiro em três versões: Standard, Rally e Adventure, oferecendo uma variedade de cores para agradar diferentes estilos. As opções cromáticas incluem o sofisticado Bege Metálico, o vibrante Vermelho e o elegante Cinza Metálico. As diferenças entre as versões vão além da estética, com a versão Rally se destacando por um visual mais esportivo e a Adventure se diferenciando pela inclusão de itens adicionais que aprimoram a proteção e o conforto do piloto, como um para-brisa mais alto e proteções extras para o motor e carenagem. A versão Standard, por sua vez, apresenta um visual mais clean e focado na essência da moto.

Honda Sahara 300 Bege Metálico: Trail aventureira, 25cv, 2,7kgfm, suspensão longa, pneus Metzeler Karoo

Os preços de lançamento da Honda Sahara 300 são competitivos para o segmento. A versão Standard é oferecida a R$ 28.170, a Rally a R$ 28.800 e a Adventure a R$ 29.800 (sem taxas e frete). Considerando os equipamentos adicionais e o apelo estético diferenciado, a relação custo-benefício se mostra equilibrada em todas as versões, permitindo ao consumidor escolher a opção que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento. A versão Adventure, apesar de mais cara, oferece um pacote completo para quem busca maior proteção e conforto, justificando o acréscimo no preço.

Concorrência

A Honda Sahara 300 2025 encontra forte concorrência em modelos de diversas marcas que se posicionam no segmento de motos trail de média cilindrada. A Yamaha XTZ 250 Lander, por exemplo, se destaca pela sua tradição e custo-benefício, oferecendo um motor monocilíndrico de 249,5cc com 20,9 cv de potência e 2,1 kgf.m de torque por um preço sugerido de R$ 27.490,00 (sem frete). Já a BMW G 310 GS, apesar de mais cara (R$ 35.900,00), apresenta um motor monocilíndrico de 313cc com maior potência (34 cv) e torque (2,85 kgf.m), atraindo consumidores que buscam maior desempenho e a reconhecida qualidade da marca alemã mas com uma pegada mais crossover. Outro competidor relevante é a KTM 390 Adventure, que se diferencia pela potência expressiva de seu motor monocilíndrico de 373,2cc (44 cv e 3,8 kgf.m de torque), porém com preço também competitivo (R$ 29.990 sem frete). A Dafra NH 300, com seu motor monocilíndrico de 278,3 cc, 25,2 cv e 2,45 kgf.m de torque, representa uma opção mais acessível (R$ 23.990 sem frete), enquanto a Kawasaki Versys-X 300, com motor bicilíndrico de 296 cc, 40 cv e 2,6 kgf.m de torque, se apresenta como uma opção mais sofisticada, porém com preços mais elevados (Standard: R$ 35.310,00 e Tourer: R$ 39.310,00).

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Em suma, a escolha entre a Honda Sahara 300 e seus concorrentes depende das prioridades individuais de cada consumidor. Destaca-se que características como durabilidade, custo de manutenção, seguro, qualidade do atendimento pós-venda e a abrangência da rede de concessionárias são frequentemente avaliadas pelos consumidores ao considerar a aquisição de um modelo de motocicleta. Tais fatores podem variar significativamente entre as marcas, influenciando a percepção e a decisão de compra dos clientes, dependendo de suas prioridades e experiências pessoais.

Os 5 modelos Trail mais vendidos entre novembro de 2022 a outubro de 2024
ModeloTotal de Vendas
Honda NXR 160 Bros304.945
Yamaha Lander 25088.673
Yamaha Crosser 15069.516
Honda XRE 19066.461
Honda XRE 300 Sahara35.093

Galeria

Fontes: Honda, Fenabrave

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Max Brasil

Profissional em Tecnologia apaixonado por explorar inovações. Editor de artigos automotivos há mais de 10 anos; possui um interesse marcante por temas relacionados ao mundo tecnológico e automobilístico, que figuram entre seus hobbies favoritos.

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