Yamaha YZF R1 moto com controle de tração

@motosmotor

A Yamaha YZF R1 atrai desejos

Sucessora da Yamaha YZF 1000R Thunderace [DOHC Gênesis 145cv-1996/2003], a  YZF R1 teve fabricação iniciada em 1998 e, ao longos dos anos, passou por diversas modificações técnicas e visuais. 

Algumas modificações e características da R1

Mais conhecida por R1, foi vencedora de vários prêmios e é uma das motocicletas mais conceituadas no estilo superesportivo. A versão 2016 continua com o mesmo motor DOHC de 998 cm³, tetracilíndrico em linha, virabrequim do tipo crossplane, refrigerado a líquido e alimentado por injeção eletrônica, que gera potência máxima de 182 cv a 12.500 rpm e torque de 11.8 Kgf.m a 10.000 rpm.

Yamaha YZF R1 2016*
Imagem: Yamaha YZF R1 2015/2016 (Divulgação)

Entre algumas modificações na YZF R1, como a substituição do carburador pelo diferenças – carburador e injeção em 2002; RAM AIR em 2004; substituição do motor Gênesis Yamaha de 5 válvulas por cilindro, estreado em 1984 na FZ 750 e também utilizado na FZ R1000, por um DOHC convencional de 4 válvulas por cilindro e novo sistema de injeção de combustível com YCC-T e YCC-I em 2007; uso da tecnologia empregada no motor da YZR-M1 (modelo MotoGP da Yamaha – DOHC 1000 cc ≅ 236cv – 2002/Atual) em 2009, como a utilização do virabrequim crossplane crankshaft; resultou no aumento de 32 cv de potência ao longos dos anos. Entretanto, o torque máximo se manteve praticamente instável em comparação aos modelos anteriores.

Na versão 2013, a inédita inovação na YZF R1 foi a adoção do sistema de  controle de tração (TCS) que é ajustável em 6 níveis de acordo com a preferência do piloto, além da função “desligado”. Teve a carenagem frontal redesenhada, mas apesar dessas diversas modificações, o modelo ainda deve Freios (Anti-Lock Brake System) que já é utilizado na principal concorrente de mercado no Brasil: Honda CBR 1000RR Fireblade.

Visual mais atraente em 2014

No visual, além de cores inspiradas no mundial de Moto GP, teve a frente redesenhada, recebeu novas ponteiras, pedaleiras e nova mesa de direção superior que proporcionou melhor distribuição de peso da motocicleta.

Em 2013, o preço público sugerido do modelo que é importado do Japão, ficou em aproximadamente R$ 61.490,00* no Brasil. Já em 2014, a versão 2014/2013 teve redução para R$ 57.690,00*. A versão 2014, contou apenas com nova cor cinza fosco e novos grafismos.

Recall 2014

20/02/2014 – Os modelos da YZF R1 fabricados entre 2010 a 2014, referentes aos chassis JYARN26BOAA000301 a JYARN26BOAA001094 e de JYARN301XEA000003 a JYARN301XEA000550, foram submetidos a recall preventivo para substituição do subchicote do farol devido a uma resistência elétrica no material ter sido detectada, podendo superaquecer o conetor da lâmpada, danificando-o que pode resultar em acidentes.

Novas cores para a R1 2015 a 2016

Em Junho de 2014, a Yamaha começou a comercializar os modelos 2014 no Brasil. Disponíveis nas cores Azul, branca e vermelha tiveram preço sugerido em R$ 65.500,00*. Além de novos grafismos e nova cor branca, não houve alterações técnicas na R1 para o ano de 2015 e início de 2016.

Especificações técnicas Yamaha YZF R1 2013/2016

Comprimento x Largura x Altura2.070 mm  x 715 mm x  1.130 mm
Altura do assento835 mm
Distância entre eixos1.415 mm
Altura mínima do solo135 mm
Peso seco166 Kg
Peso (ordem de macha)206 Kg
Raio mínimo de giro
Motor4 tempos, DOHC, refrigerado a água
Quantidade de cilindros4 cilindro, 4 válvulas
Cilindrada real998 cc
Cilindrada usual1000 cc
Diâmetro x curso78.0 x 52,2 mm
Taxa de compressão12,7:1
Potência máxima182 cv a 12.500 rpm
Torque máximo11.8 Kgf.m a 10.000 rpm
Sistema de partidaElétrica
Sistema de lubrificaçãoCárter úmido
Capacidade do óleo do motor3,73 litros
Capacidade do tanque de combustível18 litros
Consumo médio7/12 Km/l*
Sistema de AlimentaçãoInjeção Eletrônica
Sistema de igniçãoTCI
Transmissão primáriaEngrenagens
Transmissão secundáriaCorrente
Relação de redução primária1.512 (65/43)
Relação de redução secundária2.765 (47/17)
EmbreagemÚmida, disco múltiplo – mola helicoidal
Câmbio6 velocidades, engrenamento constante
Velocidade máxima300 km/h*+
Relação da marcha 12.533 (38/15)
Relação da marcha 22.063 (33/16)
Relação da marcha 31.762 (37/21)
Relação da marcha 41.522 (35/23)
Relação da marcha 51.364 (30/22)
Relação da marcha 61.269 (33/26)
QuadroDeltabox em aluminio
Ângulo de cáster24° 00’
Trail102 mm
Pneu dianteiro120/70 – ZR17 M/C 58W
Pneu traseiro190/55 – ZR17 M/C 75
Freio dianteiroDisco duplo hidráulico / 310 mm
Freio traseiroDisco hidráulico / 220 mm
Suspensão dianteiraGarfo telescópico
Suspensão traseiraBraço oscilante – monocross
Curso da suspensão dianteira120 mm
Curso da suspensão traseira120 mm
Painel de Instrumentos (LCD)Painel digital – velocímetro, hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip), marcador do nível de combustível e relógio digital. Luzes espias, lâmpada de aviso de rotação – contagiros analógico.
Preço Lançamento2013 > R$ 61.490,00*
2014 > R$ 57.690,00*
2016/2015 > R$ 60.950,00*
Cor2013 > Branca, preta e azul
2014 > Azul, branca, cinza fosco
2016/2015 > Azul, branca e cinza
Clique para Ver a tabela de preços atualizada

Fotos / imagens de divulgação

Video selecionado YZF R1 promocional

https://youtube.com/watch?v=PO_cfpUFUrg%3Frel%3D0%26showinfo%3D0

[poll id=”69″]
[poll id=”70″]
* As informações contidas aqui podem não coincidir com atualizações da fabricante e podem ser modificadas a qualquer momento sem aviso. Para melhores informações, é sugerido que visite o site oficial da Yamaha Motos.

Início da publicidade: Fim da publicidade.

6 Comentários em “Yamaha YZF R1 moto com controle de tração

  1. na opção de o que você acha sobre o preço da yamaha yzf-r1 2013 ?

    não tem como votar,e outra coisa que espero que o dono dese blog faça e voltar uma coisa que foi tirada é que quando chegava os comentários no email dava pra clicar na opção de ver o comentário e t

  2. sem dúvidas a r1 é a melhor esportiva da categoria, mas infelizmente nem temos lugar para apreciar este tipo de motor no brasil.

  3. top. ..de. …linha sem nenhuma dúvida .um sonho de qualquer piloto de motocicleta .um sonho de consumo que qualquer um quer ter. .inclusive eu, um dia irei pilotar . se deus quiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *