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A Yamaha YZF R1 atrai desejos
Sucessora da Yamaha YZF 1000R Thunderace [DOHC Gênesis 145cv-1996/2003], a YZF R1 teve fabricação iniciada em 1998 e, ao longos dos anos, passou por diversas modificações técnicas e visuais.
Algumas modificações e características da R1
Mais conhecida por R1, foi vencedora de vários prêmios e é uma das motocicletas mais conceituadas no estilo superesportivo. A versão 2016 continua com o mesmo motor DOHC de 998 cm³, tetracilíndrico em linha, virabrequim do tipo crossplane, refrigerado a líquido e alimentado por injeção eletrônica, que gera potência máxima de 182 cv a 12.500 rpm e torque de 11.8 Kgf.m a 10.000 rpm.
Entre algumas modificações na YZF R1, como a substituição do carburador pelo diferenças – carburador e injeção em 2002; RAM AIR em 2004; substituição do motor Gênesis Yamaha de 5 válvulas por cilindro, estreado em 1984 na FZ 750 e também utilizado na FZ R1000, por um DOHC convencional de 4 válvulas por cilindro e novo sistema de injeção de combustível com YCC-T e YCC-I em 2007; uso da tecnologia empregada no motor da YZR-M1 (modelo MotoGP da Yamaha – DOHC 1000 cc ≅ 236cv – 2002/Atual) em 2009, como a utilização do virabrequim crossplane crankshaft; resultou no aumento de 32 cv de potência ao longos dos anos. Entretanto, o torque máximo se manteve praticamente instável em comparação aos modelos anteriores.
Na versão 2013, a inédita inovação na YZF R1 foi a adoção do sistema de controle de tração (TCS) que é ajustável em 6 níveis de acordo com a preferência do piloto, além da função “desligado”. Teve a carenagem frontal redesenhada, mas apesar dessas diversas modificações, o modelo ainda deve Freios (Anti-Lock Brake System) que já é utilizado na principal concorrente de mercado no Brasil: Honda CBR 1000RR Fireblade.
Visual mais atraente em 2014
No visual, além de cores inspiradas no mundial de Moto GP, teve a frente redesenhada, recebeu novas ponteiras, pedaleiras e nova mesa de direção superior que proporcionou melhor distribuição de peso da motocicleta.
Em 2013, o preço público sugerido do modelo que é importado do Japão, ficou em aproximadamente R$ 61.490,00* no Brasil. Já em 2014, a versão 2014/2013 teve redução para R$ 57.690,00*. A versão 2014, contou apenas com nova cor cinza fosco e novos grafismos.
Recall 2014
20/02/2014 – Os modelos da YZF R1 fabricados entre 2010 a 2014, referentes aos chassis JYARN26BOAA000301 a JYARN26BOAA001094 e de JYARN301XEA000003 a JYARN301XEA000550, foram submetidos a recall preventivo para substituição do subchicote do farol devido a uma resistência elétrica no material ter sido detectada, podendo superaquecer o conetor da lâmpada, danificando-o que pode resultar em acidentes.
Novas cores para a R1 2015 a 2016
Em Junho de 2014, a Yamaha começou a comercializar os modelos 2014 no Brasil. Disponíveis nas cores Azul, branca e vermelha tiveram preço sugerido em R$ 65.500,00*. Além de novos grafismos e nova cor branca, não houve alterações técnicas na R1 para o ano de 2015 e início de 2016.
Especificações técnicas Yamaha YZF R1 2013/2016
Comprimento x Largura x Altura | 2.070 mm x 715 mm x 1.130 mm |
Altura do assento | 835 mm |
Distância entre eixos | 1.415 mm |
Altura mínima do solo | 135 mm |
Peso seco | 166 Kg |
Peso (ordem de macha) | 206 Kg |
Raio mínimo de giro | – |
Motor | 4 tempos, DOHC, refrigerado a água |
Quantidade de cilindros | 4 cilindro, 4 válvulas |
Cilindrada real | 998 cc |
Cilindrada usual | 1000 cc |
Diâmetro x curso | 78.0 x 52,2 mm |
Taxa de compressão | 12,7:1 |
Potência máxima | 182 cv a 12.500 rpm |
Torque máximo | 11.8 Kgf.m a 10.000 rpm |
Sistema de partida | Elétrica |
Sistema de lubrificação | Cárter úmido |
Capacidade do óleo do motor | 3,73 litros |
Capacidade do tanque de combustível | 18 litros |
Consumo médio | 7/12 Km/l* |
Sistema de Alimentação | Injeção Eletrônica |
Sistema de ignição | TCI |
Transmissão primária | Engrenagens |
Transmissão secundária | Corrente |
Relação de redução primária | 1.512 (65/43) |
Relação de redução secundária | 2.765 (47/17) |
Embreagem | Úmida, disco múltiplo – mola helicoidal |
Câmbio | 6 velocidades, engrenamento constante |
Velocidade máxima | 300 km/h*+ |
Relação da marcha 1 | 2.533 (38/15) |
Relação da marcha 2 | 2.063 (33/16) |
Relação da marcha 3 | 1.762 (37/21) |
Relação da marcha 4 | 1.522 (35/23) |
Relação da marcha 5 | 1.364 (30/22) |
Relação da marcha 6 | 1.269 (33/26) |
Quadro | Deltabox em aluminio |
Ângulo de cáster | 24° 00’ |
Trail | 102 mm |
Pneu dianteiro | 120/70 – ZR17 M/C 58W |
Pneu traseiro | 190/55 – ZR17 M/C 75 |
Freio dianteiro | Disco duplo hidráulico / 310 mm |
Freio traseiro | Disco hidráulico / 220 mm |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico |
Suspensão traseira | Braço oscilante – monocross |
Curso da suspensão dianteira | 120 mm |
Curso da suspensão traseira | 120 mm |
Painel de Instrumentos (LCD) | Painel digital – velocímetro, hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip), marcador do nível de combustível e relógio digital. Luzes espias, lâmpada de aviso de rotação – contagiros analógico. |
Preço Lançamento | 2013 > R$ 61.490,00* 2014 > R$ 57.690,00* 2016/2015 > R$ 60.950,00* |
Cor | 2013 > Branca, preta e azul 2014 > Azul, branca, cinza fosco 2016/2015 > Azul, branca e cinza |
Clique para Ver a tabela de preços atualizada |
Fotos / imagens de divulgaçãoVideo selecionado YZF R1 promocional
https://youtube.com/watch?v=PO_cfpUFUrg%3Frel%3D0%26showinfo%3D0
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* As informações contidas aqui podem não coincidir com atualizações da fabricante e podem ser modificadas a qualquer momento sem aviso. Para melhores informações, é sugerido que visite o site oficial da Yamaha Motos.
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um dia ainda ando em uma dessas.
na opção de o que você acha sobre o preço da yamaha yzf-r1 2013 ?
não tem como votar,e outra coisa que espero que o dono dese blog faça e voltar uma coisa que foi tirada é que quando chegava os comentários no email dava pra clicar na opção de ver o comentário e t
temp – caio, este problema t
sem dúvidas a r1 é a melhor esportiva da categoria, mas infelizmente nem temos lugar para apreciar este tipo de motor no brasil.
r1 essa é antiga.
top. ..de. …linha sem nenhuma dúvida .um sonho de qualquer piloto de motocicleta .um sonho de consumo que qualquer um quer ter. .inclusive eu, um dia irei pilotar . se deus quiser.