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A XTZ 150 Crosser da Yamaha foi desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro
A Crosser 150 foi fruto entre a parceria da criatividade de engenheiros brasileiros e japoneses da Companhia, segundo a marca. O novo modelo de uso misto (On/Off-Road) foi desenvolvido com base nas necessidades para uso diário e para locomoção mais confortável nas estradas do Brasil.
O motor da Crosser 150
O motor SOHC de 149.3 cm³ que funciona em baixa vibração mesmo em altas rotações, conta com sistema de alimentação Yamaha “Blue Flex” e é derivado da YS 150 Fazer lançada em outubro de 2013.
Desenvolve potência máxima de 12.2 cv alimentado com gasolina e 12.4 cv com etanol. Já o torque máximo é de, respectivamente, 1.28 kgf.m a 6000 rpm e 1.29 kgf.m com etanol.
Concorrência com a NXR 150 Bros
Relacionando a XTZ 150 Crosser com a principal motocicleta semelhante no mercado que é a NXR 150 Bros que conta com motor SOHC de 149.2 cm³, produzida e comercializada pela Honda Motor do Brasil por preço sugerido de R$ 9.300,00 na versão ESD, possui menos potência (1.6 cv) e torque (0.11 Kgm.m), mas de acordo com testes realizados por revista especializada, a velocidade final foi favorável à Crosser em aproximadamente 2 km/h*.
O consumo médio é 31,9 km/l*, e foram produzidas nas versões “E” que conta com com partida elétrica e freio a tambor e “ED” com partida elétrica, freio a disco na roda dianteira e guidão ajustável em duas posições.
Algumas características da Crosser 150
Pessoas de estatura acima de 1.70 m têm mais conforto na motocicleta que conta também com ajuste de distância do guidão (versão ED) e assento em dois níveis para possibilitar melhor posição ao garupa mantendo a visão acima do capacete do piloto, evitando também o contato entre os dois capacetes em casos de frenagens bruscas.
O sistema de amortecimento traseiro é monoshock com link, proporcionando melhor conforto em terrenos não pavimentados ou de difícil acesso.
Informou a marca que o para-lama dianteiro foi posicionado próximo a roda para proporcionar melhor dirigibilidade e proteger a área de deslizamento do garfo de amortecimento contra estilhaços lançados pelo pneu.
As alças de apoio em alumínio, são integradas ao bagageiro que tem capacidade de carga para até 7 Kg. No painel digital com conta giros analógico, é possível ter leitura da velocidade, hodômetro parcial e total, marcador de combustível e indicar de marcha.
Comercialização Cores e preços
Disponível nas cores branca, laranja e cinza grafite, a XTZ 150 Crosser foi disponibilizada para comercialização a partir do mês de abril de 2014 sob preço sugerido de R$ 9.050,00 para a versão E e R$ 9.350,00 para a versão ED. A empresa estimou a comercialização de aproximadamente 3 mil unidades mensais.
XTZ 150 CROSSER 2015 e 2016
A versão 2015 seguiu no mercado sem alterações técnicas, entretanto os modelos “ED” referentes aos chassis 9C6DG2510F0000101 a 9C6DG2510F0026300 e “E” dos chassis 9C6DG2520F0000101 9C6DG2520F0005600 foram submetidos a um recall para substituição do cubo da roda traseira devido a um erro na montagem do conjunto que poderia ocasionar a ruptura dos raios. As mesmas características permaneceram para as versões 2016.
Recall 2016
Modelos E e ED, ano 2015, foram submetidos a recall para substituição do chassi. Segundo a marca, possíveis trincas podem ocorrer devido a falha de fabricação.
Prêmios:
Vencedora do “Melhor Compra 2015” na categoria on/off road de até 150 cc pela revista Duas Rodas.
Artigo relacionado: conheça algumas das modalidades de Consorcio.
Motor | Monociclíndrico 4 tempos SOHC refrigerado a ar |
Cilindrada | 149.3 cm³ |
Diâmetro x Curso | 57.3 X 57.9mm |
Compressão | 9.56:1 |
Sistema de alimentação | Injeção eletrônica |
Combustível | Gasolina / Etanol |
Potência máxima | 12.2cv (7500rpm) a gasolina e 12.4cv (7500rpm) a etanol |
Torque máximo | 1.28 kgf.m/6000 rpm a gasolina e 1.29 kgf.m/6000 rpm a etanol |
Velocidade máxima | 132 / 140 km/h* (youtube) |
Transmissão | 5 velocidades |
Sistema de partida | Elétrica |
Capacidade do tanque | 12 litros |
Consumo médio | 31,9 km/l |
Óleo de motor | 1.25L |
Tipo do chassi | Berço semi duplo |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico |
Suspensão traseira | Balança oscilante Monoshock com link |
Freio dianteiro | Tambor (E) Disco (ED) |
Freio traseiro | Tambor |
Pneu dianteiro | 90/90-19 M/C (52P) |
Pneu traseiro | 110/90-17 M/C (60P) |
Comprimento x largura x altura | 2050 x 830 x 1140mm |
Distância entre eixos | 1350 mm |
Distância mínima do solo | 235mm |
Altura do assento | 836mm |
Bateria | 12V 5Ah |
Farol – Lâmpadas | 30/35W* |
Peso seco | 120 Kg |
Cores | 2015 > Branca, laranja e cinza grafite 2016 > Branca, laranja e cinza grafite |
Preço (lançamento)* | 2014 > R$ 9.050,00 para a versão E e R$ 9.350,00 para a versão ED 2015 > R$ 9.350,00 para a versão E e R$ 9.800,00 para a versão ED 2016 > R$ 9.350,00 para a versão E e R$ 10.515,00 para a versão ED |
Clique para Ver a tabela de preços atualizada |
Fotos/imagens de divulgação XTZ 150 CrosserVídeo selecionado a XTZ 150 Crosser
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* As informações contidas aqui podem não coincidir com atualizações da fabricante e podem ser modificadas a qualquer momento sem aviso. Para melhores informações, é sugerido que visite o site oficial da Yamaha Motos.
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eu gostei da moto. mas ficaria mais bonita sem esse bico de pato horrível…
goste de tudo!
este paralama não ficou muito bom… se pegar uma chuva em estrada com barro batido vai virar uma bagunça… vai colar barro no peneu e vai precisar arranca o paralama… esses engeheiros deveriam andar de moto na lama primeiro antes de querer inventar moda…
comprei uma hoje, e na concessionária tinha a opção com para lama alto, como a bros. preferi com para lama baixo, moro na cidade e não tem lama, só alagamentos.
na questão do para-lama creio que não haverá problemas com barro acumulado conforme citaram acima,pois é um para-lama como outro qualquer.na verdade será muito bom pois evitará aquele monte de barro na sua roupa como acontece com a bros e além disso,essa moto não é uma categoria on-off road e sim,um seguimento mais crossover.
Estranho o próprio artigo aqui diz que ela foi projetada como uma on/road. É, sim, se pegar muito barro, vai encher o espaço entre o pneu e o paralama de barro. Tenho amigos que relatam que precisaram parar várias vezes nessas condições para tirar o barro e às vezes chega a ser necessário desmontar o paralama. Se o modelo foi fruto da criatividade dos engenheiros brasileiros e japoneses, como diz o artigo, acho que a Yamaha está com problemas na sua equipe. Andei muito de DT antigamente, ela tinha paralama alto, não dava problema no barro, era leve e tinha um desempenho fantástico. No off road a gente não tomava um banho de barro e não precisava parar para “desentupir” o paralama.
a melhor moto croz do mundo. líder em qualidade….
amei a crosser,tenho a fazer 150 não gostava da yamaha,mais agora só compro ela
…valeu….
boa tarde. solicito informação. qual consumo medio de combustivel da moto crosser 150 yamaha.
esta informação é importante para eu decidir se irei aduqiri.
chegou nesta sexta feira (11 abr 2014) e estão expostas na concessionária em timoteo-mg. grato. wandrley
Na estrada aninha 2015 faz média 42 km litros na gasolina…urbano uns 32 mas depende da mão…. Em média abasteço 27 reais a cada 15 dias ando uns 10 a 15 km dia
minha primeira moto foi um bis 100, depois veio um ybr de comprei de um moto taxista muito boa, depois ja tive mais 3 hondas e hoje tenho um xtz 125 completa e não quero mais sair da yamaha, estou providenciando a compra da nova xtz 150 crosser, gostei muito apesar do bico um pouco comprido e com aquele buraco no meio, mas tudo bem, isso passa, vamos com tudo para cima da honda.
verdade yamaha não tem comparação, honda e passado.
hoje vi uma de perto na cc. esta linda demais, enorme para uma 150 cc, é tão grande que é dificil vc montar nela, e olhe que eu tenho 1,84. acabamento sensacional, nem notei esse bico de pato, fiquei encantado. o problema é o preço r$ 9.500,00 por uma moto 150 cc??? por r$ 12.400 vc pega uma lander que tem motor 250 cc e freio a disco traseiro.
a minha já ta com defeito todas ta com casamento no retentor esquerdo corrente estalando e caixa de direção ruim dez meses de uso ta uma merda
é meu charar, a minha tbm por incrível que pareça está com esse mesmo defeito. a roda traseira está estalando demais. a minha direção ficou pesada para os dois lados. eu já fui na cc yamaha daqui de salvador ba e eles mexem e não adianta nada. puro lixo essa moto .
a minha também 10meses de uso e a caixa de direção já ta ruim e a autorizada disse que talvez a garantia não cubrise a troca e eu teria que compra valor 440 reais isso não dá.
a corrente logo que comprei tava com barulho muito estralo tivi que troca a tração completa valor 350. a moto é show mais asim não dá
a moto arrebenta. tirei o bico de pato .ficou mais bonita ainda ..muito confortavel ..uma moto k ta causando. ..
olá pessoal! há um mês comprei uma crosser branca aqui em aracaju, não tenho o que reclamar!!! excelente moto! econômica, super confortável (tenho 1,82m) e muito bonita!!! #recomendo
eu tenho uma laranjada ja esta com seis mil rodado, nao tem bros 150 nem a 160 supera ela e muito boa, a melhor de todos os tempo
acho muito bom a honda ter concorrência no segmento, talvez o preço da broz volte a realidade, no entanto, vou continuar com a linha broz, manutenção acessível, bom valor de revenda, design esportivo…
olha amigo as peças da crosser150 são quase o preço da bros com uma diferença elas duram o dobro ou até mais.
este lucro seu não passa de prejuízo na verdade!!!
linda maravilhosa moto perfeita, a bros nem chega perto em conforto e modernidade.
comprei uma pra trabalha de motoboy pow e muito boa pode compra ela so não tem relógio no painel so falta isso mesmo mais ela e uma pena muito leve anda muito
e com relaçao as peças sao caras
to pagando oconsorsio de uma,to muinto animado gostei de mais da moto
já fiz uma longa pesquisa e não conseguir descobrir o consumo da crosser 150. algum amigo aí sabe dizer?
eu tenho uma crosser ta com quatro mil kms na cidade ate cinco mil e quinhentos rpm consegui uma media de 42 por litro gostei muito! muito boa moto
é isso aí, a minha crosser fez em média 42/l já deu mais e menos, depende como eu ando; quanto ao conforto e segurança não tem comparação, tiver bros, biz e xr200… nenhuma se compara, andei na bros 160 do meu sobrinho por uns 5 dias… muito a moto, mas ainda perde em conforto e na minha opinião, perde em beleza também.
Boa Tarde! tenho uma Crosse 150 2015,estar com 59500 já troquei cabo de acelerador,mola do pedal de marcha,as peças são cara e pior ainda são a mão de obras.agora estou com dor de cabeça, a moto não pode ver chuva que voce esta na estrada ela para,Incrivel isso,só basta a pista estiver molhada,.levei ela para passar no computador da Yamaha paguei 80.00 reais
e não descobriram o problema.
tenho crosser há mais de um ano. sou tranquilo para pilotar,minha moto dá 41 na gasolina.
mto boa ela faz 40 km l gasolina
37 km l etanol
comprei uma crosser a um mês, me surpreendeu, confortável e econômica, na primeira tanqueada ela fez mais de 35 km/l, na segunda fez 36,5 km/l, agora fiz o abastecimento com etanol vamos ver. tinha uma titan 150, troquei por causa da asfalto que passo que parece uma colcha de retalho, chegava em casa com a bunda doendo de tanto tranco que a titan dava, moto dura do cão pra asfalto retalhado, com a crosser acabou meu problema, só alegria.
eu tenho uma bros mas testei a crosser e gostei muito, ela e confortável e a potencia e ótima boa de arrancada e adorei o painel da crosser com o contador de giros. vou trocar de moto ainda esse ano e vou optar com certeza pela crosser.
olá galera! tenho uma crosser150 branca muito linda que da água na boca de todos que a vê, estou cada dia mais feliz com ela é muito econômica confortável e nada muito atinge com garupa a faixa de 120 a 130 km/h é ótima em curvas e buracos cidade ou campo! eu tive honda vários anos não saía das mecânicas, peças e mão de obra baratas mais não duram nada.
essa já é minha terceira yamaha e não troco por nada, honda nem quero saber. parabéns yamaha motor do brasil aguardo a r3 não vejo a hora taca lê pau na honda. kkkk
oi galera a xtz 150 crosser e o máximo em tudo, o problema e a traseira uma marmota onde consigo um eliminador de rabeta ou suporte de placa para esta moto pois não preciso usar bau e a traseira da moto ficou muito feia alongada de mais. quem souber de alguma adaptação ou de algo parecido.
eu não sei mas o que fazer com a minha crosser, ela está com muito estalo na roda traseira, já fiz o recall e piorou a direção está pesada para os dois lados , já levei diversas vezes na cc e não adianta nada,eu não rodo com a moto muito, no máximo que eu faço por dia é 8 km e ela já está assim, imaginem amanhã depois ? p mim essa moto está uma porcaria. e sem falar nas peças que são todas caras. um quite custa aqui em salvador ba custa 452 r$ isso é um absurdo !
amigo não compre relação na autorizada eles cobram um absurdo, compre direto da fabrica da riffel o preço gera em torno de r$
175,00
a crosser 150 é moto boa econômica enfim porem com 10 meses de uso a caixa de direção já da defeito
asim que comprei a tração estava estralando moto já gastei ate o que não tinha. yamaha vejam isso meu zap 83 91162809
a moto responde bem aos comandos já dei 127 na reta ela e show tem gente aqui que já deu 130 na reta com garupa essa moto e bem disposta.
só esses problemas da caixa de direção e a tração que matam a moto.
notei que não tem o botão de aumento da luz baixa pra alta por pressão no botão
erinaldo tente uma relação original da rifell e lubrifique com graxa vermelha de litio, e em relação ao farol é
lei em outros países e aqui no brasil tem q andar d luz acesa o baixo o alta e procure mantê-la bem lubrificada pois assim ela não estala.
ele quis dizer que falta lampejador de farol.
galera, minha moto quando chegou aos 10 mil rodados, começou uma zuada insuportável na tração, alguém pode dizer como faço pra tirar? . a moto é show de bola, mas essa tração está matando
erinaldo depende do barulho q a moto t fazendo pode ser raio , relação mau lubrificada , ou defeito de fábrica, ou mau uso do veículo
pião gasto.
ótima moto motor excelente m primo tem uma, da banho na honda em tecnologia e mesmo algumas peças sendo
caras a durabilidade é
3 vezes maior, q tirar uma
dúvida consultem quem é a marca q manda nos eua
honda já era já foi falo por
experiencia.
pessoal, boa tarde! tenho uma crosser 150 e a mesma esta com 9.800km e começou a estalar mas nao consigo identificar onde e o estalo… alguem sabe me dizer o que pode estar havendo?
deve ser o pião desgastado, pode ser atração.
fabio, corrente desgastada e empenada. não esta casando com os dentes da corroa e pinhão. faça a troca do kit.
o problema e q muita gnt nao sabe amaciar a moto, por isso os problemas.o ruim q o paralama se furar pneu, da trabalho. trocando pela da xt lander fica bom. sempre tive honda mas isso e passado , yamaha nao troco mais.
eu também sempre tive honda e não troco mais, a unica coisa que eu acho que poderia melhorar era tirar uns 2cm de cada lado do guidon… para passar num corredor é um pouco mais complicado… mas não tem comparação com conforto, segurança e beleza.
nunca tive nem uma nem a outra mas agora sim com cnh tô pesquisando sobre as duas e a xtz ta dando mas tesão.
alguém sabe me informar se já tem a crosser 2016? fui contemplada e até agora nada a loja onde fiz o consórcio diz que na fábrica não tem! da para acreditar? é isso mesmo?
boa tarde galera, tenho uma crosser 2014, moto nova com 20.000, só uso para ir trabalhar, e a ja tive que gastar com vazamento na bengala esquerda, e o motor de partida q pifou, escovas e induzido danificados, detalhe a yamaha não tem peças a pronta integra, tive uma xr200 e durante 12 anos e só foi apresentar esses problemas com mais de 6 anos de uso, e mesmo assim só troquei as escovas da partida e não a partida inteira. bom, pesquisem sobre peças, serviços e proprietários, antes de comprar uma crosser 150.
tenho uma crosser 150 e esta com 17.000 km e posso dizer q é uma excelente moto, tendo grande conforto e economia, e até pego uma estrada de vez em quando….
* tive q fazer o recall do rodado traseiro, porém n tive gastar com isso e foi tranquilo ficou apenas um dia na concessionária.
eu tenho uma crosser ja rodei 7900km nela. mas agr ela está com problema na partida que começou der repente, 2 dias ela custava pega primeira partida dps dia inteiro normalmente. e dps não pega de jeito nenhum só no tranco. ai conforme vai andando ela começa pegar as partidas demora mais pega. dei uma carga na bateria ela funcionou normalmente 1 semana. o que eu faço? alguém pode me ajudar falar o que está act?
vc sabe quanto tempo tem a bateria dela? a bateria de uma moto dura média 2 anos, depois desse tempo é necessário trocar por uma nova. outros problemas que podem está ocorrendo é descarga da bateria enquanto a moto está desligada (tipo se tiver alarme) ou estator ou controlador de carga com problema. se a bateria está nova, vc terá que levar sua moto em alguma oficina de motos de confiança para analisarem o defeito.
comprei a minha crosser em fevereiro com 1600 kms bateu saia e te e que trocar cilindro pistão anéis entre outros 27 dias na concessionária .
hoje com 7000 kms rodados está dando problemas na partida já troquei as escovas do motor de arranque 55,00 troquei a bateria 189,00 e nada resolveu agora está na mesa de cirurgia estudando as causas parabéns yamaha péssima moto , todo conforto , toda economia de combustível não resolve nada quando se trata de motor e elétrica .
aconteceu a mesma coisa comigo. adquiri uma crosser e deu problema na bateria. levei até a concessionária da yahama e eles disseram que era por causa do “pouco uso, pois a quilometragem estava baixa”. deram uma carga na bateria. a mesma durou alguns meses, passou a garantia e agora tenho que trocar a bateria. não é justo com o consumidor, não é uma moto barata (por ser 150cc) e a garantia não cobre os problemas de fábrica. é palhaçada!
Eu tenho uma Crosser e uso pra trabalhar e laser, gosto bastante dela, mas as peças de reposição são bem caras. Ja tive que trocar a bateria, o retificador, a lâmpada do farol, e a corrente também… e com pouco tempo de uso. Contudo gosto dela mesmo assim. Rodo muito em estrada de terra e pego todo tipo de condições nela, inclusive muito barro e ela dá conta.
Vejo a galera reclamando dos problemas. A minha esta com 20 mil km fiz todas as revisões na concessionaria, unica coisa que tive que trocar foi a luz de freio 5 reais e as pastilhas do freio dianteiro 40 reais, relação e pneu traseiro vai até os 25k ainda.
Provavelmente esse pessoal que reclama dos problemas é porque não levou a moto pra fazer revisão na autorizada.
A moto é a melhor custo, economia e conforto.