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Yamaha motos Crosser 150 2015/2016

@motosmotor

A XTZ 150 Crosser da Yamaha foi desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro

A Crosser 150 foi fruto entre a parceria da criatividade de engenheiros brasileiros e japoneses da Companhia, segundo a marca. O novo modelo de uso misto (On/Off-Road) foi desenvolvido com base nas necessidades para uso diário e para locomoção mais confortável nas estradas do Brasil.

O motor da Crosser 150

O motor SOHC de 149.3¬†cm¬≥ que funciona em baixa vibra√ß√£o mesmo em altas rota√ß√Ķes, conta com sistema de alimenta√ß√£o Yamaha “Blue Flex” e √© derivado da YS 150 Fazer lan√ßada em outubro de 2013.

Yamaha Crosser 150 2016
Imagem: XTZ 150 Crosser ED 2016 (Divulgação)

Desenvolve potência máxima de 12.2 cv alimentado com gasolina e 12.4 cv com etanol. Já o torque máximo é de, respectivamente,  1.28 kgf.m a 6000 rpm e 1.29 kgf.m com etanol.

Concorrência com a NXR 150 Bros

Relacionando a XTZ 150 Crosser com a principal motocicleta semelhante no mercado que é a NXR 150 Bros que conta com motor SOHC de 149.2 cm³, produzida e comercializada pela Honda Motor do Brasil por preço sugerido de R$ 9.300,00 na versão ESD, possui menos potência (1.6 cv) e torque (0.11 Kgm.m), mas de acordo com testes realizados por revista especializada, a velocidade final foi favorável à Crosser em aproximadamente 2 km/h*.

O consumo m√©dio √© 31,9 km/l*, e foram produzidas nas vers√Ķes “E” que conta com com partida el√©trica e freio a tambor e “ED” com partida el√©trica, freio a disco na roda dianteira e¬†guid√£o ajust√°vel em duas posi√ß√Ķes.

Algumas características da Crosser 150

Pessoas de estatura acima de 1.70 m t√™m¬†mais conforto na motocicleta que conta tamb√©m com ajuste de dist√Ęncia do guid√£o (vers√£o ED) e assento em dois n√≠veis para possibilitar melhor posi√ß√£o ao garupa mantendo a vis√£o acima do capacete do piloto, evitando tamb√©m o contato entre os dois capacetes em casos de frenagens bruscas.

O sistema de amortecimento traseiro é monoshock com link, proporcionando melhor conforto em terrenos não pavimentados ou de difícil acesso.

Informou a marca que o para-lama dianteiro foi posicionado próximo a roda para proporcionar melhor dirigibilidade e proteger a área de deslizamento do garfo de amortecimento contra estilhaços lançados pelo pneu.

As al√ßas de apoio em alum√≠nio, s√£o integradas ao bagageiro que tem capacidade de carga para at√© 7 Kg.¬†No painel digital com conta giros anal√≥gico, √© poss√≠vel ter leitura da velocidade, hod√īmetro parcial e total, marcador de combust√≠vel e indicar de marcha.

Comercialização Cores e preços

Disponível nas cores branca, laranja e cinza grafite, a XTZ 150 Crosser foi disponibilizada para comercialização a partir do mês de abril de 2014 sob preço sugerido de R$ 9.050,00 para a versão E e R$ 9.350,00 para a versão ED. A empresa estimou a comercialização de aproximadamente 3 mil unidades mensais.

XTZ 150 CROSSER 2015 e 2016

A vers√£o 2015 seguiu¬†no mercado sem altera√ß√Ķes t√©cnicas, entretanto os modelos “ED” referentes aos chassis 9C6DG2510F0000101 a 9C6DG2510F0026300 e “E” dos chassis 9C6DG2520F0000101 9C6DG2520F0005600 foram submetidos a um recall para substitui√ß√£o do cubo da roda traseira devido a um erro na montagem do conjunto que poderia ocasionar a ruptura dos raios. As mesmas caracter√≠sticas permaneceram para as vers√Ķes 2016.

Recall 2016
Modelos E e ED, ano 2015, foram submetidos a recall para substituição do chassi. Segundo a marca, possíveis trincas podem ocorrer devido a falha de fabricação.

Prêmios:
Vencedora do “Melhor Compra 2015” na categoria on/off road de at√© 150 cc pela revista Duas Rodas.

Artigo relacionado: conheça algumas das modalidades de Consorcio.

MotorMonociclíndrico 4 tempos SOHC refrigerado a ar
Cilindrada149.3 cm³
Di√Ęmetro x Curso57.3 X 57.9mm
Compress√£o9.56:1
Sistema de alimenta√ß√£oInje√ß√£o eletr√īnica
CombustívelGasolina / Etanol
Potência máxima12.2cv (7500rpm) a gasolina e 12.4cv (7500rpm) a etanol
Torque máximo1.28 kgf.m/6000 rpm a gasolina e 1.29 kgf.m/6000 rpm a etanol
Velocidade m√°xima132 / 140 km/h* (youtube)
Transmiss√£o5 velocidades
Sistema de partidaElétrica
Capacidade do tanque12 litros
Consumo médio31,9 km/l
√ďleo de motor1.25L
Tipo do chassiBerço semi duplo
Suspensão dianteiraGarfo telescópico
Suspensão traseiraBalança oscilante
Monoshock com link
Freio dianteiroTambor (E) Disco (ED)
Freio traseiroTambor
Pneu dianteiro90/90-19 M/C (52P)
Pneu traseiro110/90-17 M/C (60P)
Comprimento x largura x altura2050 x 830 x 1140mm
Dist√Ęncia entre eixos1350 mm
Dist√Ęncia m√≠nima do solo235mm
Altura do assento836mm
Bateria12V 5Ah
Farol – L√Ęmpadas30/35W*
Peso seco120 Kg
Cores2015 > Branca, laranja e cinza grafite
2016 > Branca, laranja e cinza grafite
Preço (lançamento)*2014 > R$ 9.050,00 para a versão E e R$ 9.350,00 para a versão ED
2015 > R$ 9.350,00 para a versão E e R$ 9.800,00 para a versão ED
2016 > R$ 9.350,00 para a versão E e R$ 10.515,00 para a versão ED
Clique para Ver a tabela de preços atualizada

Fotos/imagens de divulgação XTZ 150 Crosser

Vídeo selecionado a XTZ 150 Crosser

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* As informa√ß√Ķes contidas aqui podem n√£o coincidir com atualiza√ß√Ķes da fabricante e podem ser modificadas a qualquer momento sem aviso. Para melhores informa√ß√Ķes, √© sugerido que visite o site oficial da Yamaha Motos.

59 Coment√°rios em “Yamaha motos Crosser 150 2015/2016

  1. este paralama n√£o ficou muito bom… se pegar uma chuva em estrada com barro batido vai virar uma bagun√ßa… vai colar barro no peneu e vai precisar arranca o paralama… esses engeheiros deveriam andar de moto na lama primeiro antes de querer inventar moda…

    1. comprei uma hoje, e na concessionária tinha a opção com para lama alto, como a bros. preferi com para lama baixo, moro na cidade e não tem lama, só alagamentos.

  2. na questão do para-lama creio que não haverá problemas com barro acumulado conforme citaram acima,pois é um para-lama como outro qualquer.na verdade será muito bom pois evitará aquele monte de barro na sua roupa como acontece com a bros e além disso,essa moto não é uma categoria on-off road e sim,um seguimento mais crossover.

    1. Estranho o pr√≥prio artigo aqui diz que ela foi projetada como uma on/road. √Č, sim, se pegar muito barro, vai encher o espa√ßo entre o pneu e o paralama de barro. Tenho amigos que relatam que precisaram parar v√°rias vezes nessas condi√ß√Ķes para tirar o barro e √†s vezes chega a ser necess√°rio desmontar o paralama. Se o modelo foi fruto da criatividade dos engenheiros brasileiros e japoneses, como diz o artigo, acho que a Yamaha est√° com problemas na sua equipe. Andei muito de DT antigamente, ela tinha paralama alto, n√£o dava problema no barro, era leve e tinha um desempenho fant√°stico. No off road a gente n√£o tomava um banho de barro e n√£o precisava parar para “desentupir” o paralama.

  3. boa tarde. solicito informação. qual consumo medio de combustivel da moto crosser 150 yamaha.
    esta informação é importante para eu decidir se irei aduqiri.
    chegou nesta sexta feira (11 abr 2014) e est√£o expostas na concession√°ria em timoteo-mg. grato. wandrley

    1. Na estrada aninha 2015 faz m√©dia 42 km litros na gasolina…urbano uns 32 mas depende da m√£o…. Em m√©dia abaste√ßo 27 reais a cada 15 dias ando uns 10 a 15 km dia

  4. minha primeira moto foi um bis 100, depois veio um ybr de comprei de um moto taxista muito boa, depois ja tive mais 3 hondas e hoje tenho um xtz 125 completa e n√£o quero mais sair da yamaha, estou providenciando a compra da nova xtz 150 crosser, gostei muito apesar do bico um pouco comprido e com aquele buraco no meio, mas tudo bem, isso passa, vamos com tudo para cima da honda.

  5. hoje vi uma de perto na cc. esta linda demais, enorme para uma 150 cc, é tão grande que é dificil vc montar nela, e olhe que eu tenho 1,84. acabamento sensacional, nem notei esse bico de pato, fiquei encantado. o problema é o preço r$ 9.500,00 por uma moto 150 cc??? por r$ 12.400 vc pega uma lander que tem motor 250 cc e freio a disco traseiro.

    1. a minha já ta com defeito todas ta com casamento no retentor esquerdo corrente estalando e caixa de direção ruim dez meses de uso ta uma merda

      1. é meu charar, a minha tbm por incrível que pareça está com esse mesmo defeito. a roda traseira está estalando demais. a minha direção ficou pesada para os dois lados. eu já fui na cc yamaha daqui de salvador ba e eles mexem e não adianta nada. puro lixo essa moto .

      2. a minha também 10meses de uso e a caixa de direção já ta ruim e a autorizada disse que talvez a garantia não cubrise a troca e eu teria que compra valor 440 reais isso não dá.
        a corrente logo que comprei tava com barulho muito estralo tivi que troca a tração completa valor 350. a moto é show mais asim não dá

  6. ol√° pessoal! h√° um m√™s comprei uma crosser branca aqui em aracaju, n√£o tenho o que reclamar!!! excelente moto! econ√īmica, super confort√°vel (tenho 1,82m) e muito bonita!!! #recomendo

  7. acho muito bom a honda ter concorr√™ncia no segmento, talvez o pre√ßo da broz volte a realidade, no entanto, vou continuar com a linha broz, manuten√ß√£o acess√≠vel, bom valor de revenda, design esportivo…

    1. olha amigo as peças da crosser150 são quase o preço da bros com uma diferença elas duram o dobro ou até mais.
      este lucro seu não passa de prejuízo na verdade!!!

  8. comprei uma pra trabalha de motoboy pow e muito boa pode compra ela so não tem relógio no painel so falta isso mesmo mais ela e uma pena muito leve anda muito

    1. eu tenho uma crosser ta com quatro mil kms na cidade ate cinco mil e quinhentos rpm consegui uma media de 42 por litro gostei muito! muito boa moto

      1. √© isso a√≠, a minha crosser fez em m√©dia 42/l j√° deu mais e menos, depende como eu ando; quanto ao conforto e seguran√ßa n√£o tem compara√ß√£o, tiver bros, biz e xr200… nenhuma se compara, andei na bros 160 do meu sobrinho por uns 5 dias… muito a moto, mas ainda perde em conforto e na minha opini√£o, perde em beleza tamb√©m.

        1. Boa Tarde! tenho uma Crosse 150 2015,estar com 59500 já troquei cabo de acelerador,mola do pedal de marcha,as peças são cara e pior ainda são a mão de obras.agora estou com dor de cabeça, a moto não pode ver chuva que voce esta na estrada ela para,Incrivel isso,só basta a pista estiver molhada,.levei ela para passar no computador da Yamaha paguei 80.00 reais
          e n√£o descobriram o problema.

  9. comprei uma crosser a um m√™s, me surpreendeu, confort√°vel e econ√īmica, na primeira tanqueada ela fez mais de 35 km/l, na segunda fez 36,5 km/l, agora fiz o abastecimento com etanol vamos ver. tinha uma titan 150, troquei por causa da asfalto que passo que parece uma colcha de retalho, chegava em casa com a bunda doendo de tanto tranco que a titan dava, moto dura do c√£o pra asfalto retalhado, com a crosser acabou meu problema, s√≥ alegria.

  10. eu tenho uma bros mas testei a crosser e gostei muito, ela e confortável e a potencia e ótima boa de arrancada e adorei o painel da crosser com o contador de giros. vou trocar de moto ainda esse ano e vou optar com certeza pela crosser.

  11. ol√° galera! tenho uma crosser150 branca muito linda que da √°gua na boca de todos que a v√™, estou cada dia mais feliz com ela √© muito econ√īmica confort√°vel e nada muito atinge com garupa a faixa de 120 a 130 km/h √© √≥tima em curvas e buracos cidade ou campo! eu tive honda v√°rios anos n√£o sa√≠a das mec√Ęnicas, pe√ßas e m√£o de obra baratas mais n√£o duram nada.
    essa já é minha terceira yamaha e não troco por nada, honda nem quero saber. parabéns yamaha motor do brasil aguardo a r3 não vejo a hora taca lê pau na honda. kkkk

  12. oi galera a xtz 150 crosser e o máximo em tudo, o problema e a traseira uma marmota onde consigo um eliminador de rabeta ou suporte de placa para esta moto pois não preciso usar bau e a traseira da moto ficou muito feia alongada de mais. quem souber de alguma adaptação ou de algo parecido.

  13. eu não sei mas o que fazer com a minha crosser, ela está com muito estalo na roda traseira, já fiz o recall e piorou a direção está pesada para os dois lados , já levei diversas vezes na cc e não adianta nada,eu não rodo com a moto muito, no máximo que eu faço por dia é 8 km e ela já está assim, imaginem amanhã depois ? p mim essa moto está uma porcaria. e sem falar nas peças que são todas caras. um quite custa aqui em salvador ba custa 452 r$ isso é um absurdo !

    1. amigo não compre relação na autorizada eles cobram um absurdo, compre direto da fabrica da riffel o preço gera em torno de r$
      175,00

  14. a crosser 150 √© moto boa econ√īmica enfim porem com 10 meses de uso a caixa de dire√ß√£o j√° da defeito
    asim que comprei a tração estava estralando moto já gastei ate o que não tinha. yamaha vejam isso meu zap 83 91162809

    a moto responde bem aos comandos j√° dei 127 na reta ela e show tem gente aqui que j√° deu 130 na reta com garupa essa moto e bem disposta.
    só esses problemas da caixa de direção e a tração que matam a moto.
    notei que n√£o tem o bot√£o de aumento da luz baixa pra alta por press√£o no bot√£o

    1. erinaldo tente uma relação original da rifell e lubrifique com graxa vermelha de litio, e em relação ao farol é
      lei em outros países e aqui no brasil tem q andar d luz acesa o baixo o alta e procure mantê-la bem lubrificada pois assim ela não estala.

  15. galera, minha moto quando chegou aos 10 mil rodados, começou uma zuada insuportável na tração, alguém pode dizer como faço pra tirar? . a moto é show de bola, mas essa tração está matando

    1. erinaldo depende do barulho q a moto t fazendo pode ser raio , relação mau lubrificada , ou defeito de fábrica, ou mau uso do veículo

  16. ótima moto motor excelente m primo tem uma, da banho na honda em tecnologia e mesmo algumas peças sendo
    caras a durabilidade é
    3 vezes maior, q tirar uma
    d√ļvida consultem quem √© a marca q manda nos eua
    honda j√° era j√° foi falo por
    experiencia.

  17. pessoal, boa tarde! tenho uma crosser 150 e a mesma esta com 9.800km e come√ßou a estalar mas nao consigo identificar onde e o estalo… alguem sabe me dizer o que pode estar havendo?

  18. o problema e q muita gnt nao sabe amaciar a moto, por isso os problemas.o ruim q o paralama se furar pneu, da trabalho. trocando pela da xt lander fica bom. sempre tive honda mas isso e passado , yamaha nao troco mais.

    1. eu tamb√©m sempre tive honda e n√£o troco mais, a unica coisa que eu acho que poderia melhorar era tirar uns 2cm de cada lado do guidon… para passar num corredor √© um pouco mais complicado… mas n√£o tem compara√ß√£o com conforto, seguran√ßa e beleza.

  19. alguém sabe me informar se já tem a crosser 2016? fui contemplada e até agora nada a loja onde fiz o consórcio diz que na fábrica não tem! da para acreditar? é isso mesmo?

  20. boa tarde galera, tenho uma crosser 2014, moto nova com 20.000, só uso para ir trabalhar, e a ja tive que gastar com vazamento na bengala esquerda, e o motor de partida q pifou, escovas e induzido danificados, detalhe a yamaha não tem peças a pronta integra, tive uma xr200 e durante 12 anos e só foi apresentar esses problemas com mais de 6 anos de uso, e mesmo assim só troquei as escovas da partida e não a partida inteira. bom, pesquisem sobre peças, serviços e proprietários, antes de comprar uma crosser 150.

  21. tenho uma crosser 150 e esta com 17.000 km e posso dizer q √© uma excelente moto, tendo grande conforto e economia, e at√© pego uma estrada de vez em quando….
    * tive q fazer o recall do rodado traseiro, porém n tive gastar com isso e foi tranquilo ficou apenas um dia na concessionária.

  22. eu tenho uma crosser ja rodei 7900km nela. mas agr ela está com problema na partida que começou der repente, 2 dias ela custava pega primeira partida dps dia inteiro normalmente. e dps não pega de jeito nenhum só no tranco. ai conforme vai andando ela começa pegar as partidas demora mais pega. dei uma carga na bateria ela funcionou normalmente 1 semana. o que eu faço? alguém pode me ajudar falar o que está act?

    1. vc sabe quanto tempo tem a bateria dela? a bateria de uma moto dura média 2 anos, depois desse tempo é necessário trocar por uma nova. outros problemas que podem está ocorrendo é descarga da bateria enquanto a moto está desligada (tipo se tiver alarme) ou estator ou controlador de carga com problema. se a bateria está nova, vc terá que levar sua moto em alguma oficina de motos de confiança para analisarem o defeito.

  23. comprei a minha crosser em fevereiro com 1600 kms bateu saia e te e que trocar cilindro pistão anéis entre outros 27 dias na concessionária .
    hoje com 7000 kms rodados está dando problemas na partida já troquei as escovas do motor de arranque 55,00 troquei a bateria 189,00 e nada resolveu agora está na mesa de cirurgia estudando as causas parabéns yamaha péssima moto , todo conforto , toda economia de combustível não resolve nada quando se trata de motor e elétrica .

  24. aconteceu a mesma coisa comigo. adquiri uma crosser e deu problema na bateria. levei at√© a concession√°ria da yahama e eles disseram que era por causa do “pouco uso, pois a quilometragem estava baixa”. deram uma carga na bateria. a mesma durou alguns meses, passou a garantia e agora tenho que trocar a bateria. n√£o √© justo com o consumidor, n√£o √© uma moto barata (por ser 150cc) e a garantia n√£o cobre os problemas de f√°brica. √© palha√ßada!

  25. Eu tenho uma Crosser e uso pra trabalhar e laser, gosto bastante dela, mas as pe√ßas de reposi√ß√£o s√£o bem caras. Ja tive que trocar a bateria, o retificador, a l√Ęmpada do farol, e a corrente tamb√©m… e com pouco tempo de uso. Contudo gosto dela mesmo assim. Rodo muito em estrada de terra e pego todo tipo de condi√ß√Ķes nela, inclusive muito barro e ela d√° conta.

  26. Vejo a galera reclamando dos problemas. A minha esta com 20 mil km fiz todas as revis√Ķes na concessionaria, unica coisa que tive que trocar foi a luz de freio 5 reais e as pastilhas do freio dianteiro 40 reais, rela√ß√£o e pneu traseiro vai at√© os 25k ainda.
    Provavelmente esse pessoal que reclama dos problemas é porque não levou a moto pra fazer revisão na autorizada.
    A moto é a melhor custo, economia e conforto.

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