@motosmotor
Scooter PCX 150 ganha aceitação e é a mais vendida no mercado brasileiro
A PCX 150 é uma Scooter integrante da categoria Family fabricada pela Honda desde 2009 na Tailândia e 2013 no Brasil. Pode-se dizer que é um modelo complementar à LEAD 110, também produzida pela marca.
Algumas características da PCX 150
Em 2012, a PCX 125 foi submetida à alterações técnicas no motor que melhoraram o desempenho do mesmo e na nova versão: PCX 150. Esta possui tipos de motores (Over Head Camshaft) de 152,9 cm³ que entrega potência máxima de 13,5 cv a 8500 rpm e torque de 1,41 kgf.m a 5250 rpm alimentado por injeção eletrônica (Programmed Fuel Injection).
Utiliza a transmissão CVT – Continuously variable transmission – (Transmissão continuamente variável), idealizada desde 1490. Este tipo de transmissão garante maior economia de combustível e mais desempenho ao motor, pois conforme a velocidade aumenta a relação é trocada automaticamente sem a necessidade de interrupção no funcionamento do mesmo.
Para melhorar ainda mais o desempenho, conta com o sistema Idling Stop System, na versão DLX. Este sistema interrompe o funcionamento do motor caso a motocicleta permanecer, por mais de 3 segundos, parada em marcha lenta. A ignição volta ao estágio normal após o acionamento do acelerador.
Para evitar desgaste excessivo, o arranque é proporcionado pelo próprio estator. Para superar alguns buracos nas vias de locomoção (Brasil), é utilizado pneus 90/90-14 na dianteira e 100/90-14 na traseira, duas polegadas superior aos da LEAD 110.
Suspensão dianteira com garfo telescópio com 100 mm de curso e duplo amortecimento de 80 mm na traseira. O sistema de freios é CBS (Combined Brake System) – modelo empregado também na CG 150 e CG 160-. Este sistema traz maior segurança nas frenagens, já que impede o travamento das rodas em paradas bruscas, diminuindo o risco de acidentes.
Possui compartimento sob o assento para acomodar capacete e um sob o painel (semelhante a um porta luvas) para pequenos objetos.
PCX 150 2015 conta com novas cores
A versão 2015, divulgada em 2014, foi disponibilizada nas cores preta e branco pérola sob preço mencionado em R$ 8.600* com base no estado de São Paulo. Em 2015 teve reajuste, conforme tabela abaixo.
PCX 150 2016 sofre alterações técnicas e aumento de preço
As principais atualizações que ocorreram na versão 2016 foram: redução da capacidade cúbica de 159,9 para 149,3 cc, maior curso na suspensão traseira, remoção do divisor do assento, redução da carenagem dianteira, alças apropriadas para suporte a bauleto, tomada de 12 volts e aumento do tanque de combustível que agora é de 8 litros, o que proporciona autonomia média de até 350 km por abastecimento.
Apesar da redução da capacidade cúbica do motor, proprietários afirmam que a potência e torque é imperceptível, comparadas à versão anterior. Entretanto, o preço da nova versão, saltou para R$ 10.814* na versão baixa e para R$ 11.234* na versão DLX com rodas na cor dourada.
PCX 150 2017 vem com novas cores
A versão 2017 da PCX 150 foi divulgada e no aspecto de mudanças houve apenas alterações de cores: a versão standard nas cores prata fosco e cinza metálico e a DLX (completa) marrom pérola. Já os preços ficaram em R$ 10.300 para a versão básica e R$ 10.800 para a versão completa. Observa-se menor preço em relação ao lançamentos das versões 2016.
Alguns prêmios:
Foi vencedora do “Melhor Negócio 2015” na categoria Scooter de até 300 cc pela Revista Motociclismo da editora Motorpress Brasil.
Campeã geral da 1ª edição do prêmio Maior Valor de Revenda promovido pela Autoinforme.
Vencedora do prêmio Guidão de Ouro 2016, promovido pela Adrenal Editora.
Veja também: Consorcio
Especificações/características técnicas da Honda PCX 150 2013/2017
Motor | OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido |
Cilindrada | 2015 > 152,9 cc 2016/2017 > 149,3 cc |
Diâmetro x Curso | 58,0 X 57,9 mm |
Compressão | 10,6 : 1 |
Sistema de alimentação | Injeção eletrônica PGM-FI |
Combustível | Gasolina |
Potência máxima | 13,6 cv a 8.500 rpm 13,1 CV a 8500 rpm |
Torque máximo | 1,41 kgf.m a 5.250rpm 1,36 kgf.m a 5000 rpm |
Velocidade máxima | 2015 > 118 km/h* (youtube) |
Transmissão | CVT (V-Matic) (Infinito) |
Sistema de partida | Eletrônica |
Capacidade do tanque | 5,9 litros 8 litros |
Consumo médio | 40 a 44 km/l* |
Óleo de motor | 0.9 litros |
Tipo do chassi | Monobloco (Underbone) |
Suspensão dianteira | Garfo telescópio 100 mm Garfo telescópico 100 mm |
Suspensão traseira | Duplo amortecimento 80 mm Duplo amortecimento 85 mm |
Freio dianteiro | A disco (220 mm) – CBS |
Freio traseiro | A tambor (130 mm) – CBS |
Pneu dianteiro | 90/90-14 |
Pneu traseiro | 100/90-14 |
Comprimento x largura x altura | 1.917 x 738 x 1.094 mm 1.931 x 737 x 1.103 mm |
Distância entre eixos | 1315 mm |
Distância mínima do solo | 140 mm 138 mm |
Altura do assento | 760 mm 761 mm |
Bateria | 12V/6Ah 12 V/5 Ah |
Farol – Lâmpadas | 30/35W LED |
Peso seco | 124 kg 125 kg |
Cores | 2013 > Vermelho metálico e branco pérola; 2014/2015 > Preto metálico e branco pérola; 2015 > Preto pérola, branco perolizado e preto fosco na versão DLX; 2016 > Cinza metálico, preto metálico e branco fosco na versão DLX; 2017 > Prata fosco, cinza metálico e marrom pérola na versão DLX. |
Preço Lançamento de lançamento* | 2013 > $ 7.990; 2014 > R$ 8.290; 2014/2015 > R$ 8.600; 2015 > Preto e branco perolizado – R$ 9.267 – preto fosco (DLX) – R$ 9.687; 2016 > Cinza metálico e preto metálico – R$ 10.814 – branco fosco (DLX) – R$ 11.234; 2017 > prata fosco e cinza metálico – R$ 10.300 – marrom pérola (DLX) – R$ 10.800. |
Clique para Ver a tabela de preços atualizada |
Fotos imagens de divulgaçãoVídeo selecionado PCX 150 2015
https://youtube.com/watch?v=Kgne8-YWFTQ%3Frel%3D0%26showinfo%3D0
Vídeo selecionado PCX 150 2016 – Salão Duas Rodas
https://youtube.com/watch?v=0mCuffZZT0w%3Frel%3D0%26showinfo%3D0
[poll id=”126″]
* As informações contidas aqui podem não coincidir com atualizações da fabricante e podem ser modificadas a qualquer momento sem aviso. Para melhores informações, é sugerido que visite o site oficial da Honda motos.
Início da publicidade: Fim da publicidade.
adquiri recentemente um pcx 150 mesmo contrariando a tudo que tinha ouvido e a minha decepcao foi total, pois as suspensoes,
tanto dianteira como trazeira sao extremamente duras e desconfortaveis, bem como o encosto da lombar que incomoda muito pessoas um pouco mais altas.
muito linda! louca por uma dessas! se deus quiser, muito em breve terei esse sonho realizado. :)
vou comprar uma pra mim assim que eu puder, a moto e perfeita pra mulher.
era bom os criadores da pcx, inovace mais nas cores da moto, acredito que essa moto ia ficar linda em outras cores alem de preta, branca e grafite
depois de muito ler, comprei a dlx 2015. creio ser o melhor scooter do brasil, mas a suspensão traseira…., a honda deveria disponibilizar algo de 1 linha nem que fosse como acessório, acaba com a coluna, to na net procurando componentes, mas só se acha na tailmdua e por preço absurdo.
tailandia
comprei pq ouvi falar muito bem…estou analisando e depois comento. preço sugerido esquece…aqui em campinas menor preço pouco menos de r$ 10 mil.
essa moto e show top muito macia. ideal pra mulher delicada e leve qm comprar nao se arrepende
essa moto preciza de habilitação e emplacar ?
michael, não necessariamente.. porém para retirar da loja é necessário apresentar um condutor habilitado. da mesma forma que quando for feita a vistoria é preciso estar acompanhado de um condutor habilitado.
achei muito cara..brasil é um roubo
adquiri, uma 2016 dlx. de fato a suspensão traseira é horrível!!! pior que a própria honda anunciou que teria corrigido isto no modelo 2016
comprei uma e estou muito chateada, a minha veio com defeito de fabrica e estou tendo muitos problemas com a loja honda tem uma semana que ela esta na oficina paguei a vista e mesmo assim ele estão fazendo pouco caso.
a empresa tem 30 dias de prazo para consertar um produto defeituoso. sugiro que leia o código de defesa do consumidor para saber o que fazer depois do prazo.
tenho uma pcx 2014 e gostaria de colocar um tanque maior nela, ou seja, dá prá trocar pelo tanque da nova pcx 2016 sem ter que fazer grandes modificações?
scooter bem acabada, anda bem é leve e bonita. porém é dura, maltrata o piloto nos buracos e o banco com encosto lombar é muito desconfortável para pessoas altas, incomoda bastante. vou ter que trocar o banco urgente! econômica (>40 km/l na cidade) e silenciosa.
como tenho uma moto maior (500 cc) para passeios e para sentir a “velocidade na cara” , a scooter é para meu uso no dia a dia da cidade como alternativa para o carro.
indico totalmente a scooter pcx, além do que é uma honda.
alguém sabe quantas libras colocar no pneu da pcx? eu sempre coloco 28 que vi no manual uma vez e meu primo disse que é bom colocar 32 libras.